Pacata Santo André (BA)

Próximo a Porto Seguro a tranquilidade da pequena e aconchegante Santo André

  
  
Rio João de Tiba

“Conta a lenda que há um Santo André de ouro guardado no fundo dessas terras. O santo foi trazido por um padre temeroso que a imagem desaparecesse como tantas outras da sua Igreja... Em Vila de Santo André tem algo que não vemos e nem tocamos. Apenas sentimos como o brilho do ouro no fundo da terra.”
Tirei essa descrição do site oficial de Santo André por contar a possível origem do nome mas porque descreve em perfeição o ar poético que se sente naquele lugar. Tem mesmo algo que não vemos e não tocamos, só sentimos. A vibração é muito positiva. As pessoas tem alguma coisa de especial. E Santo André é só mais um carimbo do quanto a Bahia é linda de morrer!

Arrecifes

Fica há 25 km de Porto Seguro, pertence ao distrito de Santa Cruz Cabrália e pra chegar lá é preciso atravessar o rio de balsa. A vila de pescadores, que basicamente consiste de 1 rua principal, é uma enseada com um trecho voltado para o mar e o outro para o rio João de Tiba.
O lugar ainda é pouco explorado e esperamos que assim permaneça. Me parece que as pessoas que moram lá, muitas delas com suas histórias citadas nesse site que indico acima, têm consciência da importância de se proteger a natureza para manter a qualidade de vida. Mesmo assim, todos os dias na hora do almoço chega a chalana da CVC com mais de 100 pessoas que desembarcam na praia pra passar mais ou menos 2 horas comendo, bebendo e curtindo. O som é altíssimo e a bagunça é grande. Faz parte, são muitos os que vivem do turismo, mas que dá um medo da “farofa” se tornar o prato principal, ah dá!

O ponto negativo da nossa visita à Santo André foi que o João pegou uma virose e teve febre. Isso fez com que a gente acabasse passando muitas horas dentro do chalé que alugamos. Ainda bem que estávamos bem instalados.
Acho que na nossa viagem tem vários anjos nos acompanhando. Um dos mais presentes é o “anjo da hospedaria”! A gente só arranja lugares muito bons pra se hospedar. Sempre com um preço mais do que acessível, são lugares confortáveis, limpos, cheios de estrutura e em localizações privilegiadas!

Quintal Tropical

Em Santo André nos hospedamos no Quintal Tropical - da Gracinha. A Graça é uma Amazonense/Carioca que mora em Santo André há mais de 15 anos. Ela, junto com seu marido Celso, tocam esse lugar lindo que, alem de duas cabanas para aluguel, servem um café da manhã que é digno de hotel 5 estrelas. Tem todas as frutas possíveis, sucos naturais feitos na hora, queijo, geléia caseira, além de um pão integral que a Graça mesma faz. Delicioso! As cabanas são muito aconchegantes, com camas enormes e o casal fez questão de nos receber como amigos.

Anotem aí a indicação do lugar pra ficar quando visitarem Santo André (o preço é excelente!):
Quintal Tropical Chalé
Email: celso-paternostro@hotmail.com
Fone: (73) 99655373 / (73) 99999487 (Graça ou Celso)
End: Rua Beira Rio S/N – Santo André

Guaiú

Nos dias em que o João melhorou da febre, passeamos pelas praias de Santo André e da Ponta de Santo Antonio (juntas parecem uma única e extensa praia) e fomos até a Guaiú outra praia linda que fica há mais ou menos 17 km de Santo André. Dizem que a Mogiquiçaba, há 25 km, também vale a visitação, mas essa teremos que deixar pra depois porque o sol forte e o calor não estão para brincadeira!

Santo André

Outro passeio muito recomendado que acabamos não podendo fazer é o passeio de barco para mergulhar nos corais de Araripe e Coroa Alto. Vai ter que ficar pra próxima. Mas só a praia de Santo André já vale a pena. Quando a maré tá baixa, ela forma várias piscinas naturais que são deliciosas. Vale a pena também alugar um caiaque pra remar pelo manguezal.
Até a próxima Santo André!

  
  

Publicado por em

Vera

Vera

01/11/2010 20:18:00
agradecer a francine o carinho c q ela fala da gente e do jambo sana.
valeu tb a tua presença aqui francine. apareça mais.
bjuuus

Camargo

Camargo

03/07/2010 20:30:40
simplesmente maravilhoso tudo que tem por lá, amei isso na festa dos 500 anos estive lá e voltei lá mais uma vez 3 anos depois,vale a pena sair da tradicionbal porto seguro.
alugue um carro e vai e curta numa boa...vale a pena levar seu rango dia de semana a praia é deserta.

FRANCISCO E VAL

FRANCISCO E VAL

03/03/2010 19:47:54
Olá pessoal. Pela segunda vez que estivemos em Sto Andre tivemos a certeza de que se trata de fato de um paraíso. Lugar tranquilo e aconchegante onde ao acordar podemos ouvir a diversidade de pássaros a cantar ou ainda o som das ondas vindas do mar. Nos hospedamos na Pousada Gaivota( Ana e Aluízio), pessoas agradáveis e que recepcionam seus hóspedes com extremo carinho e atenção. A saudade daquele recanto é grande. Até breve SANTO ANDRÉ! e um gde abraço a Ana e Aluízio
Chico/Val e família.

Fernanda Ferreira Morais

Fernanda Ferreira Morais

13/01/2010 20:59:03
Esta será a terceira vez que vamos para Santo André. è o nosso paraíso! Ficamos sempre na Pousada Ponta de Santo André, onde somos muito bem recebidos pela Leila e pelo Rogério, proprietários. A Leila é mineira e o André uma mistura de carioca, mineiro e baiano. A pousada fica na barra do rio João de Tiba, a comida é maravilhosa. O restaurante é comandado pessoalmente pelo Rogério, o peixe ao molho de maracujá é explêndido! Recomendamos para todos que querem muito descanso, sossego e paz, sem gastar muito! Entrem no site:stoandre.com.br

ADILSON E ANA LÚCIA

ADILSON E ANA LÚCIA

14/05/2009 22:30:27
CONHECEMOS MUITO BEM A VILA DE STO.ANDRÉ - BA, ALIÁS HA BASTANTE TEMPO, DESDE 1988, QUANDO ERA BEM PRIMITIVA E PURA, ALÍ NESSA ÉPOCA SÓ VIVIAM ALGUNS POUCOS PESCADORES E SUAS FAMÍLIAS. MEU IRMÃO AMILCAR CONSTRUIU ALÍ UMA MARAVILHOSA POUSADA CHAMADA DE "TRIBO DA PRAIA, ONDE HOJE É O O ENORME HOTEL "COSTABRASILIS",
ALGUNS ANOS DEPOIS ELE VENDEU A POUSADA. TIVEMOS TAMBÉM UMA LINDA CASA, BEM EM FRENTE A FOZ DO RIO JOÃO DE TIBA PERTO DOS RESTAURANTES GAIVOTA E PORTO DAS CANOAS. CURTIMOS MUITO ESSE MARAVILHOSO LUGAR, REMAMOS MUITO CAIAQUE (EU TINHA TRÊS). SUBI VÁRIAS VEZES O RIO STO.ANTONIO APRECIANDO PAISAGENS INESQUECÍVEIS. CONHECEMOS A GRACINHA DESDE QUANDO ELA CHEGOU EM SANTO ANDRÉ, É UMA ÓTIMA PESSOA E FIQUEI FELIZ DE QUE ESTEJA PROSPERANDO E ATENDENDO BEM OS INUMEROS TURISTAS QUE PASSEIAM POR LÁ. FICAMOS COM NOSSA CASA DE 94 ATÉ 2005, QUANDO A VENDEMOS EM RAZÃO DA MOVIMENTAÇÃO MUITO GRANDE DE TURISTAS E O SOSSEGO E O SILÊNCIO QUE TINHAMOS ACABOU, MAS FOI MAIS CULPA DE NÓS MESMOS QUE FOMOS CONSTRUIR EM FRENTE A PRAIA NUM LUGAR POTENCIALMENTE TURÍSTICO. SÓ VAMOS AGORA PARA PASSEAR E CURTIR POR ALGUNS DIAS E REVER OS MUITOS AMIGOS QUE DEIXAMOS POR LÁ, COMO A GRACINHA, A CARMEN, O PAULO DO MERCADINHO, O ALUÍZIO E A ANA DO 'GAIVOTA" A REGINA DO PORTO DAS CANOAS, O NELSON DO "JAMBOSANA" E MUITOS OUTROS, ALIÁS TAMBEM MUITOS NATIVOS COMO O CARLINDO DO BARCO QUE LEVA AS "COROAS" DO ARARIPE E ALTA. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Francine Cavalcanti

Francine Cavalcanti

18/02/2009 11:41:57
Muito bom ler esses comentários...Acabei de passar o reveillon em Santo André....Esse ano um casal do Rio de Janeiro resolveu casar lá e cariocada apareceu em peso pra homenagear...foi tudo lindo!!!!
O café da manhã da Gracinha é realmente sensacional..e o preço é realmente barato....tomamos todos os dias lá!!
Uma outra dica pra quem quiser gastar menos ainda é o camping do Jambosana, da Vera e do Nelson...a Vera é uma carioca de Santa Teresa que se apaixonou por um pescador de Santo André e ficou lá até hoje..

O comentário sobre as pessoas também é verídico!! Santo André só tem personagens!!!!

Se tiverem oportunidade não deixem de conhecer esse lugar mágico...mas não divulguem muito, viu???

Abraços,

Francine

Fabianne Ykemoto

Fabianne Ykemoto

18/02/2009 07:16:46
Vocês encontraram realmente um tesouro! E quase intocado! Gosto de lugares assim! Falta apenas conseguir umas férias e me deliciar nesse paraíso!

Marcelo Maestrelli

Marcelo Maestrelli

16/02/2009 23:02:53
Oi João e Amélia. Bela dica!
Estive em Santo Antônio e Santo André há exatos 20 anos atrás... é lindo de morrer mesmo!
Agora que estou com o pé (ou melhor, as rodas) na estrada, pretendo passar lá de novo.
Valeu!
Abs