A mágica ilha de Chiloé - 2

Isolada geograficamente e cercada por territórios Mapuches (nativos) que lutavam contra a invasão européia, a ilha de Chiloé conservou muito de seus antigos costumes. Uma prova disto são os instrumentos usados por eles na agricultura e nas tarefas diária

  
  

Isolada geograficamente e cercada por territórios Mapuches (nativos) que lutavam contra a invasão européia, a ilha de Chiloé conservou muito de seus antigos costumes. Uma prova disto são os instrumentos usados por eles na agricultura e nas tarefas diárias. Ainda são comuns o uso de trenós sem rodas, moinhos rústicos e âncoras feitas de pedra e madeira. No comércio diário usa-se uma medida padrão chamada Almud que equivale a aproximadamente 7 litros de cereais. A medida é realizada em uma caixa de madeira onde o fundo está na altura de 2/3 do seu volume. Desta maneira engenhosa, um lado da caixa vale 1 Almud, enquanto o outro vale exatamente a metade (veja figura). A Arquitetura também é uma representante viva do passado da ilha. Cerca de 90% das casas ainda são de madeira e muitas delas com telhado de palha, um excelente isolante térmico. As casas, mesmo quando construídas de tijolos, são revestidas de “Tejuelas”, pequenas pranchas de madeira com 90 cm comprimento por 15 cm de largura, que sobrepostas umas as outras protegem a habitação da chuva e do vento. Outra característica arquitetônica é a Palafita. Devido a grande diferença das marés, que chega a mais de 6 metros, os chilotas descobriram nas palafitas uma maneira prática de aproveitar o terreno da costa diariamente invadido pelo mar. A maioria delas estão situadas em Castro, a capital da ilha e a terceira cidade mais antiga do Chile. Essa vida, com intensa ligação com o mar, produziu centenas de lendas e tradições que podem ser ouvidas por toda parte, além de festas típicas com o “Festival de costumes” que acontece todo o mês de Fevereiro.
A ilha de Chiloé nos convida a um mergulho na história e na cultura do Chile. Por onde se anda, se percebe uma magia que envolve o visitante,e desperta o desejo de ficar ali para sempre, parado no tempo.

Família em Ancud - Chiloé

Família em Ancud - Chiloé
Foto: PPG

Palafitas na cidade de Castro

Palafitas na cidade de Castro
Foto: PPG

Casa coberta com tejuelas

Casa coberta com tejuelas
Foto: PPG

Esquema de uma medida de Almud

Esquema de uma medida de Almud
Foto: PPG

Caixa de Almud em feira pública

Caixa de Almud em feira pública
Foto: PPG

  
  

Publicado por em