A Preparação

Elaborar projetos que envolvem órgãos Federais é sempre uma tarefa complicada.

  
  

Elaborar projetos que envolvem órgãos Federais é sempre uma tarefa complicada. Quando comecei a pensar no projeto Parques Nacionais do Brasil, não imaginava que teria pela frente uma grande burocracia para conseguir uma autorização para entrar e pernoitar nos parques. Foram 6 meses de telefonemas, e-mails, negociações, envio de projeto e currículo até receber o ofício autorizando a entrada e a confecção de imagens das unidades. No final, percebi que ter um controle sobre as pessoas que realizam projetos deste tipo faz parte do processo.

Patrocínio

Para todos os que já estão ou pretendem estar na luta atrás de empresas que acreditam neste tipo de mídia, vão sacar em breve que esta busca é um capítulo à parte. Contatei mais de 40 empresas nacionais e multinacionais e a falta de profissionalismo é constante. Algumas delas, através de seus departamentos de marketing (que de marketing têm muito pouco), nem sequer enviam uma resposta.

Talvez este seja um recado, meio desabafo, para quem pretende executar algum projeto de aventura, para que não desanimem, lutem sempre, a persistência traz resultados. A empresa que mais acreditou no meu projeto e também traçou metas para a utilização do material foi a Kodak do Brasil, que forneceu todos os filmes da expedição, incluindo as revelações e ampliações do material que será confeccionado. Outras empresas estão apoiando apenas com equipamentos como a Canoar, Hidro 2 e By.

No momento, só tenho que agradecer estes apoios e tentar, da melhor forma possível, divulgar estas marcas por onde estiver passando, bem como nas imagens produzidas. É sempre bom salientar que os grandes aventureiros, mesmo os já conhecidos, tiveram suas primeiras empreitadas custeadas por si próprios. Posteriormente é que patrocinadores apareceram e investiram nos projetos seguintes.

Portanto este é o caminho, faça um excelente trabalho, atento para a qualidade do material que está sendo confeccionado, divulgue os apoiadores de forma correta, leal e graficamente nos padrões (logotipos) e você irá colher os frutos no futuro.

  
  

Publicado por em