Blogs > Expedição Águas do Brasil > Boletins > 

Fernando de Noronha - roteiros e dicas

As belezas de Fernando de Noronha pelas lentes do fotógrafo João Vianna. Com dicas de atrativos, passeios, hospedagem e muito mais!

3 de Dezembro de 2008.
Publicado por João Vianna e Amelia Clark  

FERNANDO DE NORONHA - Por Amelia Clark e João Vianna

Praia do Sancho

Praia do Sancho - Foto: João Vianna

Introdução

Eu e o João nos conhecemos antes dele ir morar em Noronha, mas naquela época ele já tinha o sonho e a perseverança que se precisa ter para conseguir morar naquele lugar.
Demorou uns dois anos pra conseguir um emprego e se mudar de vez. Não foi fácil. E morar lá, ele às vezes conta, também não foi fácil. São limites que nem todos aguentam. A falta de água, de alimentos de qualidade (vegetais), de moradia confortável, da companhia dos melhores amigos e familiares. Mas em meio a uma natureza indescritível que tapou essas lacunas e alimentou seu coração por três anos, fazendo dele o homem que é hoje, alguém que admiro mais do que ao ponto de expor esse sentimento aqui, no Ecoviagem, para pessoas que não conheço.
Acho importante dar meu tom pessoal a esse texto de Noronha. Noronha é uma experiência pessoal. Talvez com tons parecidos para todos, mas pessoal por atingir a cada um no fundo da alma, no ponto chave que nos faz questionar a vida.

João e o livro Viver Fernando de Noronha

João e o livro Viver Fernando de Noronha
Foto: autor

“A contemplação nos permite experimentar nossa inegável identidade com a natureza. Seus ensinamentos possibilitam um salto em direção a um maior entendimento. Contornamos o tempo e o espaço. E vivenciamos a paz, o amor e o sentimento de estarmos verdadeiramente em casa.” - Livro “Viver Fernando de Noronha”

Já visitei o arquipélago cinco vezes, sempre acompanhada do João. Ir com alguém que conhece a ilha profundamente é uma vantagem imensa. Possibilita uma exploração detalhada e focada. O Sol forte, as caminhadas difíceis e a grande quantidade de lugares a serem visitados às vezes exaurem o visitante. Tudo é tão lindo que dá vontade de abraçar o mundo com as pernas e passar 24 horas acordado usufruindo da sensação que cada praia, pedra, árvore e bicho nos proporcionam.
Por isso fiz questão de escrever este texto. Pra dar as dicas de um visitante que sempre esteve acompanhada de quem conhece o lugar.

Nossa última visita à Noronha foi agora em outubro para lançar o livro de fotografias do João, (“Viver Fernando de Noronha” – Editora Réptil) onde ele reúne mais de 60 fotos da Ilha que selecionou das mais de 1500 imagens que fez desde a primeira vez que lá visitou.
O livro descreve o que é a “experiência de viver Fernando de Noronha” por isso peço licença para usar partes do texto e das imagens para ilustrar as dicas que quero dar aqui.

ROTEIROS IMPERDÍVEIS

Fiz roteiros diários que podem ou não serem feitos nessa ordem. Achei que essa seria a forma mais simples de falar dos lugares que quero enfatizar. As dicas estão em letra maiúscula.

Dia 1 – Vila dos Remédios/ praias:

Praia do Cachorro

Praia do Cachorro - Foto: João Vianna

No primeiro dia de visita à ilha, eu aconselho um passeio pelo centro histórico, depois uma caminhada pelas praias que ficam lá por perto.
Pegue o ônibus ou carona até a VILA DOS REMÉDIOS. Lá você verá o prédio da administração, os Correios, o prédio do Banco Real que abrigou a primeira escola da ilha, além do Museu e de ruínas e canhões antigos. Esse é o centrinho histórico de Noronha. Se quiser saber mais detalhes, os guias locais fazem a “Caminhada histórica” e contam com detalhes a história da ilha de desde a sua descoberta em 1503 por Américo Vespúcio.
Caminhe descendo em direção ao Bar do Cachorro. Dê uma entradinha no bar para ver e fotografar a vista. Ao lado do bar tem uma escadaria para a PRAIA DO CACHORRO. Na praia tem um barzinho legal para uma gelada água de côco. Do lado direito da praia caminhe uns 15 metros pelas pedras na maré baixa e irá conhecer o BURACO DO GALEGO, uma piscina natural de 3m de profundidade onde os nativos mergulham e se divertem.

Buraco do Galego

Buraco do Galego
Foto: João Vianna

Com a maré baixa, você pode caminhar direto para a PRAIA DO MEIO. Se não, suba a escada e, do lado direito apos uma ruína, pegue uma trilhazinha rápida que desce de novo para praia do meio. ATENÇÃO! Logo depois dessa ruína você vai avistar o que em minha opinião é uma das mágicas atrações de Noronha: a GAMELEIRA! Uma árvore pra lá de centenária que encanta pelo seu tamanho e beleza.
Entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição você vai ver o BAR DO MEIO. Excelente para uma relaxadinha antes do mergulho. Dá pra ficar o dia inteiro no Bar do Meio, só vendo o mar e as fragatas. Lá tem espreguiçadeiras pra pegar Sol ou máscaras e nadadeira para alugar para o mergulho livre. É só falar com o Túlio (guia de mergulho). Quem quiser fugir do Sol, o bar oferece a sombra ideal, aquela que vem com direito à cervejinha e petiscos!
Aconselho passar a tarde lá. Fazer um mergulho no MORRO DE FORA, almoçar um peixinho fresco com o melhor pirão da ilha, e caminhar na PRAIA DA CONCEIÇÃO com sua paisagem abençoada pelo majestoso MORRO DO PICO.

Depois das praias, dê um pulo no FORTE DOS REMÉDIOS para ver o por do Sol. Saindo do Bar do Cachorro, basta seguir a ladeira ao lado do museu e pegar a próxima ladeira à esquerda.
O Forte é belíssimo, tem vista para o Mar de Fora e para as praias do Meio e Conceição. O local é especial para se tirar muitas fotos e o pôr do Sol de lá é com certeza um dos mais belos de Noronha.

Pôr do Sol

Pôr do Sol - Foto: João Vianna

“Os fortes, os canhões e o que restou do presídio nos lembram que a vida é cheia de erros e acertos. Quanto mais experiência, mais cicatrizes e marcas. Estas devem ser encaradas como parte do processo do aprendizado. Aceitar e entender a nossa história nos ajuda a descobrir quem somos e, conseqüentemente, a transformar os nossos passos em melhores realizações.”
Livro “Viver Fernando de Noronha”

DIA 2 – Trilha do Mirante Golfinhos/ Sancho/ Baía dos Porcos

Baía dos Porcos

Baía dos Porcos
Foto: João Vianna

Se prepare, pois esse será um dia inesquecível. Passe logo protetor solar e se der leve chapéu. Máquina fotográfica na mão, garrafa de água, sorriso no rosto e roupa colorida, de praia, para sair bem nas fotos. Leve a máscara, snorkel e nadadeira, pois lá não tem para alugar. Leve mesmo que tenha medo do mar. É um começo para perder o medo!
Pegue um táxi até o início da TRILHA DO MIRANTE DO GOLFINHO ou um ônibus se não se incomodar em caminhar 1 km a mais. Inicie a caminhada em direção ao mirante dos golfinhos e assim terá a ordem do que aconselho ser visto. O caminho é tão lindo quanto o mirante. Na época de chuva, a trilha fica exuberante com uma mistura de tons de verde que é de impressionar. E mais bonita ainda é na época de seca, com o cinza dos galhos e folhas secas se transformando em tons de prateado. O tronco da ÁRVORE MULUNGU tem uma cor impressionante e a trilha tem uns trechos realmente mágicos.
“A caminhada consciente traz o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas aotoque do vento, o perfume do jasmim.” - Livro Viver Fernando de Noronha”

Quando você chegar ao MIRANTE DOS GOLFINHOS, se eles não tiverem lá descansando na baía não fique triste, você terá outras oportunidades de vê-lo. O bonito mesmo do mirante é ver o azul dégradê e transparente do mar como pano de fundo para os Mulungus – floridos em setembro - que cercam a baía. É lindo!... Mas está só começando!
A trilha continua quando você se depara com a BAÍA DO SANCHO. Ah, o Sancho! Visto de cima da falésia, pra mim, parecia ter sido a coisa mais linda que alguém no mundo poderia avistar. Só não era a mais linda, porque eu não tinha chegado na Baía dos Porcos ainda!
A trilha vai permitir que você contorne toda a Baía do Sancho por cima. O alaranjado da falésia com os coqueiros esguios, aliado ao verde-esmeralda do mar (ainda e sempre transparente) visto mais uma vez entre os Mulungus, é um quadro pintado com todas as cores que queremos ver. Dá emoção de verdade!

Praia do Sancho

Praia do Sancho
Foto: João Vianna

Então você continua mais um pouco até que vai parar em cima da BAÍA DOS PORCOS. Nossa senhora! Nossa senhora! Fotografa! Fotografa mais! Que lindo! Que lindo os MORROS DOIS IRMÃOS. Que lindo todas aquelas pedras no verde do mar. Pessoalmente acho que é o lugar mais bonito para “sair na foto”. Explore o lugar de vários ângulos, recortes e poses!

Volte mais um pouco na trilha e repare que no penhasco do Sancho estão os ninhos dos ATOBÁS e dos pássaros VIUVINHA (o pretinho) e NOIVINHA (o branquinho). Eles todos ficam sobrevoando por ali dando um show de liberdade.

Atobá

Atobá - Foto: João Vianna

De volta à escadaria do Sancho é hora de descer pra praia. Sem medo! O que cansa é subir de volta.
Tem pouca sombra na praia então não perca muito o seu tempo e vá direto dar um mergulho e ficar boiando por lá naquela água fresca e transparente.
Se tiver topado a história do mergulho livre, o bom é mergulhar na LAJE que fica no meio da baía. Pra quem tem menos habilidade, mergulhe no canto esquerdo da praia. Em ambos os pontos você vai ver um monte de peixinhos, corais, talvez tartarugas, moréia, polvo...

Piraúna

Piraúna - Foto: João Vianna

Arraias Xita

Arraias Xita - Foto: João Vianna

Depois de curtir o passeio, tome uma boa água de côco e peça um táxi ou uma carona no quiosque que fica no início da trilha.

Como diz uma amiga querida, a única preocupação que se deve ter em Noronha é onde ver o por do Sol. Pois bem, nesse dia aconselho ficar pela PRAIA DO BODE e CACIMBA DO PADRE, o por do Sol visto da praia é deslumbrante!

Praia do Bode

Praia do Bode - Foto: João Vianna

“Na madrugada, banhada de luz branca e cheia, a areia veste um tom pálido,enquanto as ondas, filhas do vento, desfazem-se sobre ela num brilha restrondoso.” - Livro Viver Fernando de Noronha”

DIA 3 – Passeio de Barco

Passeio de Barco com mergulho livre

Passeio de Barco com mergulho livre
Foto: João Vianna

Na pousada ou no porto você pode agendar o passeio de barco com diversas operadoras. Custa em torno de R$ 70,00 e vale muito à pena. (Levar máscara e respirador, não esquecer o protetor Solar e a câmera. Se tiver câmera de filmar, melhor ainda!)
Aliás, uma dica: a Pousada do Vale (Tel. 81 3619 1293 – Michele) aluga CÂMERAS FOTOGRÁFICAS SUBAQUÁTICAS que filmam também. Vale à pena ter uma câmera dessas todos os dias, mas se o bolso não permitir, alugue pelo menos nesse dia do passeio de barco onde você vai poder fotografar a ilha vista do mar, vai poder filmar e fotografar os golfinhos e fotografar e filmar em baixo d’água quando o barco parar para o mergulho livre no Sancho. Sair de Noronha sem uma foto com peixinho não vale

O barco sai do porto (a empresa busca você na pousada) e passeia por todas as praias do Mar de Dentro. Quem vai à Noronha merece ver a ilha por esse ângulo, do mar. Chegar aos Dois Irmãos e passar do ladinho deles é quase obrigatório. O barco pára por 40 minutinhos na Baía do Sancho pro mergulho. Aconselho nadar até a laje do Sancho mesmo que já tenha ido em outro dia.

O passeio é narrado por um guia e é uma oportunidade de descobrir algumas histórias e segredos da ilha.

Golfinho rotador

Golfinho rotador - Foto: João Vianna

Mas o melhor do passeio na verdade é finalmente ver de perto os GOLFINHOS! 50, 100, 200 golfinhos normalmente circundam o barco acompanhando o passeio. É simplesmente indescritível! Uma sensação de felicidade, emoção e, sim, de amor verdadeiro! A chance de ver golfinhos é de 99,9% como disse a última operadora com quem fiz o passeio. Infelizmente nesse dia eles não vieram! Então acontece da falta de sorte aparecer e os golfinhos estarem indisponíveis para brincar. Mas se isso acontecer, as operadoras oferecem o segundo passeio por 50% do preço. E eu sinceramente acho então que vale a pena repetir!

“Coração disparado, garganta sêca, os olhos não contêm a emoção e a sensação de plenitude que nos invade a alma neste momento tão sublime: o encontro com os golfinhos. Eles nadam, saltam, divertem-se e nos fazem voltar a ser crianças, despertando o amor e a mais pura alegria.” - Livro Viver Fernando de Noronha

Outro passeio de barco maravilhoso que tem na ilha, mas com uma proposta um pouco diferente, e talvez até mais interessante, é a do VELEIRO DOLPHIN WATCHERS. O barco é de um casal super simpático e eles alugam para passeios com direito à aperitivos e petiscos. O passeio com eles é especial, você vai ficar super à vontade. Velejar é sempre uma experiência charmosa e interessante. O barco pára na Praia da Cacimba ou Conceição onde você passa o dia mergulhando e curtindo! O contato é no porto na loja Santuário.

O por do Sol após um passeio desses pode ser visto do próprio porto. Aproveite pra dar um pulo na CAPELA DE SÃO PEDRO, e no AIR FRANCE, ambos pertinhos dali.

Capela de São Pedro

Capela de São Pedro
Foto: João Vianna

Mas antes vá até o mirante do BURACO DA RAQUEL que fica em frente ao MUSEU DOS TUBARÕES. Foi uma das experiências mais marcantes que tive na minha última visita. Eu fiquei hospedada numa casa pertinho do Buraco da Raquel e ia lá todos os dias. O vento forte entrava pelos meus poros, cobrindo a minha alma com um energia que me alimentava de felicidade e sensações que eu nunca tinha vivido.

Lá eu ficava durante mais de uma hora contemplando e meditando. As FRAGATAS e ATOBÁS ficam dando um show de acrobacias e o MAR DE FORA com suas ondas fortes arrepiam. É uma imagem de Noronha diferente da que estamos acostumados a ver, por isso que enfatizo o quanto vale a experiência.

“Os atobás mergulham no meio das sardinhas como flechas e decolam a tempo de se esquivarem das ondas. Nas alturas, marcando a direção dos ventos, as fragatas voam serenas, aguardando para, numa investida precisa, roubar a comida do bico de seus adversários.” Livro “Viver Fernando de Noronha”

Se tiver em época de LUA CHEIA fique por lá porque a Lua nasce no mar e quando ela aparece não dá pra crer que é possível estar vivendo mais uma experiência dessas dentro do mesmo lugar e na mesma viagem. Viva Noronha!

DIA 4 – Baía do Sueste (nadar com as tartarugas) / Praia do Leão/ Ponta das Caracas/ Praia do Boldró

Tartaruga de Pente

Tartaruga de Pente - Foto: João Vianna

A BAÍA DO SUESTE é a área de alimentação das TARTARUGAS MARINHAS então nadar por lá é nadar com elas na certa. A proximidade que ficamos das tartarugas é tal que chega a dar uma certa aflição, mas aflição positiva, tudo parece novidade!
O local tem restrições para o mergulho, chegando lá procure um guia credenciado pelo IBAMA. Minha dica é que leve mais uma vez a câmera fotográfica submarina. Procure saber o horário da maré, o melhor mergulho no local se dá com a maré enchendo e cheia. Se tiver ventando muito talvez a água não esteja muito transparente. Por ser uma baía de águas muito rasas, a pequena ondulação pode levantar um pouco de suspensão e algas.

Depois, ou antes, não deixe de caminhar até a PONTA DAS CARACAS pra ver o mar-de-fora e as piscinas naturais de cima. Devido a incidentes ocorridos no local não é permitido descer até a linda bancada de pedras. Mas é um ponto que precisa ser visitado mesmo de cima.

Praia do Leão

Praia do Leão
Foto: João Vianna

Neste roteiro está incluída a visita à PRAIA DO LEÃO, uma das mais belas da ilha. Lá, entre janeiro e junho, acontece a postura dos ovos da tartaruga verde e o nascimento também! Procure informações no centro de visitantes do TAMAR, onde acontecem as palestras interessantíssimas todas as noites, ou mesmo no quiosque situado na Baía do Sueste.
Depois de fotografar a praia de cima, se o mar estiver calmo, dê um mergulho. Caminhar até o outro lado da praia reserva surpresas como as piscinas naturais e os esguichos de água que saem das pedras.
Depois vá até a PRAIA DO BOLDRÓ onde poderá almoçar olhando pro mar Reserve o final do dia pra ver onde acontece o melhor e mais famoso por do Sol da ilha, no FORTINHO DO BOLDRÓ. Poucos sabem, mas há uma pequena TRILHA linda e encantada que você pega na estradinha da praia do Boldró, logo depois do mirante, que dá na rua do forte. Eu só fui conhecer essa trilha na minha última ida... Lugar inesquecível! Dica que poucos conhecem!

Pôr do Sol no Forte do Boldró

Pôr do Sol no Forte do Boldró - Foto: João Vianna

O Sol se põe as 18:00 então basta chegar lá as 17:30, tomar um suco ou cervejinha e aguardar pelo espetáculo. A maioria das pessoas corre para as pousadas depois que Sol vai embora mas recomendo esperar o dia escurecer, vendo o céu passar pelas mais variadas cores, tendo como silhueta nada mais nada menos que o Morro Dois Irmãos.
“Noronha reflete e refrata cores para todos os lados. Na aurora e no poente, o céu, variando de um amarelo-vida a um laranja-avermelhado, define os quase-inconfundíveis contornos da ilha, salpicado por seus artistas: os pássaros.” Livro Viver Fernando de Noronha

Dia 5 – Mergulho livre no naufrágio / Praia da Biboca / Plana Sub / Batismo de mergulho de cilindro

Na PRAIA DO PORTO tem um NAVIO NAUFRAGADO bem perto da areia. O mergulho com máscara e respirador é possível para os menos experientes e o visual é imperdível. Dá pra alugar o material na loja Santuário que fica no próprio porto.
A PRAIA DA BIBOCA é a praia ao lado do Porto. Lá, com o mergulho livre, se vê os TUBARÕES. Não se assuste! São criaturas que não oferecem perigo. Se quiser se sentir seguro, contrate um guia para acompanhá-lo.
Se der, nesse mesmo dia faça o PLANA SUB (ou áqua sub) que é uma prancha que fica amarrada atrás de um barco. Você vai segurando na prancha enquanto o barco anda a 3 nós por hora. A sensação é de estar voando dentro d’água – só que junto com peixinhos, tartarugas, moréias... É inesquecível! Há várias empresas, todas situadas no porto, que oferecem este passeio, que tem que ser agendado com antecedência.

Eu incluí o BATISMO neste dia porque ele é uma das principais atrações de um lugar como Noronha e precisava ser mencionado em um dos roteiros, mas a verdade é que o ideal seria separar quase um dia inteiro para ele. É cansativo para quem não está acostumado. E bem emocionante. Eu estava com muito medo e quase me recusei a fazer. Medo de sentir claustrofobia, medo de não conseguir fazer a compensação, medo de tudo... E tudo se provou ser uma grande besteira. É simples e fácil. A água de lá é tão transparente, que parece que você está num grande aquário. Se você estiver com uma câmera subaquática em mãos, peça para seu instrutor te filmar e tirar fotos.
Em Noronha há três operadoras de mergulho, a Atlantis foi a que escolhi e fiquei bastante satisfeita.

Outros passeios:
Caso fique mais dias na ilha, seguem ainda algumas dicas:
- Praia do Atalaia: feita por trilha e é obrigatório ser acompanhada por um guia credenciado. Faça a trilha longa, pois você terá a oportunidade de nadar em várias piscinas naturais. É uma trilha cansativa, principalmente se o sol estiver forte.
- Ponto das Caracas à noite: o céu estrelado é impressionante. Uma energia fora do comum!

Piscina natural

Piscina natural
Foto: João Vianna

- Piscina natural do Morro São José: acesso limitado - é obrigatório estar acompanhado de um guia credenciado. A ilha São José é uma das ilhas secundarias, para chegar lá só nadando ou quando a maré estiver muito baixa.
- Surf: a temporada de surf acontece de janeiro a abril. Noronha é considerada o Havaí brasileiro. Possui ondas em várias praias. A Cacimba do Padre é a mais procurada por seus tubos perfeitos!

Surf na Cacimba do Padre

Surf na Cacimba do Padre - Foto: João Vianna

DICAS GERAIS FERNANDO DE NORONHA:

- HOSPEDAGEM
Noronha possui em torno de 100 pousadas. A classificação é feita pela quantidade de golfinhos, mas aconselho não se basear muito nisso. Há muitas pousadas boas de um só golfinho.
De todas as pousadas que tive a oportunidade de conhecer, nenhuma chamou tanto a minha atenção quanto a BECO DE NORONHA. A Silvana, dona da pousada, cuida daquilo com uma dedicação e amor que reverbera no ambiente. É realmente charmosa e confortável.

Pousada Beco de Noronha

Pousada Beco de Noronha - Foto: João Vianna

Pousada Beco de Noronha

- MERGULHO LIVRE
O mergulho livre em Noronha é pra qualquer um em qualquer idade. A calmaria e transparência do mar permitem que todos se aventurem ao que, pra mim, é a melhor das brincadeiras de Noronha. Eu chamo de “nadar com os peixinhos”!
O oceano é um planeta a parte para os que não estão acostumados. E esse é o meu caso! Mas passe uma manhã dentro do mar de Noronha, que você vai se tornar peixe, sereia ou tubarão. Não tem como não se sentir em casa, então não deixe de curtir essa atividade.

- NOITE DA ILHA
A noite da ilha pode ser bem divertida, mas recomendo não varar a noite, pois se arrependerá se acordar tarde no dia seguinte. Mas há a chance de se viver um belo romance de temporada, os pontos abaixo são os que valem à pena.
- Bar do Cachorro – para quem gosta de forró. O melhor dia é segunda-feira. Às 23 horas tem a apresentação do Maracatu Nação Noronha que dá um belo show de cultura pernambucana, seguido do forró que vale o swing. Sexta-feira o lugar também lota.
- Pizzaria (ao lado da igreja) – o dia quente é aos sábados com show ao vivo. Não espere comer uma boa pizza por lá. O negocio é a dança e a paquera.
- Fortinho do Boldró – as quintas feiras têm Lual com Noite do Caldinho. Ideal para casais, o lugar é belíssimo pra curtir o luar e as estrelas (se informar sobre a programação antes, pois não são todas as quintas que tem evento).
- Tom Marrom – restaurante com musica ao vivo diariamente, vale esquentar por lá e depois descer. No domingo é o programa certo. A musica é especial porque o proprietário e músico, Márcio Moreno, bota a banca em muitos artistas famosos por aí. Márcio Moreno é realmente talentoso e tem um repertório que eu jamais vi, é só pedir! A comida não fica nada atrás.

- RESTAURANTES
Almoço:

- Edilma e Tom Marrom – são os dois melhores restaurantes para almoço. Ficam no centro histórico na Vila dos Remédios. Os dois têm peixe muito fresco, o preço é honesto e a comida caseira é realmente muito saborosa.
- Flamboyant e Ousadia da Ilha– pra quem não quer perder tempo, esses dois a quilo são os melhores. Ambos ficam na Praça Flamboyant (Ousadia fica em frente).
Jantar:
- Festival Gastronômico da Pousada do Zé Maria – toda quarta e sábado a pousada oferece o festival gastronômico com mais de 5 opções de prato de camarão, 8 opções de peixe, uma paella com tamanho que nunca vi igual, além de opções de carne, frango e muito mais. Ah, mas o melhor é o sashimi nunca havia comido um peixe tão fresco. E a sobremesa também! É necessário reservar com antecedência, pois está sempre abarrotado de turistas gulosos como eu!
A pousada tem uma horta hidropônica que vale a visita.
- Pousada Teju açú – confesso que ainda não fui. Mas possui uma gastronomia de ponta com Chef premiado, todos elogiam muito. Legal até para conhecer a pousada que é um charme.

- DICAS GERAIS


- Melhor época para a visita:
Entre julho e outubro o mar de dentro está calmo e a ilha oferece paisagens mais bonitas. Nos outros meses, a ilha está em época de seca e a vegetação fica “pálida”. O mar de dentro começa a ficar mais bravo e o Mar de fora tende a ficar mais calmo. Para o surf, a época de ondas é de dezembro a abril. As ondas são gigantes então se você não curte o surf, não recomendo a ilha nesta época.
- Dinheiro/ Cheque/ Cartão: em Noronha tudo é caro – mas não pense que é para abusar do turista – o morador sofre com isso mais do que ninguém. Não são todos os estabelecimentos que aceitam cartão então recomendo uma quantia em espécie e cheque.
- Meios de transporte: há táxis que podem ser chamados pelo telefone, mas a tarifa é bem alta. Só vale a pena para os lugares que o ônibus não passa (acima eu indico quando vale à pena contar com o táxi). O ônibus na ilha custa R$ 3,20 (em 2008), caríssimo considerando que a BR só tem 7,5 km. Ele passa de meia em meia hora e faz o trajeto Porto – Praia do Sueste. A melhor forma de transporte em Noronha é a carona! Ponha o dedo e o sorriso pra fora que você vai chegar à todos os lugares!
- Palestras no Tamar: todos os dias as 21:00 há uma palestra no Tamar, cada dia sobre um assunto diferente. Todas são interessantes e as imperdíveis são as do projeto Golfinho Rotadores e a dos Tubarões.
- Dicas finais:
- levar sapatos baixos e confortáveis. Eu lá só uso havaianas.
- levar muito protetor solar e chapéu ou boné;
- sempre que tiver dúvidas, converse com um ilhéu, eles são bastante receptivos!
- se tiver interessado em levar uma boa lembrança de Noronha, recomendo as fotos do João Vianna. Disponíveis em diversos produtos. Os cds de fotos de paisagem e de fotos submarinas são uma boa dica. O recém lançado livro “Viver Fernando de Noronha” é uma obra de arte e a melhor lembrança deste paraíso! Esses produtos você vai encontrar em diversas lojas na ilha.

“Viver Noronha é viver o divino! É reconhecer a natureza como obra da criação entender que somos parte dela.
Viver Noronha é perceber que nossas escolhas modificam o todo. Que construímos com nossos acertos e crescemos com nossos enganos. É assumir que temos o poder para realizar nossos sonhos.
Viver Noronha é deixar-se fazer parte. É abrir a consciência para a luz. E o coração, para o amor incondicional.
Viver Noronha é se lançar à verdadeira jornada em direção ao supremo estado de união.
Viva Noronha!”

Livro Viver Fernando de Noronha

Livro Viver Fernando de Noronha - Foto: João Vianna

(Livro “Viver Fernando de Noronha”- João Vianna – Editora Réptil)
COMPRAR O LIVRO

NOVIDADES

Guia Fotográfico - Fernando de Noronha - Praias e mirantes

Guia Fotográfico - Fernando de Noronha - Praias e mirantes
Foto: autor João Vianna

Lançado agora em 2010 o guia fotográfico de Fernando de Noronha - Praias e mirantes!!! Mais dicas de João Vianna. Está a venda nas melhores lojas da ilha!

Este guia apresenta, aos privilegiados visitantes deste “paraíso” tropical, os mais belos e imperdíveis visuais do arquipélago.

Através de uma seleção de fotos dos principais pontos de visitação e contemplação de Noronha o guia oferece preciosas dicas para quem deseja ver e captar as melhores imagens de cada praia, mirante e seus detalhes.

Experiente fotógrafo, João Vianna indica as melhores épocas, locais, horários e ângulos para fotografar a ilha e convida você, mesmo que não tenha uma câmera em mãos, a lançar um olhar diferente sobre a natureza da ilha. Contemplá-la! Senti-la! Mais detalhes

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

jandira teixeira

 postado: 5/12/2008 17:15:27editar

Fiquei encantada e saudosa...
Estive em Noronha há uns 03 anos atrás, voltei em "estado de graça". Assistir ao por do sol no Forte do Boldró, ao som do bolero de Ravel é se transportar para outra dimensão...
Foi uma pena que não pude fazer o passeio de barco, pois logo após o dia da nossa chegada,chegou tb o ...
esquecí o nome, perdoe, é a virada do mar, as ondas estavam imensas, nenhum barco saiu..
Pretendo voltar...obrigada pelas "dicas" e parábens pelas fotos, líndissimas...

 

Lidiane

 postado: 5/12/2008 18:17:52editar

Lindo........
Fernando de Noronha é realmente um lugar maravilhoso.......

 

MIMI

 postado: 6/12/2008 19:58:18editar

ESTE LUGAR É LINDO DEMAIS...!!!!!!!!!!!!!!

 

Marize Cauner

 postado: 9/12/2008 13:05:39editar

Adorei a matéria, sempre quis conhecer FN, agora estou mais do que instigada, mas vou esperar os meses de mar mais calmo. Valeu pelas dicas!

 

helder

 postado: 9/12/2008 15:32:52editar

Noronha é td que eu quero pra minha vida...luz,paz,beleza e harmonia!!! Parabéns pelas fotos joão!!!

 

Sirlene de Fátima Meneguetti

 postado: 9/12/2008 23:13:35editar

Só conheço Fernando de Noronha através de fotos, mas sem dúvida é um lugar abençoado.

 

ivo silveira

 postado: 9/12/2008 23:53:06editar

Amélia, estive em Noronha tem uns 10 anos, mas de todos os lugares que conheço do Brasil é o numero 1, tudo é mágico!!, com certeza vou comprar o livro do João e voltar a Noronha agora com outro roteiro,grato e parabéns pela reportagem, grande abraço. Ivo

 

Andre Luiz Pinheiro Figueiredo

 postado: 10/12/2008 08:45:38editar

Queria muito ter a oportunidade de conhecer esse paraiso natural. Sou apaxonado pela natureza, e defensor tambem. Valeu Joao Viana, continui assim e voce sera abençoado por Deus a sua vida inteira.Abraço e muita saude.

 

Oscar Noguchi

 postado: 10/12/2008 17:29:23editar

Concordo integralmente com as dicas. Estivemos em novembro e acho que Noronha é realmente maravilhoso. Para quem pretende conhecer o nordeste, não perca tempo. Vá direto a Noronha. Uma observação importante sobre Restaurante. O preço da refeição no famoso Zé Maria é, no dia do festival, de R$ 95,00 sem bebidas. Com isso vou aos melhores restaurantes aqui de SPaulo. De nada adianta justificar com as tais 50 opcoes se v. nao desfruta de 10% disso.Enfim, cada um e cada um e sabe seus limites. Portanto, muita atencao.Realmente as coisas por lá são caras.
De resto nada tenho a acrescentar. Uma outra dica para concluir. Sugiro que escolham pousadas localizadas na Vila dos Trinta ou na Vila dos Remedios pois tudo passa por la e que alugume um buggy pelo menos um dia para circular a vontade pela Ilha.

 

TELMA MARIA

 postado: 10/12/2008 22:29:07editar

Lindas fotos
Acho muito legal dividir experiência, dicas, beleza e arte com outras pessoas.
É quase inexplicável esta doação nos dias de hoje.
Sei que exige dedicação e tempo
telma

 

Marluce

 postado: 10/12/2008 23:14:00editar

de tão lindo que é ,nem pareçe ser verdadeiro,mas felismente é...

 

isabel cristina da silva saraiva

 postado: 11/12/2008 07:53:26editar

Muito mais muitissimo maravilhoso

 

Sergio Almeida

 postado: 11/12/2008 09:20:12editar

Fantástico! Fica uma saudade imensa...

 

Wallace Faria

 postado: 11/12/2008 11:08:28editar

P. que pariu !!! Minha nossa senhora ....

 

vailton ferreira freitas

 postado: 11/12/2008 12:35:31editar

o brasil precisa muito de divulgação, pois, somos o mais belo país das americas.

 

raimundo pascoal

 postado: 11/12/2008 14:15:53editar

SHOW, DESTA VEZ ACHEI SIMPLESMENTE FANTÁSTICO, ESPERO QUE NA PRÓXIMA VEZ TENHA ALGO SOBRE MEU ( PIAUÍ ) AINDA PRETENDO VER EM LUIZ CORREIA UM PORTO COM UMA ESTRURA COMO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO AONDE AS PESSOAS QUE GOVERNAM A REGIÃO FARIAM, TENHO CERTEZA QUE OS GOVERNANTES PIAUIENSES AINDA IRÃO TRANSFORMAR O NOSSO PIAUÍ EM UM ESTADO DA FEDERAÇÃO QUE NOS ORGULHE.

 

Giussepe Rizzo

 postado: 11/12/2008 22:15:13editar

Mama mia , maravilloso !!!!!!!! Gratias !!!!!

 

Sabine Bunese

 postado: 12/12/2008 08:46:14editar

E depois de todas as atividades, é só passar prá relaxar e degustar uma deliciosa batata suíça e sorvete artesanal no Simpapuçá, em frente ao bosque flamboyant. Ambiente agradável e aconchegante.

 

Marcia E.Gauzzi Machado

 postado: 12/12/2008 13:43:51editar

Nossa, é mesmo um paraíso, que vontade de desfrutar de tudo isso,acho que é o melhor lugar para acabar com o stresssssss.....Não conheço esta maravilha!
Más pode ter certeza que um dia isso vai acontecerrrr
Parabéns!E continue com toda essa estrutura, dedicação, e carinho....Bjus e até um dia se Deus quiser, ele vai querer!

 

João Marculino da Silva

 postado: 12/12/2008 20:13:49editar

E Deus nos dá tudo isso e não nos cobra nada, apenas que cuidemos. Mas o malvado homem infelismente não corresponde ao que Deus lhe Confiou.
Joaozinho
Campo Grande MS
Bellen-tur

 

ELAINE

 postado: 13/12/2008 00:15:01editar

É UM ABSURDO... O QUANTO ESTE LUGAR É BONITO!

 

Ícaro Coriolano

 postado: 13/12/2008 03:24:26editar

Dá vontade mesmo de se mudar pra Noronha.

 

Priscila

 postado: 13/12/2008 09:25:41editar

É um lugar encantador, mágico!

 

Nilza Castilho de Freitas

 postado: 13/12/2008 14:07:34editar

Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindo que já estive! Amei essa ilha, o azul é inacreditavel, a transparencia da água... espero que os rwesponsaveis p/ilha a cuidem tão bem como ofizeram até agora.

 

valderez kruger borges

 postado: 13/12/2008 17:38:12editar

Muito lindo em todos os sentidos, parabéns,um dia poderei conhecer....

 

raphaela Gonçalves silva

 postado: 14/12/2008 19:21:15editar

demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, ainda vou lá...com certeza!!!!!

 

LUCIA LOPES

 postado: 14/12/2008 23:21:12editar

NUNCA VI FOTOS MAIS LINDAS QUE ESSAS,REALMENTE FERNABDO DE NORONHA É UM PARAISO!!

 

Valéria

 postado: 15/12/2008 14:55:37editar

Fernando de Noronha parece um paraiso

 

Edimilson José Lopes

 postado: 15/12/2008 18:08:44editar

Noronha é de uma beleza indescritível. Só estando lá para poder tirar as próprias conclusões. Por isso ainda alimento o meu sonho de passar uns dias por lá. Enquanto não posso, aproveito as fotos e filmes do local. Ao João Viana só tenho que elogiar e dizer que apesar da distância torço para que sempre esteja atento aos malfeitores e os expulse sob a menor agressão que façam à belíssima mãe natureza. Conte comigo também. Abraço.

 

Teles

 postado: 16/12/2008 19:14:58editar

Maravilhoso! Quantos horas de barcou ou avião para chegar lá?

 

ana rosa de assis nonato

 postado: 17/12/2008 16:55:02editar

Fantástico!!!.
Dá vontade fazer igual o João, largar tudo,isso é que é vida.

 

hilda

 postado: 19/12/2008 08:03:28editar

Ainda não conheço pessoalmente,mais achei um paraiso,vou com meu amor e lá passar uma linda lua de puro mel

 

DUDA

 postado: 20/12/2008 08:19:52editar

lindissimo
como faço para ir de salvador para Noronha? avião né, mas as passagens são caras. e de Natal tem algum barco?
eu queria ir mesmo é de barco.

Oi Duda, só de avião mesmo. Tem até um transatlântico mas só fica 2 dias na ilha, não vale a pena.

francielly

 postado: 22/12/2008 15:32:42editar

Oi eu adorei o site...
estou morrendo de vontade de ir, adorei suas dicas!!!
gostaria de saber uma coisa:Quanto + ou - vc acha que é a passagem de sao paulo para lá???
Obrigada

 

rodson luiz gomes

 postado: 23/12/2008 14:56:44editar

vale a pena morar em um lugar assim,aliás vale uma galinha inteira...

 

Solange

 postado: 27/12/2008 07:51:58editar

Maravilhoso,só em ver as fotos e dicas, não posso nem imaginar as sensacôes pessoalmente, suponho que deva ser como no principio, ADÂOe EVA no paraiso. Pena que não possamos fazer um passeio desses c/ frequencia, pois deve ficar um pouco caro. Não sei como Adão e Eva tiveram coragem de perder o paraíso.

 

JOELSON SANTOS

 postado: 28/12/2008 10:45:16editar

O MEU SONHO É CONHECER FENANDO DE NORONHA SERÁ QUE NO MES DE MAIO É BOM? QUAL É VALOR MEDIO DE HOSPEDAGEM NESTE PERÍODO?

 

ELAINE HERMANO

 postado: 28/12/2008 18:15:45editar

meu sonho é ir para este paraíso.

 

PAULO GILNEI BRANDT

 postado: 5/1/2009 19:12:08editar

Muito lindo mesmo,melhor ainda todas essas dicas q voçeis nos deram,além de nos ajudar a entender um pouco de noronha,enriqueceram ainda mais essa beleza de paraiso.Parabéns POA RS

 

andré

 postado: 6/1/2009 23:21:50editar

Olá... muito esclarecedora as dicas do site. Escuta: eu e três amigos mergulhadores estamos querendo mergulhar em Noronha. Qual a melhor época. Podemos tirar férias a partir da segunda quinzena de março. Obrigado

Entre julho e outubro na minha opinião seria a melhor época pra vocês mergulhadores visitarem a ilha. Nesta época o mair está mais calmo e a ilha mais verde e bonita. A partir de setembro costuma ventar menos,possibilitando mais mergulhos de "alto nível" no "mar-de-fora
Abraço!

DIEGO

 postado: 13/1/2009 17:05:50editar

ADOREI AS DICAS E AS FOTOS SÃO EXPETACULARES,QUAL SUA OPINIÃO SOBRE IR PARA ILHA NA SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO ACHA QUE CONSEGUIREI VER OS GOLFINHOS E MERGULHAR, SERÁ QUE CHOVE MUITO NESTA ÉPOCA?

DIEGO

Olá Diego, Notonha o ano inteiro é uma viagem maravilhosa. Nos últimos anos em março tem ocorrido muitas ondas grande e por isso o mergulho nesta época pode ficar mais complicado. E em especial no útimo ano choveu muito. Eu recomendaria uma ida entre julho e setembro, costuma ser uma época maravilhosa.
Abraço!

willer klein

 postado: 26/1/2009 22:00:44editar

É realmente fatastico, lindo

 

Igon de Oliveira

 postado: 28/1/2009 13:55:15editar

Alô João, não sei se lembras de mim, Trilha do Rio do Boi, Praia Grande/SC. Muito legal o teu trabalho, todas as dicas são de um verdadeiro aventureiro

 

Marilucia

 postado: 30/1/2009 09:29:33editar

Lindo demais !!!! É minha viagem dos Sonhos. Vou tirar férias em abril e gostaria de ir a Noronha. Entendi que o melhor periodo é de julho a setembro, mas será abril é muito chuvoso e não valerá a pena conhecer Noronha?

 

Valéria

 postado: 31/1/2009 00:22:45editar

Olá!
Adorei suas dicas, são ótimas, era o que imaginava!
Mas como os amigos abaixo, estou planejando ir na segunda quinzena de março; Você acha que o aproveitamento da ilha em geral e tb aos mergulhos será menos proveitoso? em relação a claridade da água a presença dos peixinhos e etc...?
Obrigada!

 

chagas mesquita

 postado: 22/2/2009 15:24:18editar

Acho que uma das maravilhas que deus deixou ,coisa tão bela so pode vir de deus.

 

LILIAN MARINHO

 postado: 24/2/2009 14:29:52editar

Que lugar mais lindo, nao sei com tem gent que ainda nao acredita em Deus, esse lugar é perfeito com certeza irei passa minha lua de mel ai nesse pedacinho do paraiso.!!!!!

 

Andressa

 postado: 17/3/2009 13:58:11editar

Olá eu estou querendo ir pra noronha na primeira semana de junho , voce acha uma boa data. e quantos dias sao necessarios para aproveitar toda a beleza que Noronha ofereçe. Os passeios de barco e os mergulhos sao muito caros:??? voce pode me passar uma ideia de preços pra eu saber quanto dinheiro levar ??
Obrigada, adorei sua reportagem .Abraços

Acho uma ótima data! Pra conhecer a ilha e depois relaxar e curtir a melhores praias, recomendo uma semana. não menos que isso.
Quanto aos preço, melhor entrar em contato com as operadoras.
Abraço!

Marli Sona

 postado: 30/3/2009 08:20:30editar

Oi, são ótimas suas dicas, iremos em 11/11 a 19/11/09
é um bom mes ? ia em outubro mas tive que adiar, pena!
A pousada do Beco fica perto da praia e dá para fazer varios passeios a pé , principalmente no centrinho?
Estou em duvida entre as Pousadas Vale e do Beco, o que acha ? Obrigada.

Acho uma boa época sim. Talvez um período bem quente e seco. As duas pousadas tem boa localizaçãosão muito boas, recomendo entrar no seus sites.
Abraço.

rodrigo

 postado: 14/4/2009 23:22:12editar

Adorei o site , estou indo dia 9/6 a 17..
As pousadas domiciliares com as sueste, agulhão ...devem algo para as indicadas acima?
obrigado e até junhooo

A do Sueste fica bem isolada do centro, mas é uma ótima pousada. A agulhão eu particularmente não conheço.
Abraço.

patricia

 postado: 21/4/2009 20:51:45editar

OI.VOU PARA NORONHA DO MÊS DE OUTUBRO.NO ROTEIRO SO VOU FICAR 3 NOITES NA ILHA, QUAIS OS PASSEIOS QUE VOCÊ INDICA?

Par três dias na ilha eu faria o Ilhatur, passeio de barco e teria um dia livre pra curtir uma praia com calma, talvez a praia da conceição, próxima ao centro.
Abraço.

Débora

 postado: 6/5/2009 00:10:42editar

Oi,
queria ir pra Noronha pra mergulhar agora no final de maio. Será que ainda está chovendo muito nessa época?
é que não posso tirar férias depois de julho. Já estive lá em 2004 e concordo com o João. Na época minha vontade foi largar tudo e ficar lá, mas não tive a perseverança dele.

Oi Débora, neste ano, como no ano passado as chuvas estão bem intensas neste período, eu adiaria para depois de julho e você irá na mais bela época (entre julho e setembro). Mar calmo, vento fresco e muitas belezas a serem exploradas. Boa Viagem!

lourdes sampaio

 postado: 3/6/2009 13:40:58editar

qual companhia é mehor - Varig ou Trip?

A Varig possui uma maior aeronave e chega 20 minutos mais rápido.

lincon

 postado: 20/9/2009 09:25:52editar

ola!!! bom dia!!! minha namorada reservou a pousada da morena em 04/01 a 09/01...e uma boa pousada??? a época é boa...no mais ,grato pelas dicas e comprarei o livro q adorei...abçs

 

carmen maria pucci

 postado: 30/10/2009 13:55:37editar

Fui em outubro e a vegetação estava um pouco seca, mas mesmo assim foi maravilhoso. Quem está pretendendo ir deve fazer os passeios com guia e depois alugar um carro para poder refazer tudo de novo. Eu tenho medo de água e não sei nadar, mas venci o medo e fiz o mergulho, que foi uma experiência que jamais esquecerei.

O passeio com guia é o Ilhatur. Recomendo fazer com um bugueiro particular. Conhecer a ilha a pé é uma boa dica para quem não quer emitir CO2 e ver a ilha com mais calma.
Abraços!

Milene

 postado: 4/11/2009 23:34:40editar

Adorei as dicas!
Realmente você foi dez em divulga-las com tantos detalhes!
Só não fiquei tão feliz em relação aos melhores meses para se conhecer Noronha pois minha passagem já está marcada para 15/11.
Meus parabéns pela iniciativa!
Lindas fotos João Vianna!

Certeza que ará uma linda viagem, mesmo send em novembro.
Abraço!

Bruna

 postado: 1/12/2009 13:25:19editar

Ola! estou saindo de férias agora dia 14 e pensei em ir com meu marido, vc acha que será bom, ou melhor deixar para o meio do ano que vem ??
As fotos são fabulosas!!

 

Maria Aparecida Souza

 postado: 2/12/2009 23:02:13editar

Estive em Noronha em novembro de 2009.É LINDÍSSIMO .
os passeios sao maravilhosos , o povo è atencioso.
Só nao gostei da Pousada Alvorada. Sao muito agradáveis ,principalmente a dona, mas a Pousada necessita de mais cuidados. O quarto tinha mal cheiro, os banheiros apresentavam o box sem limpar há muito tempo, o café da manha ruim.
Mas o restNTE FOI MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

 

Marcela

 postado: 5/1/2010 21:58:24editar

Adorei as imagens, são lindas mesmo, agora só indo para conferir. Estou querendo passar a lua de mel no mês de junho, o que acha desse mês para ir em Fernando de Noronha? Eu e meu noivo adoramos mergulhar.O que acha? Obrigada!!!

 

C@rol

 postado: 10/1/2010 11:49:54editar

Amélia, já estive em Noronha há 3 anos e estou com nova viagem marcada para Fevereiro. Parabéns pela reportagem, um dos melhores roteiros que encontrei na net sobre esse paraíso. Aproveito para deixar uma dica, jantar na Palhoça da Colina, precisa reservar, mas é uma experiência imperdível! O nativo Tinho e sua esposa, recebem como ninguém! Peixe, polvo ou Lagosta fresquinhos e grelhados... hum tudo a ver com Noronha!!!

 

roseli

 postado: 24/1/2010 22:35:41editar

amei as dicas, sinto até vontade de conhecer,e em julho pego ferias de uma semana e seria incrível,vou me informar com alguma operadora e quem sabe.

 

LunaBH

 postado: 3/2/2010 12:04:52editar

Realmente dicas válidas, interessantes e fotos belissimas. Deu até vontade de ir conhecer. Mas ... dá pra ir sozinha? Já não tenho mais 30(nem 40)anos. Ir após o carnaval ainda é periodo favorável? Onde é melhor ficar? Conto com a sua sugestão. Parabéns pelo site.

VAI!!!

Jonathas Souza

 postado: 5/2/2010 14:58:52editar

Gostei das dicas.
Ficou mais facio planejar os dias
estou indo com a namorada em um cruzeiro dia 28/02
valeu!

 

Renato Picarelli

 postado: 19/3/2010 12:35:30editar

Também sou fotografo e é gratificante ver um companheiro de profissão realizando um trabalho tão maravilhoso como este. Deixo aqui meus parabéns para João Vianna cujo trabalho acompanho desde que vi uma matéria dele na revista fotografe melhor. Amélia parabéns a você também pelos ótimos textos desenolvidos em seu trabalho.

Um abraço aos dois e que muitos outro trabalhos como este estejam em seus caminhos.

Olá Renato! Obrigado mesmo pelos elogios. Digo que sou fotógrafo amador, ou seja, fotografo por amor e esse é, pra mim, a melhor motivação em fotografar.
Grande abraço!

Roberto

 postado: 18/4/2010 20:25:03editar

parabens pelo sites e pelas dicas !!!
vou com minha esposa pela 1a vez em julho e ficaremos 7 dias !!!
tá duro apenas escolher as pousadas ... estamos na duvida entre a pousada do vale, beco de noronha e dolphin hotel !! as diarias mudam um pouco, mas p/ quem já está gastando, às vezes com pensa gastar um pouco mais por uma melhor hospedagem !
o que vc acha ?
obrigado e parabens novamente pelo excelente site !!!
Roberto

Recomendo ou A beco de Noronha ou a Pousada do Vale. Abraço!

Rosana

 postado: 22/7/2010 14:00:44editar

Oi!!Vou c meu marido e filho de 15 anos em outubro p Noronha...mas por td que li já me arrependi de ter fechado o pacote em apenas 3 dias na ilha!!!Com as dicas, não quero perder o por do sol, passeio de barco, o mergulho e principalmente ver os golfinhos que é o nosso sonho! Tem alguma dica especial para esta ocasião?

Sinceramente,
Nunca viajei com pacotes, detesto turismo em massa. Noronha pode-se programar uma viagem bem melhor sem as operadoras ou estudar um roteiro na ilha com as operadoras locais.
você está pagando! Negocie mais dias em Noronha.Três dias será muito pouco pra desfrutar de um dos lugares mais lindos do Mundo! Para muitos essa viagem é a realização de um sonho, vocês merece um sonho que não vão te acordar tão cedo!!!
Abraço!!!

Ludmila

 postado: 29/8/2010 14:48:25editar

Ola... adorei o site.. mto bom... estou indo a Noronha dia 13 de setembro pra ficar ate o dia 20... li em uma parte que em certos lugares eles nao alugam os ``instrumentos`` pra mergulho. estou preocupada com isso. rs... como funciona? é melhor levar e nao correr riscos?

Tem vários lugares pra alugar, pode procurar meu amigo Túlio no Bar do meio, ela faz um ótimo precinho!

Lula Silva

 postado: 3/9/2010 09:02:02editar

Quem não gosta de peixe em Noronha experimente.

Me tornei vegetariano!

Valdeane

 postado: 3/9/2010 17:59:58editar

Oi!! Em março vou para Noronha em lua de mel, e só pra não passar por algum imprevisto gostaria de saber +- quanto em dinheiro devemos levar. Adorei as dicas e passeios.

 

Conceição Macedo/João Pessoa Pb

 postado: 16/9/2010 22:42:18editar

Quero antes que tudo parabenizar o João e a Amélia por tão interessante roteiro. Viajo dia 30/10/2010 para Noronha realizando um grande sonho. Este roteiro foi maravilhoso vai me oritntar demais.Gostaria de passar mais dias mas não consegui, encontrei este pacote de três noites e quatro dias.Espero aproveitar o máximo

Desejamos uma ótima viagem!!!
Três dias em Noronha, ishh, esses pacotes!!!

lucas

 postado: 21/9/2010 22:02:12editar

Parabéns pela iniciativa.

No meu planejamento irei pra noronha em novembro de 2011.

Grande Abraço!

Obrigado Lucas!

Eros C.G. MS

 postado: 2/10/2010 13:18:06editar

Olá Amélia ,
Estou fazendo 25 anos de casada em fevereiro 2011 e estou pensando em ir para Noronha. Há muito tempo sonho em fazer esta viagem. Quero passar 8 dias. Sou mergulhadora e quero fazer alguns mergulhos. Comecei a ler tudo sobre Noronha e vi o seu roteiro e achei um dos melhores roteiros que encontrei na net sobre esse paraíso. Acho muito legal dividir experiências com outras pessoas e sei que isso exige tempo e dedicação. Parabéns. Quero ir por conta própria, mas estou apreensiva. Ainda não escolhi a data, mas acho que vou depois de julho por conta dos melhores mergulhos. Qual a época com os melhores preços? Será que vou conseguir fazer este roteiro sozinha e aproveitar tudo que a ilha tem para me oferecer? Se puder me ajudar eu desde já agradeço.
Um abraço.
EROS

Olá Eros,
Noronha será, posso dizer sem medo, a melhor viagem da sua vida!
8 dias em Noronha é um tempo ótimo. Uma ótima época pra você ir é mesmo entre junho e outubro, normalmente o mar está calmo e a visibilidade ótima. Depois de setembro melhor ainda pois o vento tente a deixar melhores condições no mar-de-fora, onde acontecem os melhores mergulhos.
Por experiência, para obter os melhores preços na lha convém dar uma boa pesquisada em opções de pousadas com antecedência direto com as pousadas. Não recomendo que faça pacotes já que você tem tempo. Procure as operadoras no local e pode penchinchar!!!
Ah! estou lançando um guia fotográfico com o melhor da ilha - Fernando de Noronha - Praias e mirantes. Procure aqui mesmo no site em Fernando de Noronha - roteiros e dicas 2.
Uma ótima viagem.
João Vianna

KATIA

 postado: 8/10/2010 14:59:11editar

JÁ FIZ MUITAS PESQUISAS SOBRE NORONHA AGORA O LIVRO E A FORMA DE GUIAR DESSE RAPAZ É ESPETACULAR
MUITO OBRIGADO POR TUDO SUAS DICAS FINALIZARAM MINHA VIAGEM
JA ESTOU PRONTA ABRAÇOS
DO CEARÁ

Obrigado!!!
João Vianna.

ANA

 postado: 21/10/2010 10:57:09editar

ESTÁ DE PARABÉNS PELAS FOTOS, ESTÃO MARAVILHOSAS!!!! VOU PARA NORONHA COM MARIDO E 1 CASAL DE AMIGOS.CHEGO ÁS 15:00hs DO DIA 10/11/10, COM PARTIDA DIA 16/11/10 ÁS 16:00hs. SÃO MUITAS OPÇÕES DE PASSEIOS,SERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR NO ROTEIRO? QUAIS AS TRILHAS QUE PRECISO DE GUIAS?
DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO,
ANA

A maioria das trilhas não precisa de Guia, a das piscinas naturais e praia do Atalaia é a mais frequentemente realizada pelos visitante com guia, as do mar-de-dentro, que compreende a maioria das trilhas são auto-guiadas. Recomendo o Guia de praias e mirante que acabei de publicar, está a venda nas lojas da ilha.
Boa Viagem!

José e Ana

 postado: 25/10/2010 10:51:06editar

o Arquipelago dispensa comentarios, as riquezas estão em tudo que é parte, nos detalhes vemos as diferenças, FANTASTICO.
tambem mudei minha concepção sobre peixe, num restaurante na vila dos remedios no centro da ilha acho que se chama Vila. Recomendamos.

 

Felipe Brito

 postado: 8/11/2010 13:14:01editar

Olá. Sempre foi um sonho conhecer Noronha, mas sempre me pareceu um sonho impossível. Sempre que tentava utilizar milhas não conseguia vaga, e como os preços são elevados não dava para bancar também o aéreo, já que fujo de pacotes.

Pois bem, consegui 10 dias de 23/02 a 05/03, sei que não é o período ideal, mas falaram que o mar de fora fica um pouco mais calmo, é verdade?

Poderia sugerir um local mais em conta para me hospedar?

Não tenho câmera digital submarina, mas tenho uma tradicional, bem simples. Sugere utilizar iso 400 ou 800? quando comprei a câmera, veio com um iso 800, mas acho que o filme estava velho, pois a qualidade das fotos saiu muito ruim, inclusive as cores...

Obrigado!

Oi Felipe,
só de estar realizando este sonho já vale muito!
Certeza que fará uma ótima viagem. Uma pousada bem em conta é a Pousada Golfinho, fala com a Graça, ela faz até 60,00 a diária.
Sugiro utilizar ISO 100 ou 200 pois lá a luminosiade é muito alta.
Abraço!

Carla

 postado: 26/12/2010 13:10:28editar

Olá, foi o melhor comentário que tive o prazer de ler até agora. Já salvei e com certeza vou seguir grande parte do roteiro. PARABÉNS. Estou indo a Fernando de Noronha dia 26/06/2011 e fico 07 dias. Tenho um pouco de receio apenas com o tempo chuvoso, mas com certeza não vai impedir de aproveitar aquele paraíso. Estou com um grande dilema e necessito de uma ajudinha se possível - HOSPEDAGHEM - não preciso de luxo, mas gosto de lugares que oferecem conforto e aconchego, e estes lugares em FN custam o mesmo que hotéis de luxo pelo mundo afora, "preço de São Paulo com serviço de nordeste" assim definiu uma viajante. Estou olhando 02 pousadas - Zé Maria (apt std) não posso pagar bangalô, e a Pedras Secas (suite superior vista mar), a Zé Maria tem a vantagem de uma piscina para depois de um dia escaldante e muita agua salgada, mas dizem que os apartamentos são minúsculos...meu orçamento para hospedagem de 07 dias e 06 noites gira em torno de R$3.000,00/R$3.500,00. Vc que conhece muito bem FN pode indicar algo do nível, e que, com certeza vou ficar bem acomodada.
Obrigada,
Carla

Oi Carla!
Você vai pegar uma época maravihosa! Ailha deverá estar linda, bem VERDE, com o mar bem calmo... E poderá fazer um passeio de barco de graça! É que no dia 28 é a Festa se São Pedro e acontece uma grande festa com missa, procissão marítima e festa no porto, tudo de graça!!!
Recomendo a Pousada Beco de Noronha, super aconchegante e também a pousada "Casa Blue".
Grande abraço!

Maira Egito

 postado: 17/3/2011 15:08:51editar

Olá
Fui em Noronha em 2006 e me apaixonei. Mas fui trabalhar no manguezal do sueste e infelizmente, não tive muita oportunidade de passear.
Eu e meu marido estamos indo no dia 12 de abril de 2011, ficando até o dia 17. Achamos uma pousada na Vila dos Remédios com um preço incrível, a Pousada do Tubarão, vc conheçe? Estamos com o orçamento super pequeno, por isso, todas as dicas são válidas. Adorei saber que podemos fazer trilhas sem guias, pois as mesmas são alto guiadas, mas, quais são elas? Outra dúvida que tenho é em relação as refeições. Existem locais baratinhos para almoçar? Um abraço e seu trabalho está lindo e esse roteiro instigante demais! Me animou muito mais!!
Maira Egito - Olinda

 

Manuelly

 postado: 5/4/2011 15:09:45editar

Olá! Adorei suas dicas elas me ajudaram a compreender um pouco do que irei conhecer. A minha viagem tão sonhada irá acontecer em um período não tão bom 07/04/2011 á 10/04/2011 além do tempo ser bastante curto, o período não é um dos mais favoráveis, mais, eu e meu esposo ganhamos essa viagem. Então não podemos muito escolher a data da viagem. Espero cutir bastante essa ilha paradisiaca.

 

Geraldine

 postado: 30/5/2011 20:26:50editar

Amei!!! Faltam 5 meses para minha viagem e lendo isso tudo fiquei muito mais empolgada, parabéns!!! Fantástico!!!

 

Roberta

 postado: 14/7/2011 02:21:16editar

Olá! Primeiramente gostaria de dizer que adorei todas as dicas! Viajaremos dia 7/08/11 e estamos mto ansiosos! Será que é uma época boa? E quanto as pousadas domiciliares, vc tem alguma sugestão? Obrigada Roberta.

 

Bianca

 postado: 14/7/2011 18:30:31editar

vou viajar em agosto e estava pensando em dividir recife com fernando de noronha, acha possive? e qtos dias reservaria para FN sendo que meu pacote sera de 7 dias

 

Caroline

 postado: 7/9/2011 23:50:18editar

Olá!! Adorei o site e todas as dicas! Estou pretendendo ir a Noronha com meu namorado de 13 a 20 de Outubro e pelo que já vi acima é uma boa época, certo?? Estamos olhando hospedagens e passeios. Vocês conhecem a pousada da Carmô?? Tem alguma referência sobre ela??
E o batismo, tem idéia de quanto fica??
Também vi acima que o ideal é levar dinheiro em espécie porque nem todos os lugares aceitam cartão. Quanto seria recomendado levar, levando em consideração o período que ficaremos, os passeios e tudo o mais??
Desde já super obrigada pelas dicas!!
Caroline

 

Ana Paula

 postado: 9/9/2011 06:58:36editar

Olá João,
Estou indo para Noronha com meu marido e um casal de amigos no dia 13/09 (isso mesmo na próxima terça-feira). Adorei o seu site parabéns pelas dicas. Estou quase fechando um pacote de passeios pois estou muito insegura em fechar na Ilha. Gostaria de sua ajuda se possível.

Abraços,
Ana Paula

 

Roberto

 postado: 5/1/2012 11:36:48editar

Abraços e parabéns pelo lindo trabalho!

 

Rachel

 postado: 9/1/2012 02:22:22editar

Olá...
Estou planejando conhecer Noronha em maio.
Tenho uma supertição. As viagens com lua cheia sempre tem algo a mais... enfim...

Ah Parabéns pelas fotos, são lindas!!!
Bj

 

Karla RJ

 postado: 8/9/2012 20:19:45editar

Olá obrigada pelas dicas. Estive lá agosto.2012. É maravilhoso. Quero contribuir com dicas para os próximos visitantes: o que não pode faltar: snorkel, tênis, filtro solar, chapéu, óculos escuro, agua, roupa banho, camera, chinelo. Não leve muita roupa. Lá é calor. As melhores praias: Cacimba Padre, Porcos e Sancho. Vá no mirante dos Golfinhos. A Ilha é bem pequena, bastam 5 dias para vc conhece-la a vontade. Golfinhos somente são vistos no passeio de barco (OTIMO). Mergulho com cilindro é legal, mas vc verá os mesmos animais com snorkel (com sorte). A caminhada do Atalaia tem a curta e a longa - fiz a longa mas não recomendo... muito cansativa e sem novidades entre a curta e a longa. Faça a curta. Dá para conhecer toda a ilha de onibus+pé+carona, mas se a disposição for pouca ALUGUE BUGRE. Os restaurantes são nota 7. Melhores que conheci: Edilma, Italiano na praia cachorro, Bar do Cachorro, São Miguel.
NÃO DEIXE DE CONHECER ESTE LUGAR!
Critica: é uma ilha super turística, cheia de gringos e os Ilheus não falam nenhuma palavra em inglês. Ilheus motivem-se para aprender ingles e com isso ganhar mais.

 

Karla RJ

 postado: 8/9/2012 20:26:16editar

POUSADA: fiquei na Pousada Solar das Andorinhas - Vila dos Remedios - bem localizada, simples e bem limpinha. Recepção atenciosa. (Beth e Ana Paula). Bom café da manhã. Critica: se tiver um vizinho de quarto barulhento vc escuta. Abraço.

 

Luciana

 postado: 1/11/2012 15:07:39editar

Olá, também gostei muito do que li. Estou há alguns dias lendo sobre a ilha, em sites, blogs, etc... e vc o fez de forma muito organizada, esclarecedora.
Estamos indo sem agência na próxima terça feira e pelo que percebi alguns lugares e mesmo os passeios devem ter a presença de um guia. Sofro de pensar que serei abordada por um bando de gente e que não saberei se são pessoas legais, que farão um passeio gostoso conosco (eu e meu marido). Também tenho receio de que nos cobrem preços extorsivos. Vc poderia me dar a dica de algum guia para eu contratar? Vc acha que devo falar com ele ou eles antes de chegar à ilha?
Muito obrigada,
Kycuaba

 

Marcia Gebara

 postado: 25/2/2013 21:18:29editar

Oie, adorei seu blog.
Comprei a minha passagem para 02/05 a 11/05/2013.
Estou morrendo de medo de chover muito ,pois dizem que chove muito nessa epoca.
O que vc acha???
Obrigada

Pense positivo!!! Visualize sua viagem cheia de Sol, Luz, Paz, Alegria!!!

Marcia Gebara

 postado: 2/3/2013 01:01:46editar

Oie, obrigada por ter respondido meinha pergunta anterios.
Gostaria de saber se eu levar uma maquina que tenho (dados abaixo) conseguirei fazer boas fotos ou terei necessidade de alugar uma la.
Sony
Cyber-short
exmo R waterproof
dsc-TX10
Obrigada,
Marcia

Oi Marcia, desculpe mas não conheço este equipamento. De qualquer maneira isto é bem relativo. Sou fotógrafo profissional e muito exigente com imagens... talvez para o que você almeja este equipamento seja suficiente.
Abraço!


 

Últimos boletins

Veja também

As Belezas de Ubatuba e a PermaculturaLixo oceânico nas praias de Fernando de Noronha

 

editar    editar    editar    9.489 visitas    91 comentários