Alto Caparaó - A Suíça mineira

Depois de 40 dias de expedição, a Família Goldschmidt chegou a sua última parada em Minas Gerais, a cidade de Alto Caparaó, na divisa com o estado do Espírito Santo. Ao cruzar o topo da serra que dá acesso a cidade fica-se deslumbrado. Uma enorme cordilhe

  
  

Depois de 40 dias de expedição, a Família Goldschmidt chegou a sua última parada em Minas Gerais, a cidade de Alto Caparaó, na divisa com o estado do Espírito Santo. Ao cruzar o topo da serra que dá acesso a cidade fica-se deslumbrado. Uma enorme cordilheira, com quase 3 mil metros de altura, cerca um pequeno amontoado de casas acomodadas entre milhares de pés de café. Alto Caparaó é uma cidade jovem, emancipada em 1995, mas situada na base de uma maciço milenar, na verdade o final da serra da Mantiqueira que começa lá em São Paulo. Neste maciço esta localizado o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira com 2.890 metros sobre o nível do mar. Hoje, a região da serra do Caparaó, foi transformada em Parque Nacional. A região lembra muito a Suíça, mas precisamente a região de Interlaken. Daí o apelido de Suíça mineira.. Pode parecer um pouco de exagero, mas não é. É só colocar uma nevezinha aqui, uma vaquinha malhada ali, e pronto!
Repleta de ribeirões de águas claras, cascatas, canários da terra e pássaros exóticos como o Jacu, a cidade de Alto Caparaó é um verdadeiro paraíso ecológico, preservado pelo Parque Nacional do Caparaó que protege tanto a área situada em Minas Gerais, como também a parte da serra que está dentro do Espírito Santo. Dentro e fora dele a natureza aparece na forma de verdes matas e centenas de cachoeiras. No parque e no seu entorno contam-se mais de 400 quedas d´àgua. As mais famosas são a cachoeira bonita, a do Egito, a do Vale Encantado e a do Escorrega (ou Chiadô), além de muitas outras. O parque em si é muito bem cuidado, com estradas bem conservadas, ótima recepção e bem sinalizado. Outro bom sinal da boa administração é que já fazem 5 anos que não há fogo na parte mineira do parque, o que contribui muito para a recuperação de diversas áreas e para o aumento das flores e da vida selvagem.
Uma das aventuras mais concorridas em alto Caparaó é o trekking até o Pico da Bandeira. São 9 quilômetros percorridos em um trilha íngreme que sobe por dentro de um vale repleto de cachoeiras, é o Vale Encantado. Normalmente os visitantes iniciam o trekking ao entardecer ou a noite para chegar ao Pico antes do amanhecer. O nascer do sol a quase 3 mil metros de altura é uma visão fantástica e vale qualquer esforço. Normalmente a parte leste está coberta por nuvens baixas e quando o astro rei surge o horizonte, as nuvens brancas se tingem de tons que vão do amarelo ao vermelho.

Sandra Sobre as nuvens no Pico da bandeira

Onde ficar:
A cidade é muito pequena e se divide entre parte alta e baixa. As melhores pousadas e restaurantes ficam na parte alta.

Serra do Caparaó - lembrando a Suiça

Pousada do Bezerra – R. Vale Verde, s/n° (32) 3747-2628 www.pousadadobezerra.com.br
Pousada Serra Azul – Pça da Matriz, 26 – (32) 3747-2674
Pousada do Rui – R. Francisco Monteiro, 86 – (32) 3747-2691
Pousada Querência - (32) 3747-2566 - turquerencia@ligbr.com.br
Pousada Montanhas do sol - R. Vale Verde, 500 Vale das Hortencias, 500 (32) 3747-2527
Caparaó Parque Hotel - (32) 3747-2559 – www.caparaohotel.carangola.br
Alberque da Juventude - (32) 3747-2566 www.task.com.br/alberque
Camping do Natalino - Av. Pico da Bandeira - Próxima a matriz (32) 3747-2604

Nascer do sol no Pico da Bandeira

Onde comer

Um das muitas cachoerias de Alto Caparaó

Pizzaria Monterinos - Pça da Matriz (32) 3747-2395
Restaurante Mineiro - Av. Pico da Bandeira - Próxima a matriz (32) 3747-2604
Pousada Bezerra - R. Vale Verde, s/n° - (32) 3747-2628

Ingrid observa o mundo de cima no Pico da Bandeira

Esporte de aventura e passeios

Centro de apoio ao turista - Pça da matriz (32) 3747-2734
Possui informações gerais sobre guias, transportes, roteiros, hotéis e pousadas
faeltur@zipmail.com.br

Observatório astronômico – Sr. Odias – reservas fone (32) 3747-2521

Parque Nacional do Caparaó– www.parnacaparao.vila.bol.com.br – parnacaparao@ligbr.com.br

  
  

Publicado por em

Marcelino tc ramos

Marcelino tc ramos

09/05/2009 03:24:03
otima cidade!!!povo gentil e acolhedor,alem disto muitas mulheres solteiras e bomitas, resumindo todo muito lindo,estive la gerenciando o posto de gasolina franel...marcelino tadeu cardoso ramos.

Ademarqueiroz

Ademarqueiroz

04/01/2009 14:01:10
Visitei por dez vezes o pico era uma aventura inesquecivel, pois nao existiam ainda as facilidades que se tem hoje era aventura mesmo vg é um espetaculo a vista que se tem lá do alto e ofriode junho como dói. Mas vale á pena Ademar.