Deserto do Atacama

Conheça o Deserto mais seco do mundo e toda a beleza desta exótica paisagem

  
  

Conhecido como “O deserto mais seco do mundo”, o Atacama se estende desde a cidade de La Serena até quase a fronteira com o Peru, cobrindo uma área com mais 200.000 km2. Com uma altitude média de 2.500 metros e com 300 dias de céu azul por ano, o deserto abriga dezenas de observatórios astronômicos e é considerado o melhor local de observação do mundo.

Calama e Chuquicamata

Duas cidades se destacam neste mar de areia e pedras. A primeira é Calama, uma cidade de mineração que sobrevive da extração de cobre. Ao lado dela fica Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo. A escavação da cratera principal foi iniciada em 1882 e hoje atingi dimensões incríveis. Tem 6 quilômetros de comprimento, 4 de largura e uma profundidade de mil metros. O mineral é retirado durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana e o entulho retirado forma montanhas artificiais com mais de 150 metros de altura. De sua cratera saem 600.000 toneladas/dia de material sendo que somente 1/3 disto é de mineral. Para movimentar tanto material, é usada uma frota com 130 caminhões gigantes, cada um com 7 metros de altura. Só os pneus pesam 3 toneladas e medem mais de 3 metros.

San Pedro do Atacama

Apesar da curiosa Chuquicamata, os lugares mais bonitos e interessantes ficam mesmo em San Pedro do Atacama, a 100 kms de distância. Por estar localizada próxima a cordilheira e de algumas fontes de água, San Pedro é habitada a milhares de ano e possui vestígio de ocupação que datam do ano 800 A.C. Em 1450 foi conquistada pelos Incas que construíram um sistema de canais e dutos que irrigaram o deserto. Hoje, mais de 10 oásis cercam a cidade onde se produzem alimentos e frutas. As casas da região são quase na sua totalidade feitas de barro e cobertas com palha. A única construção que destoa do marrom da vila é a secular capela de San Pedro localizada na praça central.
Próximo à cidade existem dezenas de ruínas de fortalezas incas, salares, vulcões ativos e inativos, lagos salgados e o fantástico Vale da Lua. Este vale, fica entre a cordilheira do Sal e a cordilheira dos Andes e tem este nome por ter formações rochosas que lembra a superfície do nosso satélite.
Outros lugares que voce precisa conhecer são:

Geisers de Tatio - Poços de água fervente e jatos de vapor.

Lagunas Cejar- Lago azul como o céu cercado de cristais de sal branquíssimos.

Salar do Atacama - Uma planície com mais de 100 kms de sal repleta de lagos e aves.

Laguna Verde - No lado boliviano do deserto, próximo a fronteira, uma linda lagoa de cor verde (por conta do ácido sulfúrico) e uma bela visão do majestoso Vulcão Licamcabur.

Estar no deserto já é uma experiência fascinante, agora conhecer o Deserto do Atacama é uma experiência inesquecível.

Veja mais fotos

Chuquicamata
Igreja de São Pedro do Atacama
Geiser de Tatio
Laguna Cejar
Geiser de Tatio
Vulcão LIcancabur

|Peter Goldschmidt]]

Igreja no deserto
  
  

Publicado por em

Luiz - Prof de Geografia

Luiz - Prof de Geografia

10/11/2012 20:12:21
São vários os fatores que determinam o clima no Deserto do Atacama como: A cordilheira dos Andes que formam uma barreira à umidade da floresta amazônica e do Oceano Atlântico, A Correntes Marítima de Humolt de águas geladas que impedem evaporação adequada, a condensação se forma no oceano, longe do litoral e quando ali chegam já estão secas, a sua altitude variada que em parte sai do nível do oceano e chega a mais de 6.000 metros se tornando uma barreira natural à entrada de nuvens com umidade suficiente, o vento que chega é muito frio e seco, como a polar pacífico, entre outros fatores.

Paula

Paula

13/5/2011 20:20:07
Gostaria de saber se o mês de julho também é bom para viajar ao Atacama.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

O Atacama é um bom destino o ano todo lembrando apenas que a noite cai batsante a temperatura.
Georgia e thais

Georgia e thais

15/3/2011 10:55:36
eu acho q devemos presersa o planeta e n desperdiça agua para q continuemos com aguns lugares bonitossssssssssssssssss

Jailson

Jailson

24/9/2010 23:49:25
eu achei a coisa mais linda,já estou pensando um dia desses ir até lá.O mais curioso é que ele é na America do Sul.Vou estudar mais sobre o mesmo,pois é um assunto muito interessante.

Lauro Herzer

Lauro Herzer

9/4/2009 03:30:38
Eu gostaria de saber porque o deserto é o mais seco do mundo. Seria por sua altitude? Estou curioso mesmo, algum motivo existe por esta secura. Abraços Lauro

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Isto acontecer porque a umidade da costa não ultrapassa a cordilheira costeira. Do lado dos Andes existe uma outra cordilheira(domeiko) que não deixa os rios atravessarem o deserto. Vejao o link: [[http://pt.wikipedia.org/wiki/deserto_do_atacama|]]
José joacir gosch

José joacir gosch

16/1/2009 00:50:08
Eu sempre achei o deserto algo fantástico gostei da reportagem,abraços.

Marivete pires

Marivete pires

10/12/2008 15:59:45
Fui dar uma pesquisada para ver como deveria ser o Deserto, pois, pretendo fazer minha viagem de final de ano pra lá e me facinei com as fotos.

*♥*

*♥*

30/10/2008 20:49:08
Nossa eu achei demais demais!
Acho que seria bem interessante vocês colocarem um topico onde se encontra uma foto no mapa coisa assim.
Valeu!

JUCELI GIARETTA CORDOVA

JUCELI GIARETTA CORDOVA

28/10/2008 09:52:18
LI A REPOTAGEM , ACHEI MARAVILHOSA NA PRIMEIRA OPROTUNIDADE ,VOU DE FERIAS PARA ESTÁ REGIÃO.

Natalia

Natalia

1/10/2008 13:40:59
fantastico, ja estivemos no chile temos intençao de voltar conhecer novos lugares .