Patagônia Brasileira - beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)

A expedição Águas do Brasil fotografa o santuário natural de aves migratórias e muitas outras espécies. Um cenário espetacular!

  
  
Aves migratórias

A UNESCO reconheceu a importância deste ecossistema para a sobrevivência da vida no Planeta.

Esta beleza está situada no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, no istmo formado pela Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, no município de Tavares. Optamos por ficar em Mostardas, onde alugamos uma modesta casa na praia.

Entardecer na lagoa do Peixe

A lagoa, um espelho d'água de 35 km de extensão é ponto de encontro e verdadeiro banquete para grandes concentrações de aves migratórias. Dentre elas as capororocas,os flamingos-cor-de-rosa, os biguás, os maçaricos, as gaivotas, os talhamares, os pirus-pirus, os trinta-réis e o cisne-de-pescoço-preto.

Pinguim

Nos hospedamos na praia, em Mostardas e de lá partimos em direção a lagoa, de carro. São 16 km pela praia. No agradável percurso, como fomos no inverno, encontramos entre outras aves alguns pinguins e até um lobo marinho. Estavam bem frágeis, com frio, sujos de óleo e alguns morrendo. A paisagem é monótona e ao mesmo tempo poética e singular.

Pra chegar à lagoa é necessário bastante cuidado pois a região é cheia de armadilhas onde inclusive atolamos o carro. Recomendamos fazer o trecho - a travessia da praia à agoa de 1,5 km - a pé e apreciar a paisagem entre as dunas.

Não só as aves se alimentam dos frutos da lagoa, também os pescadores da região praticam a pesca com licença do IBAMA.

O nome da Lagoa do Peixe é oriundo da piscosidade da grande extensão de suas águas, muito rasas (profundidade máxima de 65 cm). A ligação com o mar, pela barra da lagoa, renova e aumenta a população de peixes de diversas espécies.

Em mostardas, vale uma visita ao centro histórico pra conhecer a arquitetura histórica, que está presente nas diversas ruas do centro da cidade, além do museu histórico e apreciar o artesanato de lã, na praça principal.

Porto do Barquinho

Saindo de mostardas e seguindo o asfalto no sentido inverso ao de Tavares, mais ou menos a 12 km de Mostardas existe um lugar chamado Porto do Barquinho, um verdadeiro recanto na Lagoa dos Patos onde o que prevalece é a presença da natureza para o deleite dos nossos sentidos. O local é usado por pescadores que lá atracam seus barcos para passarem a noite.

O roteiro é imperdível pra quem gosta de apreciar a natureza. Onde a paz e a tranquilidade ainda imperam!

  
  

Publicado por em

Jairo lamin

Jairo lamin

03/09/2010 12:06:22
nosso país é muito lindo espero estar lá em julho de 2011
a ansiedade já é muito grande. e parabéns pela viajem mais uma vez ficou provado que não precisamos ir longe para ver coisa maravilhosas

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

O Brasil é o país das 1001 paisagens!!! Tem cânios, águas cristalinas, cachoeiras, Dunas, pantanais, florestas... e uma diversidade cultural e humana como nenhum outro!!!
Laurinete ferreira de moraes

Laurinete ferreira de moraes

29/03/2010 10:59:46
olha isso é simplismente lindo moro ha 8 ano no rs e ja vi muitas maravilhas que á no estado.gostei de terem divugado ess fostos.pena que as vezes nos deparamos com a degradaçao de pessoas q nao conhecem o amor ;deixam de cuidar tudo aquilo q o pai criou pra nós.

Gabriela

Gabriela

03/03/2009 20:44:57
eu acho que tinha que ter fotos de peixe para as pessoas verem...

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

www.flickr.com/joaovianna
Laerci Tavares

Laerci Tavares

24/02/2009 12:58:22
Gostaria de conhcer a região meu nome Laercio Tavares estou radicado em Curitiba Paraná.

Ytegner

Ytegner

20/02/2009 03:42:44
fotos maravilhosas...parabéns
ecxelente trabalho....
atenciosamente ytegner

Ytegner

Ytegner

11/02/2009 16:16:35
lindooooooooooooooooooooooooos

Mauro lisboa

Mauro lisboa

15/10/2008 21:16:24
Parabens pelas informações.
Nas férias estaremos chegando ai na boa terra.

Elvis

Elvis

03/09/2008 16:21:26
Parabens pelo relato
pretendo andar por ai no dia 20/09/2008