As fotos falam ?

`A foto tem que falar por si mesma` ... Quando o Victor, amigo e fotógrafo experiente, passou algumas horas observando minhas fotos e me disse esta frase, achei que havia entendido tudo. É simples, pensei. Todas as fotos falam por si mesmas. É só olha

  
  

`A foto tem que falar por si mesma` ...

Quando o Victor, amigo e fotógrafo experiente, passou algumas horas observando minhas fotos e me disse esta frase, achei que havia entendido tudo. É simples, pensei. Todas as fotos falam por si mesmas. É só olhar e ler a mensagem subliminar. Eu sei o que eu quis dizer no momento do `clic`, e me lembro bem do frio que fazia naquele fim de tarde, e da dificuldade que foi entrar naquele monastério, e dos monges que circulavam sem parar. Isso não basta ?

Não. Não basta. Não há uma legenda no rodapé da foto, dizendo `5 graus negativos, tempo de espera de 1h35`, só o 14º monge sorriu para mim e deixou ser fotografado`.

É por isso que as fotos têm que falar por si mesmas. Entendeu ?

Ainda não. Sou teimosa ! Só fui compreender o que o Victor queria dizer com isso quando fizemos um workshop fotográfico - ele, Iveth, Luciana e eu - um trekking ao Pico dos Marins (SP). Caminhei ao lado dele, tirei as mesmas fotos, usei a mesma fotometragem, fiz o mesmo enquadramento.

Mas qual não foi minha decepção ao ver que o resultado foi COMPLETAMENTE DIFERENTE !!!! As fotos dele falavam mais do que as minhas ... outra forma de aproveitar a luz ... um detalhe diferente no enquadramento ... um segundo a mais diante do por do sol.

Nesta comparação, entendi a dica do mestre !

Agora, é só lembrar disso nas trilhas de Upper Mustang e caprichar nas `vozes`, pois as fotos falam !

Veremos juntos os resultados na volta.

Abraços,

Sandra Palma

  
  

Publicado por em