Canadá – Victoria

Hoje quero falar de Victoria, a capital do estado de British Columbia. Isto mesmo, apesar de ser muito maior, Vancouver não é a capital do estado.

  
  
Arquitetura Inglesa

Hoje quero falar de Victoria, a capital do estado de British Columbia. Isto mesmo, apesar de ser muito maior, Vancouver não é a capital do estado. O poder está centralizado nesta pequena e pitoresca cidade localizada numa ilha banhada pelo oceano Pacífico, chamada de ilha de Vancouver. Além do poder político, Victoria também concentra um grande número de aposentados que adotaram a cidade devido a sua beleza e por ter o clima mais ameno do país, com uma temperatura média bem agradável (para os padrões canadenses).

Victoria é considerada a mais “inglesa” das cidades canadenses, pois preserva muito da arquitetura e dos costumes trazidos pelos colonizadores. Seu mais famoso hotel, o Empress, serve diariamente (e pontualmente) o tradicional chá das cinco, com toda a pompa e circunstância. A cidade é repleta de praças e jardins e muitos dos seus edifício tem arquitetura no estilo vitoriano, lembrando muito a capital inglesa. Apesar do ar londrino, Victoria também tem seu lado moderno, representado por lojas de grife, bons restaurantes, um museu de cera, o National Geografic Teather (Imax) e o Royal British Columbia Museum.

Certamente o ponto mais charmoso e visitado na cidade é a região do porto (Inner harbor), cercado de restaurantes, lojas e hotéis. Ali chegam diariamente pequenos hidroaviões que trazem turistas desde Vancouver (1 hora de vôo) e de onde parte os passeios para observação da vida selvagem, como lobos marinhos e baleias Orcas. Estas últimas podem ser avistadas a poucos quilômetros da cidade de Maio a outubro. Outro local muito procurado é o Butchart Garden. Trata-se de um jardim criado há dezenas de anos sobre um pedreira abandonada e que transformou-se num exemplo de dedicação e amor a natureza. Um exército de jardineiros mantém este parque sempre florido e bem cuidado para receber os mais de 1,5 milhões de pessoa que o visitam anualmente.

Para conhecer Victoria existem várias opções, a começar pelos passeios de um dia inteiro que partem desde Vancouver. Podem ser feitos de carro, ônibus, lancha ou até de avião. Todavia, sugiro pernoitar pelo menos uma noite na cidade para conhecer sua vida noturna, seus espetáculos e para que tenha tempo de caminhar tranqüilamente por suas ruas e bairros. A travessia em Ferry boat através das ilhas do canal por si só já é um espetáculo a parte e já vale a viagem.

Nos próximos diários vou falar um pouco mais sobre a cidade de Vancouver. Até breve! - Peter Golodschmidt

  • Peter Goldschmidt é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pela América descobrindo e divulgando novos roteiros turístico. Este e outros diários podem ser vistos no site: www.familiagold.com.br.
  • Peter viaja com apoio da Air Canadá e da Gold Trip, a agência de viagens da Família Goldschmidt - www.goldtrip.com.br - Fone (11) 4411-8254
Butchart-Garden
Butchart-Garden
Vila-de-pescadores
Inner-Harbor
Hotel-Empress
Rua-de-Victoria
Parlamento
Hidroavião
  
  

Publicado por em

Socorro Mello

Socorro Mello

05/11/2009 16:40:27
Deus fez tudo isso não há de dúvidar, a beleza de uma natureza que jamais ninguém pode explicar, a familia Goldschmidt, que a graça de Deus esteja sempre pertinho deles.

Beth de Carvalho

Beth de Carvalho

04/11/2009 09:16:51
Puxa vida, que cidade linda...!!! Eu sempre tive muita vontade de conhecer o Canadá, e tenho muita simpatia pela Inglaterra, agora deu mais vontade ainda depois que vi essas fotos da cidade Vitória. Parabéns, Família Goldschmidt. Abraços fraternos. Beth de Carvalho