Descobrindo a nossa história - Barra do Cahy

Entre o Rio de Janeiro e Salvador, foram cerca de 30 horas de navegação. Afinal, 1.300 quilômetros separavam as duas cidades.

  
  

Entre o Rio de Janeiro e Salvador, foram cerca de 30 horas de navegação. Afinal, 1.300 quilômetros separavam as duas cidades. O tempo livre no navio foi gasto descansando e colocando em ordem os diários de bordo (como este) e organizando fotos e vídeos. Afinal, nem só de prazeres vive a Família Goldschmidt. Por trás de cada viagem há muito (muito mesmo) trabalho envolvido.

Enquanto navegávamos, notei quando passamos pela latitude de 17 graus sul. Foi mais ou menos deste ponto, que o Pedro Álvares Cabral, depois de 30 dias de travessia do Atlântico, avistou pela primeira vez a costa brasileira. O que ele viu foi um morro arredondado, cercado de terras baixas e coberto de florestas. O morro foi batizado de Monte Pascoal e fica hoje próximo ao município de Prado, no sul da Bahia.

Infelizmente não pudemos avistá-lo, mas (felizmente) já o tínhamos visitado em 2003 em uma outra expedição. Toda a região, batizada de Costa do Descobrimento é muito linda, repleta de parques nacionais e áreas protegidas. Na época, visitamos também a praia de Barra do Cahy, o provável local do primeiro encontro entre portugueses e índios na manhã de 23 de Abril de 1500. Um lugar impressionante, não só pela história, mas também pela sua beleza que permanece intocada até nossos dias.

Fiquem com as imagens deste maravilhoso e importante local e nos encontraremos em breve em Salvador. Até lá!

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo. Peter dirige a Gold Trip, uma agencia de viagem especializada em América Latina.

  • Este diário faz parte de um relato sobre a viagem de travessia de Santos a Lisboa no navio Vision of the Seas em Abril de 2010.

Devido a problemas de conexão com a internet, o diários de bordo estão atrasados.

Monte Pascoal
Praia em Prado
Rio Cahy e Monte Pascoal
Costa do descobrimento
Falésias
Beleza preservada
  
  

Publicado por em