Andaraí - BA

Como todas as cidades da Chapada Diamantina, Andaraí foi fundada e cresceu em função da extração do diamante. No seu apogeu, chegou a ter mais de 25 mil habitantes e daquele tempo áureo ainda restam muitas casas e construções. Andaraí quer

  
  

Como todas as cidades da Chapada Diamantina, Andaraí foi fundada e cresceu em função da extração do diamante.

No seu apogeu, chegou a ter mais de 25 mil habitantes e daquele tempo áureo ainda restam muitas casas e construções.

Andaraí quer dizer em Tupi, rio dos morcegos. Na verdade, a cidade está justamente na confluência de vários rios que são usados todos os dias pela população.

Além de usá-lo para o lazer, os rios também são usados para banho e para lavar roupa.

Andaraí está localizada no centro geográfico da Chapada, e ao contrário de Lençóis, está próxima da maioria dos pontos de visitação mais interessantes.

Um deles é o distrito de Xique-Xique do Igatú.
No auge do ciclo do diamante, a cidade tinha uma população perto de 25 mil pessoas.

Devido ao dinheiro que circulava por aqui, o melhor da Europa (roupas, azulejos e mulheres) era encontrado no meio das pedras do sertão.

Quando os diamantes começaram a rarear, as pessoas foram embora e deixaram para trás casas e fazendas.

Hoje, com bem menos diamantes, Igatú perdeu a condição de cidade (é um distrito de Andaraí), os moradores (são apenas 5 mil) e até seu nome, pois para não ser confundida com a Xique-Xique do São Francisco, passou a se chamar apenas Igatú.

O passado, no entanto, ainda traz dividendos, desta vez na forma de turistas que chegam de toda a parte para admirar as ruínas da antiga cidade e conhecer antigos garimpos, como a Mina do Poço do Brejo.

Esta mina foi aberta há mais de 70 anos e foi cavada pelo meio da rocha por uma extensão de quase 400 metros. Na verdade, ela entra por um lado da montanha e sai pelo outro.

Por vários anos ela ficou fechada e esquecida até que 4 garimpeiros com o apoio da Secretaria de Turismo resolveram abrí-la para o público.

A entrada da mina já vale a pena! Por um lado do túnel sai um rio que serve para ajudar a retirar o entulho acumulado.

Pelo lado esquerdo, o visitante entra por um canal que ora se estreita, ora se abre em enormes salões escavados na rocha.

Uma obra digna de Hércules, mas que foi realizada por homens comuns em busca de uma vida melhor.

Outros locais da Chapada Diamantina que não podem deixar de ser visitados são:

  • Poço Azul

O poço, que na verdade é um rio subterrâneo, está localizado dentro de uma caverna

A água é tão clara que pode-se mergulhar a qualquer profundidade sem que se aviste qualquer tipo de sujeira ou poeira. Em meio a uma água tão límpida, parece que você está flutuando no ar e não nadando.

  • Poço Encantado

O Poço Encantado é bem diferente do anterior e está a 38 Km de Andaraí.

Com a ajuda de cordas e com iluminação de lampiões, o visitante desce a profundidade de 80 metros.

Chegando lá, da beira de umas pedras avistamos um poço de água meio azulada iluminada pela luz solar que descia por uma clarabóia natural.

Demora-se um pouco para entender o que é água, o que é reflexo e o que é o fundo do lago. A transparência da água é incrível.

Enxergam-se as pedras no fundo a mais de 50 metros de profundidade. A única coisa que denuncia a superfície do lago é uma pequena camada de calcário que flutua por cima da água.

Como disse sabiamente o guia Miguel: “Aqui deve ser o lugar onde Deus vem descansar de vez em quando”.

  • Rampa do Artur

Este é um lugar praticamente ainda desconhecido na Chapada.

Um caminhada de 9 km nos leva ao coração da Chapada Diamantina, a rampa do Artur. Na beira de um enorme paredão de pedra se tem uma visão única do Vale do Paty.

A visão é fantástica: 180° de vale esplendoroso à frente e 180° de campos maravilhosos a trás. Para chegar lá procure o guia Nil (veja fone nas dicas de viagem).

  • Marimbú

A Chapada também tem seu Pantanal, chama-se Marimbú (que quer dizer pantanal mesmo, isto é, área alagada).

O Marimbú se formou quando há 300 anos o Rio Paraguassú assoreou a foz do rio São José, alagando assim uma enorme área de floresta.

Hoje, tanto tempo depois, ainda se podem ver os troncos de madeiras nobres espetadas na água. Um ótimo passeio de barco que pode variar de duas a seis horas.

  • História e cemitério

Visite também Mucugê, a cidade mais antiga da região, fundada por volta de 1860.

Como Andaraí e Igatú, Mucugê guarda em suas ruas e casas a memória de um tempo onde o dinheiro circulava fácil por aqui.

Há inclusive uma praça dedicada aos garimpeiros da cidade, com um lindo memorial com fotos de garimpeiros vivos e mortos.

Por falar em mortos, duas atrações mórbidas me chamaram a atenção. A primeira foi um caixão com rodas estacionado na praça principal.

Fui informado que este estranho veículo é usado como transporte para aqueles que bebem demais da conta.
A segunda é o cemitério tão antigo quanto a cidade.

Ele foi construído no estilo bizantino, com imensas criptas decoradas com pontas e colunas.

Ele está situado sobre um leito de rochas e por isto é impossível enterrar os mortos embaixo de sete palmos de terra como manda o costume.

Ao invés disto, eles descansam nestes enormes túmulos acima do chão e depois de um tempo, os restos mortais são transferidos para pequenos ossuários escavados na pedra.

Todos os túmulos são pintados de branco, o que torna ainda mais bonito o lugar quando contrastado com o as pedras escuras ao redor e o céu azul que impera na região.

  • Dicas e Serviços
  • Onde ficar e comer:
  • Pousada Ecológica (onde ficamos) – Na beira do rio Paraguassú, a 3 Km da cidade. Piscina natural, campo de futebol e banhos no rio e na cachoeira Donana (500 metros) – Serve ótimas refeições - Fone: (75) 335-2176
  • Pousada Éden – Centro – Apartamentos e suítes com ar condicionado – Rua Santa Bárbara, s/nº - Andaraí

Fone: (75) 335-2173 Website: www.pousadaeden.hpg.com.br

  • Pousada Pedras de Igatú - Pousada e restaurante no distrito de Igatú – Piscina e passeios – Fone: (75) 335-2281
  • Restaurante La Gula - Restaurante de comida típica e internacional – ao lado da Pousada Éden - R. Santa Bárbara, s/nº - Andaraí

Fone: (75) 335-2173

  • Guia - Nil – Foi nosso guia na Chapada. Além de ser um dos mais antigos, é muito simpático e um ótimo repentista. É diversão garantida e conhecimento de sobra. Eu recomendo.

Fone: (75) 335-2369

  • Associação de guias de Andaraí – ACVA – Fone: (75) 335-2255
  • Toca do Morcego

Visite a Toca do Morcego e conheça o Lauro e a Brenda. Eles têm uma pequena loja de pedras e artesanato na beira da rodovia que liga Andaraí a Mucugê. Vivem como planejaram: perto da natureza, sem estresse e utilizando de todos seus conhecimentos para sobreviver.

  • Informações Gerais

Secretaria de Turismo de Andaraí
Fones: (75) 335-2101 / 335-2118
E-mail: sectur@pmandarai.com.br
Website: www.pmandarai.com.br

  
  

Publicado por em

Vluz

Vluz

09/11/2012 22:35:52
andarai para mim é um pedacinho do céu lá eu nasci me criei hoje moro em outra cidade mais não consigo esquecer as maravilhas que esta cidade tem para nos oferecer como atrações turisticas amo a minha cidade e sempre qu posso vou visitá-la pois lá estão as minhas raizes um povo bom humilde e hospitaleiro só quem ja visitou pode confirmar beijos meus irmãos andaraienses fiquem com Deus.

Diva vasconcelos

Diva vasconcelos

30/08/2012 22:49:49
Adorei a cidade achei tudo maravilhoso.em breve estaremos de volta se Deus quiser.

Clesia

Clesia

08/05/2012 19:54:06
clesia eu mim apaixonei por essa cidade espero voltar mas vezes

Angela

Angela

13/04/2012 22:18:40
Tive a oportunidade de tambem conhecer Andaraí sem duvidas uma cidade linda e acolhedora se eu pudesse moraria lá rsrrs pretendo voltar em breve com minhas familia bjusss...

Rosalvo Pereira

Rosalvo Pereira

31/01/2012 22:11:01
Realmente Andaraí, Igatú e Mucugê são maravilhosas. Quem conhece sempre volta e ás vezes para ficar.
Rosalvo.(brasília)

Nadijane

Nadijane

25/01/2012 13:58:27
adoro a cidade de andaraí conheço e ate hoje sou apaixonada por la deixei um monte de amigos que esta guardado dentro do meu coração.bjos nadijane

Alberto de Jesus

Alberto de Jesus

25/12/2011 13:14:58
Bom dia, Bom Natal a Todos ..
Pretendo conhecer Andarí,Lençois,Mucugê é outros atrativos que a Diamantina oferece. Me aguade 2012 estarei lá.São Paulo Capital..

Floriano ribeiro Barra do Mendes

Floriano ribeiro Barra do Mendes

12/03/2011 09:03:39
Passei apenas dois messes nesta cidade maravilhosa, durante esse tempo conhecir um pouco dessa cidade, do povo, e dos costumes, adorei... um dia voltárei. Um abraço a esse maravilhoso.

George

George

05/03/2011 09:50:23
acho de andarai o maximo
gostari q ou turista q ver esse cometario
vem em andarai pra vc ver vc não vai se arepender
so liga e garenti seu gia

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Com certeza é um destino fantastico!!!
Nair Lima da Silva

Nair Lima da Silva

21/01/2011 15:10:53
Eu tambem amo esta cidade pq é minha terra natal, crecir neta cidade até os meus 15 anos não mim lembro mais de muita coisa, mas sinto muita saldades de tudo q mim lembro, hoje moro em Cuiabá mt. mais um pedaço de mim ficou em ANDARAÍ.BEIJOS D.Anesia, Maria Raimunda comadre Isabel, Gustavo D. Amália Sonia em fim a todos.

Reinaldo Novaes

Reinaldo Novaes

24/12/2010 02:42:21
Tenho um sonho, e sei que um dia irei realiza-lo.Conhecer toda essa maravilha, que e a chapada diamantina. Cresci ouvindo estórias, contadas pelo meu já falecido amado Pai. Nascido em Mucugê, no inicio do Sec.XX, e criado em Lençois.

Mirailto Damasceno Souza

Mirailto Damasceno Souza

30/11/2010 12:34:35
Andaraí é uma cidade maravilhosa, tenho orgulho em disser que sou de andaraí!!"andaraí quem nâo conhece é melhor ir"

Maria Aparecida Alves de Santana Marques de Olivei

Maria Aparecida Alves de Santana Marques de Olivei

13/10/2010 16:49:48
Nasci em Andaraí-Piritiba. Não conheço a terra de Afrânio Peixoto nem a minha. Só vi em novelas e filme. Quero muito as suas Semprevivas. Abraços para todos.
Ah, fui ainda criança para SP e hoje moro em Brasília.

Verena

Verena

16/04/2010 20:02:22
cem comentarios amo minha cidade que eu nasci ela e maravilhosa vale apena conhecer.beijos para minha familia especialmente para minha filha carolina tiamo muito.

Ana Cristina Sobreira

Ana Cristina Sobreira

30/03/2010 14:10:41
E morei por 8 meses em Itaetê no Rumo e foi bem legal. Conheci Andaraí, Mucugê, Igatú e algumas áreas próximas. Olhe é uma vida bem calma e belezas naturais, mas o ruim é o transporte interno. Mas mesmo assim é um passeio inesquecível.

Wallace garotinho

Wallace garotinho

27/01/2010 00:37:35
Sou de Andaraí e tenho muito orgulo.
Atualmente moro em São Paulo mas sempre que posso, passo um fim de semana nessa cidade maravilhosa, amo muito esse lugar!
GAROTINHO!

Alisson

Alisson

08/01/2010 10:02:42
e manero e bom de mais velho

Eduardo Monteiro

Eduardo Monteiro

08/09/2009 16:00:25
Adorei esta cidade maravilhosa, com um povo ordeiro e acolhedor. As belezas dessa terra, são de tirar o fôlego. Parabéns a todos vocês !!! Que Deus abençoe este povo tão cheio de brilho, amizade, dedicação, paz e muito amor.

Um abraço a todos,

Eduardo Monteiro

MARCELO MARCHETTI

MARCELO MARCHETTI

09/05/2009 13:47:22
TENHO MUINTA SUDADE DE ANDARAI, MORREI AI EM 89/90, TINHA GARIMPO. Fazia feira na venda do Sr.Decio.
Conheci o Sr Carlos monteiro. Hoje morro em minas gerais
Capetinga-mg.
Quando cheguei fui almoçar num barzim perto do posto telefonico, não lembro o nome da sra: que era dona de la, mas ficava la uma figura muinto agradavel(MAJU).

Marcos

Marcos

03/05/2009 22:49:46
nossa esse lugar é muito lindo, quero conhece

Ariadne Almeida

Ariadne Almeida

23/04/2009 13:29:57
Sou de Andarai e fico encantada com cada coisa
que vejo...POr mais tenha visto varias vezes...
Andarai é demais ..
visite;

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

É isto aí, um dos luagres mais lindo do Brasil
João Gomes

João Gomes

16/03/2009 20:12:53
Amo Andaraí
Trabalhei por alguns anos nesta cidade como dono e instrutor de Informática, posso dizer assim que fui pioneiro nesta área e tive o privilégio de conhecer boa parte da sua beleza natural.
Um abraço a todos de Andarai e de uma forma especial ao meus parentes.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Um abraços a voces e aos amigos de la. Um dia eu volto Peter
Henry Lomanto

Henry Lomanto

02/01/2009 15:00:07
Parabéns por tudo fornecido, são dados muito importantes e que me ajudaram bastante.
Estaremos indo para Andaraí.
Henry Lomanto.

Daniela Souza Suzart

Daniela Souza Suzart

28/12/2008 18:33:50
Eu sinceramente adoraria achar uma palavara para, definir o quanto e encantadora essa cidade ,nascí em 1985 e Graças a Deus tive a opurtunidade de conhecel-la.
Pois atualmente moro em São Paulo,mais nunca deixei de ir um unico ano se quer ! Saudades Daniela Suzart.

Daniela Suzart

Daniela Suzart

28/12/2008 18:12:32
Eu acho otimo uma cidade encantadora..
Sou realmente apaixonada por Andarai ...
Aproveito para deixar um grande beijo , a minha Vó
Noemia e meu Vô Nego ..Familia Suzart..

HUGO AMADEU PIRES DEFENSOR

HUGO AMADEU PIRES DEFENSOR

12/12/2008 13:12:39
SOU HUGO DEFENSOR,DA CIDADE DE MACAÚBAS,BA.ESPERO QUE O ESPÍRITO DE CONSERVAR O PATRIMONIO CULTURAL E ARTÍSTICO DE ANDARAÍ,PERPETUI DENTRO DESTE POVO DE ALMA MARAVILHOSA E INVEJÁVEL.UM GRANDE ABRAÇO POVO DE ANDARAÍ.

Montgomery Pereira Socorro

Montgomery Pereira Socorro

15/11/2008 21:18:45
Meu sonho é conhecer esta cidade, onde nascí em 1947 e não conheço. Meus pais já se foram, mas vou voltar para onde jamais deveria ter saído e lá em cima possam ficar felizes.Sou aposentado, só preciso trabalhar mais um pouco e voltar as minhas origens.Nda é impossível.
Saudades. Montgomery

PATRICIA LOPES

PATRICIA LOPES

30/10/2008 15:59:14
EU ACHEI O MÁXIMO ,POIS SOU FILHA DE ANDARAI E ACHO A MINHA TERRA MARAVILHOSA,LINDA E CHEIO DE ENCANTOS.
SOU DA FAMILIA LOPES.APROVEITANDO A OPORTUNIDADE MANDO UM BEIJÂO PARA TIA MARONITA LOPES COSTA E FAMILIA.