Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses Os Lençóis Maranhenses é uma enorme área que fica a leste de São Luís, distante uns 200 km da capital maranhense. O grande lance dos Lençóis é a mistura entre calor, areia e água doce, e passear a bordo de um barco pelo Rio Preguiç

  
  

Os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses é uma enorme área que fica a leste de São Luís, distante uns 200 km da capital maranhense. O grande lance dos Lençóis é a mistura entre calor, areia e água doce, e passear a bordo de um barco pelo Rio Preguiças é uma das atrações locais.

Outra também é caminhar pelas Dunas, em meio à areia que parece não ter fim, mergulhando ora numa lagoa, ora noutra. Infelizmente, pela seca atual, quase todas as lagoas estão secas, o que prejudica muito a visitação. Se vier para Lençóis nesta época, prefira o passeio de barco até Caburé – um lugar lindíssimo que vale não só a visitação, mas semanas e semanas de estadia (quando você estiver lá, vai entender o porquê).

O Parque Nacional
O Parque Nacional de Lençóis Maranhenses vem ganhando notoriedade agora. Os turistas gringos já conheciam o local antes dos brasileiros, que só agora estão se rendendo às belezas do Parque Nacional. A entrada é gratuita, mas a presença de um guia é obrigatória. Há algumas agências que organizam passeios pelos Lençóis, seja por terra nas Toyotas Bandeirantes, seja pelo ar em pequenos aviões, seja pela água em modestas embarcações.

O Caminho
De S. Luís, pega-se uma estrada de asfalto novinha e 230 km depois você está em Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis. Fique atento com o carro, pois não há nada por pelo menos 100km – e o celular também não pega. A estrada é nova, tem pouco mais de um ano e, junto da novela O Clone, é considerada pelo povo local como um fator que levou a exploração do turismo regional a crescer muito em 2002.

Onde ficar
Em Lençóis há muitas opções de estadia, do camping selvagem, passando por modestas e confortáveis pousadas (diárias de R$ 15,00 com café da manhã), chegando a hotéis mais caros e pousadas belíssimas em Caburé.

  
  

Publicado por em