PN Lagoa do Peixe - RS

É no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul, onde está situado o escritório administrativo do IBAMA, que é responsável pela gestão do parque.

  
  

É no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul, onde está situado o escritório administrativo do IBAMA, que é responsável pela gestão do parque. Fui muito bem recebido pela D.Eda, diretora atual do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Em seguida, fui apresentado ao biólogo paulista Isaac, que me acompanhou no primeiro reconhecimento da região. Isaac foi muito atencioso e, apesar de estar há apenas 8 meses na unidade, já conhece bem os arredores dos parques.

Precioso espelho d água

Precioso espelho d água
Foto: Eduardo Issa

Mesmo com tanta beleza, alguns problemas rondam a Lagoa do Peixe, como a enorme presença de gado nas terras do parque, ou seja, cerca de 12.000 cabeças circulam livremente pela região, deteriorando o solo e destruindo ninhos de aves que ali freqüentam. Outro grande problema é a vasta faixa de pinus, árvores que foram plantadas em décadas anteriores e agora sugam muita água do solo do parque.

Beleza ameaçada pela pecuária

Beleza ameaçada pela pecuária
Foto: Eduardo Issa

Apesar destes problemas, a lagoa é um cenário belíssimo e um dos mais importantes refúgios da América do Sul para aves migratórias. Com um pouco de sorte você poderá observar Flamingos, Cisnes de pescoço negro, Marrecos e muitas outras espécies. Fique atento para a época em que as aves estão no parque, pois algumas só permanecem ali em alguns meses do ano.

O parque é refúgio para inúmeras aves

O parque é refúgio para inúmeras aves
Foto: Eduardo Issa

As estradas, bem como a sinalização do parque, são precárias – em muitos locais só se chega com veículos com tração 4 x 4. Aventura em trilhas e nos lamaçais não vai faltar, por isso é bom pegar um guia local para poder conhecer bem o parque. Algumas entradas passam por dentro de propriedades de fazendeiros que já viviam na região antes da implantação da unidade, outras passagens estão sem nenhuma marcação.

A sinalização é precária em alguns pontos

A sinalização é precária em alguns pontos
Foto: Eduardo Issa

As condições das estradas também se alteram de acordo com o vento e com a mudança da maré: um dia podem estar transitáveis e, no outro, podem virar uma armadilha ou ficarem cobertas pela água. Os próprios fiscais do IBAMA, com veículos preparados, já ficaram presos em dunas e atoleiros. Fique atento e curta este paraíso de aves no Parque Nacional mais austral do Brasil!

O parque mais austral do país!

O parque mais austral do país!
Foto: Eduardo Issa

Seguindo para o PN Aparados da Serra

São José do Norte Tavares

  
  

Publicado por em