REGIÃO DA PATAGÔNIA

Paisagens da patagônia, únicas e Impressionantes...

  
  

A Patagônia, que se estende entre o litoral do Oceano Atlântico, na Argentina, e o Pacífico, no Chile possui paisagens únicas e impressionantes,
de uma diversidade incrível. Não é à toa que, a cada ano, a Patagônia firma-se como um dos destinos mais procurados pelos ecoturistas de todo o mundo.

Região patagônica

A Patagônia é uma região de extrema variedade climática e

El Calafate

geográfica. Áridas planícies, bosques e glaciares milenares,

lagos de diferentes cores, vulcões,

rios de corredeiras e um litoral atlântico rico em fauna marinha. Apesar de cobrir uma parte significativa, tanto da Argentina quanto do Chile, menos de 5% da população desses países vive por lá, o que garante a visita a lugares praticamente intocados. Antes da colonização, os principais habitantes da Patagônia eram os índios tehuelches e mapuches, povos que, ao passar dos séculos, foram quase que totalmente dizimados.

A criação de parques nacionais e reservas naturais por toda a Patagônia garante a preservação de todos os tipos de ecossistemas encontrados por lá. Entre os parques mais visitados está o de Torres Del Paine, no Chile, que abriga um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Na Argentina, os principais são Terra do Fogo, Los Glaciares e Nahuel Huapí.

Para os amantes de esportes de aventura as opções são muitas: trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem, cavalgada e ski. Para quem procura descanso e conforto, a Patagônia abriga cidades bem estruturadas e estações de inverno de nível internacional. Alpacas, guanacos, cervos, flamingos, elefantes e lobos marinhos, pingüins e baleias são alguns dos principais representantes da fauna da região.

TERRA DOS PÉS GRANDE E DA FUMAÇA

Fernão de Magalhães foi o grande descobridor da Patagônia e da Terra do Fogo. Ainda hoje a maioria dos lugares e povos mantém os nomes dados por ele. Seu primeiro contato com os nativos se deu no porto natural de San Julian, onde encontrou um índio na praia com quase dois metros de altura. Espantado com o seu tamanho, ele o apelidou de Patagon, ou pés grandes em espanhol. Daí surgiu o nome que designaria esta remota região como Patagônia.
O nome Terra do Fogo também tem sua origem (embora parcial) neste famosos navegador. Ao atravessar pela primeira vez o estreito que leva seu nome, notou inúmeras colunas de fumaça devido as fogueiras que os indígenas faziam. Magalhães batizou aquela ilha de “Tierra del humo y fumarolas”, nome que os europeus trocaram para Terra do Fogo.

Os mais importantes destinos na Patagônia Argentina são:

Ao norte a cidade de Puerto Madryn e vale do Rio Rawson. Ali você terá um contato em primeiro grau com a fauna local na Península Valdes (lobos e elefantes marinhos, baleias e golfinhos) e em Punta tombo, uma das maiores reservas de pingüins da América do Sul.

Na Patagônia Sul voce poderá conhecer Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, situada às margens do Canal de Beagle e rodeada pela cordilheira Darwin. Outro destino imperdível é a pitoresca cidade de El Calafate , o melhor lugares para conhecer os glaciares milenares que descem da cordilheira dos Andes, dentre eles o famoso glaciar Perito Moreno.

Veja abaixo os vídeos dos principais destinos da Patagônia Argentina

Vídeo - El Calafate

Vídeo - Ushuaia

Vídeo - Puerto Madryn

Para mais informações sobre este destino e sobre a Família Goldschmidt visite os sites: www.goldtrip.com.br e www.familiagold.com.br

  
  

Publicado por em

Nicole

Nicole

15/04/2011 17:37:24
Vcs poderiam separar os temas em mais topicos,isso ajuda na visualizaçao do texto,obrigada.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Agradecemos a sugestão!
Berson

Berson

08/12/2010 20:32:18
gostei, vcs explicaram direitinho o que é a patagonia, quem a colonizou.