A cidade dos Cânions - Praia Grande (SC)

  
  

Tanto no litoral quanto na serra, o estado de Santa Catarina possui lugares paradisíacos e hospitaleiros que mostram a beleza desse grande Brasil, com toda a sua diversidade, já que o sul é tão distinto do norte, do sudeste e etc

Cânion Itaimbezinho

Praia Grande, que não é uma praia, tem esse nome devido a sua história. Quando os tropeiros desciam as montanhas, em certos trechos, passando perto dos rios, avistavam suas margens
com areia e cascalho.

O município se localiza entre o litoral e a serra, no extremo sul do estado, próximo à Torres (RS).
É a “Cidade dos Cânions” e abriga o Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa com Rio Grande do Sul. Tem 7500 habitantes e o plantio de arroz, bananas e fumo são as principais atividades econômicas.

O turismo está crescendo aos poucos com uma procura cada vez maior de visitantes durante o verão. Aqui encontramos, além dos belíssimos cânions, muitas cachoeiras, rios, e trilhas, uma aconchegante energia.

Piscina no Cânion Malacara

Fomos muito bem recebidos pelo pessoal da APCE (Associação Praiagrandense de Condutores para o Ecoturismo), uma associação que existe há 10 anos, criada por pessoas com uma mentalidade jovem que tem como objetivo desenvolver o ecoturismo consciente.

Os condutores nos guiam para as trilhas que necessitam de acompanhamento, nos falam sobre a história, geologia e curiosidades da região. Percebemos neles uma grande preocupação com a sustentabilidade local. Em seus roteiros também estão incluídas visitas a agricultores locais que utilizam técnicas agroecológicas que garantem a preservação dos bens naturais, além de produzirem alimentos orgânicos mais saudáveis e saborosos.

Sabrina foi a guia do nosso primeiro passeio e ficamos impressionados com seu conhecimento, visão e sensibilidade. Sabrina nos explicou que a Associação incentiva os jovens da cidade, lhes possibilitando uma experiência profissional com o que eles têm de mais precioso que é a natureza. Eles também fazem um trabalho de educação ambiental com as crianças da região.

Pedra Branca

A trilha da Pedra Branca é cercada de morros onde se refugiavam escravos fugidos. Em seu entorno existe uma vila de remanescentes de quilombos. A vista lá de cima é energizante!
No segundo dia fomos guiados pelo Marcelo na trilha do Canion Malacara, uma trilha que acompanha o leito do rio por dentro deste cânion.

E no terceiro dia foi Gisela quem nos levou para ver as cachoeiras “Magia das Águas” (40 metros) e “Cascata dos Borges” (67 metros).
Gisela também nos levou para conhecer a propriedade da Dona Sirlene. Uma propriedade agroecológica que utiliza um sistema de irrigação com garrafas PETs, Bio-fertilizantes (feitos de leite, açúcar orgânico, farelo de milho e esterco de gado), além de outras alternativas ecológicas. Ficamos mais de uma hora por lá ouvindo e aprendendo com a Dona Sirlene, que cuida de tudo praticamente sozinha!

Irrigação com PETs

Ficamos hospedados no albergue Nativos dos Cânions. É uma casa muito simpática dentro do terreno de Dona Neri. Possui 3 quartos com diversas camas, banheiro, toda a estrutura de cozinha e uma ampla e confortável sala com revistas de ecoturismo e livros de poesias muito bonitos, um deles escrito pelo seu filho, Tarcísio Roldão da Rosa. Como estava em baixa temporada, tivemos a casa só pra gente! E fomos tratados com muito carinho pelo Dona Neri (que até lavou as nossas roupas!), curtimos uma casinha confortável que nos protegeu do frio do sul.

Trilha do Rio do Boi

A trilha do Rio do Boi é um passeio imperdível pra quem quer de fato sentir a energia do Cânion Itaimbezinho. Trata-se de uma trilha pelo interior dos paredões deste gigante, de onde despencam várias cachoeiras lindíssimas. O grande desafio é que a caminhada, que pode durar até 8 horas, é inteira feita pisando e se equilibrando em pedras no leito do rio. E é necessário passar por dentro d’água umas 20 vezes com a água gelada até o joelho.

A caminhada exigiu muita concentração, na certa uma forma de meditação, que consistiu em olhar o tempo todo para onde estaríamos dando o próximo passo. Parávamos de vez em quando para admirar a paisagem que era diferente e singular em cada trecho. Hora tinham poços de água cristalina, hora cachoeiras caindo dos paredões, corredeiras, sem contar as sortidas pedras, mescladas em cores, tamanhos e formas diversas.

Pedra

Como o rio estava bem seco não tivemos muitas dificuldades, mas é claro que houveram uns escorregões, eu mesmo caí duas vezes dentro d’água e por pouco não molhei o equipamento fotográfico. Para que isso não acontecesse, em alguns trechos tivemos que trabalhar em equipe – atravessando o rio de mãos dadas par que um pudesse se apoiar no outro.

Após a pausa para o lanche num cenário cinematográfico, começamos a retornar. O interessante é que na volta tudo estava diferente devido à luz. A cachoeira que na ida estava na sombra passou a ter sol e outros trechos onde batia sol, agora estavam sombreados. A impressão que tive é que estava passeando num outro lugar.

Cânion Itaimbezinho

E assim, após seis horas de passeio, retornamos pra cidade. Todos cansados e com fome porém com a alma repleta de felicidade! No dia seguinte nos despedimos de Praia Grande.

Nossa viagem vem sendo documentada e exibida através do Nosso Blog.

João Vianna e Amelia Clark

  
  

Publicado por em

Eliseth

Eliseth

14/10/2011 21:54:45
Tenho o maior Orgulho de dizer que nasci nessa cidade, quem procura paz e sossego deveria conheçer é simplesmente maravilhosa. Com um povo simples e hospitaleiro.

Ionara Corrêa

Ionara Corrêa

13/09/2011 13:48:13
Simplesmente maravilhoso! Sou de Praia Grande e amo aquele lugar! Parabéns pela matéria. Ionara Corrêa

Tereza oliveira cardoso

Tereza oliveira cardoso

13/08/2011 01:06:39
Praia Grande é a cidade das magias,um verdadeiro paraiso. quando Deus fez Praia Grande ele estava namorando.

Jheiny souza

Jheiny souza

26/01/2011 14:13:58
muito legal, mais eu acho que deveriam postar fotos das casas dos moradores e os moradores pois tenho uma tia que nunca conheci que mora perto dos canyons!!!!!!!!!!!
obrigado!

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

Grato!
MOACIR BROLLO

MOACIR BROLLO

14/01/2011 17:51:58
AMEI TANTO ESTE LUGAR QUE ACABEI COMPRANDO UM IMOVEL EM PRAIA GRANDE. FUTURA POUSADA RAIZES.

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

Felicidades, o ugar tem uma energia demais!!!
Juan Pablo Martin

Juan Pablo Martin

07/08/2010 06:46:12
Fiz a trilha do rio do boi com o Tarcisio como Guia. Foi muito bom porque fazia sol e o rio estava numa boa.

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

Os guias da associação são maravilhosos! recomendo sempre procurá-los!
Canyonsdosul

Canyonsdosul

05/07/2010 15:45:53
Muito boa as fotos e os Textos!parabens pela reportagem!

Rose

Rose

22/03/2010 09:39:47
esta cidade é simplismente maravilhosa,jé passei uns quatro meses ai de férias amei tudo....

LUIS ANTONIO DALMARCO

LUIS ANTONIO DALMARCO

27/12/2009 22:11:08
è um lugar maravilhoso. todos catarinenses precisam conhecer... muitos desejam conhecer o EXTERIOR, mas aqui vemos a necessidade de conhecermos o INTERIOR do nosso estado!!!!

Carlos luciano

Carlos luciano

05/10/2009 12:53:00
eu queria fazer só uma correçao,sem atingir quem colocou a foto nem prejudicar ninguem!!!a primeira foto acima nao é do itaimbézinho é do fortaleza.só fazer a correçao do nome.valeu.eu sou de praia grande.

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

Obrigado Luciano, faremos a correção.
André

André

02/06/2009 21:27:30
A matéria publicada por João Vianna e Amelia Clark é ótima e bem escrita, mas acho que a foto da moça com as mãos postas (centro-39775.jpg), tá mais para canion Fortaleza do que Itaimbezinho. Não acham?

SUELI TEIXEIRA

SUELI TEIXEIRA

30/05/2009 18:55:19
Estou planejando passar as ferias e julho com meu marido e meus filhos em Torres, ficarei hospedada no Sesc Torres, meus filhos têm 10 anos. Fiquei encantada com o lugar. Gostaria de saber se os meninos têm idade para fazer esse passeios,como é o clima neste periodo, e como fazemos para fazer o passeio pelos Canions.

Tarcisio

Tarcisio

14/04/2009 22:59:05
Olá João e Amélia
Sou guia da APCE e da dona Neri do albergue,
Praia Grande, cidade dos cânions - SC.
Aquele poema 'A NATUREZA', é muito interessante,
e com continua tendo uma mensagem legal. Valeu!!

João Vianna e Amelia Clark

João Vianna e Amelia Clark

Oi tarcisio. manda um grande abraço pra todos da APCE, em especial pra Priscila. Até a próxima!
Daiane Vier

Daiane Vier

15/02/2009 14:30:08
Só sei dizer que esse lugar é lindo, maravilhoso e que a natureza é perfeita.

Éverson Lautert

Éverson Lautert

15/10/2008 22:05:38
Achei muito interessante o texto do João, estou interessado em conhecer a região e fazer algumas trilhas, com certeza após ter visto as fotos e lido o relato não tenho mais dúvidas com certeza este é um ótimo passeio.