PN de Superagüi - PR

A única forma de conhecer a unidade é pela água, considerando que o parque é formado pelas Ilhas das Peças, Superagüi e um pedaço no continente recentemente incorporado.

  
  

A única forma de conhecer a unidade é pela água, considerando que o parque é formado pelas Ilhas das Peças, Superagüi e um pedaço no continente recentemente incorporado. Partindo do Porto de Paranaguá ou do pequeno município de Guaraqueçaba, o visitante só terá acesso às ilhas dentro das áreas permitidas.

Município de Guaraqueçaba

Município de Guaraqueçaba
Foto: Eduardo Issa

Algumas partes das ilhas são reservas de espécies em extinção e devem ser evitadas. Nos locais permitidos é possível ver formações costeiras arenosas, Floresta Atlântica, restingas e manguezais. Sendo assim, é considerado um dos cinco ecossistemas costeiros mais notáveis do planeta. Sua fauna é bem diversificada, mas duas espécies endêmicas são as mais representativas: o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa.

Pôr do sol em duas etapas

Pôr do sol em duas etapas
Foto: Eduardo Issa

Os papagaios podem ser vistos todos os dias ao entardecer, na Ilha dos Pinheiros, aonde chegam para dormir. Com um pouco de sorte você verá os papagaios e o sol se pondo ao lado das ilhas, uma pintura da natureza. Os micos circulam dentro das matas, sempre à procura de frutas silvestres e pequenos insetos.

Eduardo Issa

Eduardo Issa

A praia deserta na Ilha de Superagüi tem 37 quilômetros de extensão e pode ser percorrida de bike ou fazendo algumas caminhadas em pequenos trechos. Por dentro das ilhas, as trilhas passam por orquídeas, liquens e também cruzam manguezais. O Ipê, Instituto de Pesquisas Ecológicas, realiza trabalhos de pesquisas com os micos, monitorando os animais pela ilha.

Mangue

Mangue
Foto: Eduardo Issa

Superagüi é, com certeza, a principal área do parque e, por ter acesso só através de embarcações, tem assegurado a sua preservação, bem como o controle de turistas que visitam as áreas do parque.

Vista geral de Superagüi

Vista geral de Superagüi
Foto: Eduardo Issa

Que continue assim !

  
  

Publicado por em