Canadá - Vancouver a Jasper

Saímos de Vancouver a noite, a bordo de um trem da Via Rail conhecido como The Canadian.

  
  
Jasper

Saímos de Vancouver a noite, a bordo de um trem da Via Rail conhecido como The Canadian. Nosso objetivo era a cidade de Jasper, a 900 quilômetros de distância, ou seja, pelo menos 20 horas de viagem. O trem me surpreendeu de várias maneiras. Primeiro pelo conforto. Apesar de ter sido construído há mais de 50 anos, está em excelente estado de conservação. Suas poltronas, cabines e dormitórios são super confortáveis e além dos vagões de passageiros havia também um vagão restaurante e um panorâmico com o teto todo de vidro.

Dormi muito bem durante toda a noite. O serviço de bordo também merece um destaque. Todos a bordo foram muito atenciosos e prestativos, especialmente nosso camareiro Lucas e a chefe do trem, Janet. A paisagem... Bom, a paisagem foi certamente o ponto alto da viagem. Desde que despertei a bordo da minha cabine não pude mais parar de olhar pela janela e de tirar fotos. O trem atravessa toda a planície até Kamloops e depois começa as subir a costa oeste do cordão montanhoso que formam as rochosas canadenses. Conforme ganhamos altitude a paisagem foi mudando, com mais árvores (especialmente pinheiros), altas montanhas e neve. Como viajamos no final do Outono, as primeiras nevascas já começaram a decorar o ambiente para a época do Natal.

O tempo passou rápido e quando dei por mim já estava chegando a Jasper. Desembarcamos no meio da tarde a tempo para fazer alguns passeios e imagens da cidade e da região. Jasper tem apenas quatro mil habitantes e está localizada dentro do Jasper National Park. É muito visitada durante o verão pelas suas caminhadas e durante o inverno pela sua estação de esqui. Seus principais atrativos são os lagos, alguns deles de cor azul turquesa. O mais conhecido deles é o Maligne Lake, que não combina com o seu nome. É lindo e transmite uma paz incrível! Outro lago que merece ser visitado é o Patrícia, que nos dias sem vento reflete o imponente monte Pirâmide. Para quem gosta de altura, uma boa opção é subir no Jasper Tramway, um bondinho que leva o visitante ao topo do monte Whistlers (2.277 m) de onde se tem uma maravilhosa vista da cidade e da região.

Esta noite vamos dormir por aqui e amanhã cedo seguiremos para Lake Louise através de uma das estradas mais belas do planeta: a Icefields Parkway. Amanhã você entenderá o porquê. Espero vocês aqui.

Peter Goldschmidt

  • Peter Goldschmidt é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pela América descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. Este e outros diários podem ser vistos no site: www.familiagold.com.br.
  • Peter viaja com apoio da Air Canadá e da Gold Trip, a agência de viagens da Família Goldschmidt - www.goldtrip.com.br - Fone (11) 4411-8254
Vagão panorâmico
Vagão Restaurante
Trem The Canadian
Lucas, Janet e Peter
Peter no Lago Patrícia
Monte Pirâmide
Maligne Lake
Vista do Monte Whistlers
  
  

Publicado por em

Lucaslang

Lucaslang

08/10/2010 14:17:14
ja fui é muito lindo