Canadá - Icefields Parkway - De Jasper ao Lake Louise

A Icefields Parkway é, sem a menor dúvida, uma das estradas mais lindas do mundo.

  
  
Icefield Parkway

Está confirmado!
A Icefields Parkway é, sem a menor dúvida, uma das estradas mais lindas do mundo.

Fizemos hoje a viagem de quase 300 quilômetros entre Jasper e Lake Louise através desta maravilhosa estrada que corta a montanhas rochosas canadenses de noroeste a sudeste.

As paisagens são incríveis, desde o começo até o final da viagem. A estrada segue por uma seqüência de vales, passando por diversos lagos e cachoeiras e atravessando pequenas elevações. As cachoeiras mais bonitas estão próximas a Jasper: Athabasca falls e Sawaptas. Ambas abrem seu caminho por entre rochas sedimentárias formando, com a força de sua queda, grandes e profundos cânions.

Durante a viagem passamos também por vários lagos, na verdade dezenas deles, um mais lindo do que o outro. Alguns, porém, chamam mais nossa atenção especialmente pela sua beleza e cores. O meu preferido é o Peyto Lake, que tem uma cor fantástica e está encravado em um vale entre altíssimas montanhas. Um lugar maravilhoso. Uma das características das cachoeiras e lagos desta região é o tom azul-turquesa de suas águas. Isto acontece porque as águas que alimentam estes lagos e rios têm origem nos muitos glaciares da região. Este gelo milenar tem aprisionado em seu interior muitos sedimentos que, liberados pelo degelo ficam em suspensão na água dotando-a de uma tonalidade única.

A Icefields Parkway atravessa também um campo de gelo conhecido com Columbia Icefields que dá origem a dezenas de glaciares. O mais famoso deles é o Athabasca, uma língua de gelo que desce das montanhas em direção ao vale. Durante o verão, um caminhão especial com seis rodas gigantescas leva os visitantes até o meio do glaciar para um contato direto com o gelo milenar. Um passeio bem interessante.

Estamos viajando no final do outono, não exatamente a melhor época para atravessar as rochosas. Tivemos que atravessar muitos trechos com neve e gelo. Nada muito perigoso, mas certamente não na melhor época. O período ideal para esta viagem seria entre Maio até meados de Outubro. Isto no que se refere ao caminho entre Jasper e Lake Louise. Estas e outras cidades da região têm acesso liberado durante todo o inverno, pois são importantes estações de esqui.

Mesmo não sendo a estação ideal para percorrer a Icefields Parkway ficamos admirados com a beleza dos cenários repleto de grandes montanhas e intermináveis bosques de pinheiros, todos salpicados pelo branco das nevascas. A neve acrescentar um toque diferente a paisagem, especialmente para nós brasileiros que não a temos em abundância em nosso país. Por exemplo, para chegar a Peyto Lake fizemos uma caminhada de 20 minutos por entre um bosque de pinheiros sob 20 centímetros de neve. Foi incrível!

Outro atrativo da região são os animais selvagens, especialmente na área de Lake Louise e Banff, mas isto eu falo para vocês amanhã. Deixo vocês agora com algumas fotos.

Peter Goldschmidt

  • Peter Goldschmidt é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pela América descobrindo e divulgando novos roteiros turístico. Este e outros diários podem ser vistos no site: www.familiagold.com.br.
  • Peter viaja com apoio da Air Canadá e da Gold Trip, a agência de viagens da Família Goldschmidt - www.goldtrip.com.br - Fone (11) 4411-8254
Athabasca Falls
Amigo Urso em Jasper
Peyto Lake
Icefields Parkway
Rio Bow
Icefields Parkway
Neve de Outono
Atenção na Estrada
  
  

Publicado por em

Renata Rodrigues

Renata Rodrigues

05/04/2012 22:51:37
Parabéns pela informacao. Estive em Lake Loise saindo de Vancouver. Sem dúvida é verdade!! Março é fim de inverno mesmo assim muita neve pelo caminho, frio e belas paisagens incríveis aos olhos de brasileiros. Contraste belíssimo Céu azul (sem nuvem), montanhas com neves no topo, e pinheiros verdinhos. Paraíso!

Adriano Tatuí

Adriano Tatuí

21/05/2011 19:21:19
Sensacional...
uma estrada do paraíso,
dos sonhos...
Quem viajou por ela viveu a eternidade!

Milca Macedo

Milca Macedo

15/01/2011 22:52:33
Espero poder conferir se tudo isso é verdade...