Blogs > Família Goldschmidt > Dicas de Viagens > 

Colonia do Sacramento, cidade portuguesa no Uruguai

A cidade de Colonia fica a beira do Rio da Prata a apenas duas horas de Montevideo. Foi fundada por portugueses em 1680, bem em frente a Buenos Aires e com o objetivo de manter o controle sobre o Rio da Prata. Durante 150 anos houveram ali muitas batalh

10 de Março de 2009.
Publicado por Família Goldschmidt  

Fundada por portugueses em 1760, a cidade de Colônia do Sacramento foi, por muitos anos, um enclave luso dentro do território dominado pela coroa espanhola. Cercada de altos muros e fortificada por dezenas de canhões resistiu durante 150 anos ao assédio espanhol. Sua localização estratégica guardava um trecho importante do Rio da Prata e fazia oposição constante à crescente Buenos Aires. Foi conquistada não pela armas, mas sim por meio de negociações. Isto permitiu que grande parte do seu patrimônio arquitetônico fosse preservado até hoje. Suas ruas calçadas com pedra, seus muros e portões e as casas centenárias construídas no estilo português são uma atração única nesta região. Passear por suas ruas estreitas e silenciosas é como viajar de volta ao passado.

Antiga rua de Colônia

Antiga rua de Colônia - Foto: Família Goldschmidt

Todo o centro histórico da cidade está restaurado e grande parte das casas coloniais se transformaram em hotéis, restaurantes e cafés. Pequenos museus e lojas de artesanato completam a cena, transformando Colônia em um lugar ideal para passar alguns dias descanso. A rede hoteleira é bem completa, oferecendo desde pequenas e charmosas pousadas até hotéis cinco estrelas. O rio da Prata, ali ao lado, empresta um ar de cidade litorânea e o farol e o porto só contribuem para a sensação de estar em frente ao mar. Na verdade, o rio da Prata é um mar de água doce. No trecho onde está colônia, ele tem mais de 40 quilômetros de largura.

Desde o passado até hoje, o rio da Prata tem contribuído para o desenvolvimento de Colônia do Sacramento. Devido a correntes fluviais e formação geológica, a costa uruguaia foi abençoada com pedras e praias de areia. Por outro lado, na costa argentina do mesmo rio só se encontra terra e lama. Por isto, desde o século XVII Colônia já

exportava estas matérias primas usadas na construção de Buenos Aires. Hoje os argentinos não precisam mais destes materiais, mas as suas praias de areia continuam disputadas. Agora são turistas e locais que todos os finais de semana se reúnem ali para praticar duas manias nacionais: Fazer um bom churrasco e tomar um chimarrão com os amigos.

Colônia do Sacramento é um excelente destino para quem visita tanto o Uruguai como a capital argentina. São duas horas de viagem de carro desde Montevideo ou uma hora de navegação desde Buenos Aires. Esta travessia do rio da Prata é feita em grandes barcos rápidos que, além de passageiros, transportam carros e cargas.

Para quem procura cultura, beleza e um lugar tranqüilo para passear, Colônia de Sacramento é uma excelente opção de viagem. Para mais informações, visite o site da Gold Trip ( www.goldtrip.,com.br ) e veja várias opções para esta e outras cidades do Uruguai.

Peter Goldschmidt
Família Goldschmidt - www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas:

GOLDTRIP - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
TACA AIRLINES - www.taca.com
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br
TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br
RENAULT – www.renault.com.br
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Porta da Cidade

Porta da Cidade - Foto: Família Goldschmidt

Rua de Colônia

Rua de Colônia - Foto: Família Goldschmidt

Plaza de Touros

Plaza de Touros - Foto: Família Goldschmidt

Rio da Prata

Rio da Prata - Foto: Família Goldschmidt

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Dalva Paschoa

 postado: 18/11/2008 15:31:16editar

ESTIVE RECENTEMENTE NA CIDADE DE COLONIA DO SACRAMENTO E FIQUEI ENCANTADA COM A CONSERVAÇÃO E A BELEZA DO LUGAR, ALÉM DE UM POVO MUITO SIMPÁTICO E ACOLHEDOR.
A VIAGEM DE BUENOS AIRES ATÉ LÁ É FEITA NUMA EMBARCAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO. PASSEIO IMPERDÍVEL !

 

dolores

 postado: 10/3/2009 16:49:58editar

vale a pena conhecer colonia, é muito lindo, pode visitar a cidade em bicicleta tambem. RECOMENDO MUITO!

Valeu! Vale a pena conhecer o Uruguai

Abraços

Peter

rogeria soares

 postado: 31/10/2009 16:57:30editar

colonia é realmente muito linda,dá vontade de ficar por lá.inesquecível!

 

celia branco dos reis

 postado: 19/11/2009 22:45:39editar

Peço, por gentileza informar-me a melhor forma de chegar a Colonia de Sacramento.
Estou em S.Paulo-Capital
Peço tbm a indicação de pousadas ou hotéis simples para hospedagem.
Muito obrigada, célia

você pode ir por Buenos aires (atravessando o rio da Plata usando um transporte chamado bukebus) ou ir por Montevidéo que são duas horas por via terrestre

Paulo Monteiro

 postado: 31/3/2010 20:38:20editar

Pretendo visitar colonia em breve, gostaria de saber qual a melhor rota saindo de Porto Alegre, RS/ de carro.

 

Márcio Reis

 postado: 17/5/2010 13:06:22editar

Fomos de Montevideu para Buenos Aires passando por Colonia. O terminal rodoviário integrado com o porto , para embarque no Bukebus, é de altíssimo nível.Pessoal altamente preparados e educados.Infelismente não tivemos tempo pra conhecera cidade de Colonia. Mas vamos voltar.Márcio Reis e família.

 

Madalena Araújo

 postado: 24/5/2010 12:44:55editar

Estou a procura de informações porque para a semana estou em Buenos Aires(Argentina) e gostaria de dar uma saltada até Sacramento, porque uma amiga minha já lá esteve e adorou.Quanto custa a viagem em pesos?O que é mais importante lá para visitar?
Bgada Madalena -Santa Maria ( Açores)

 

Renata

 postado: 14/6/2010 17:07:47editar

nao sei ainda mas pelo geito o Uruguai e mesmo uma cidade maravilhosa,se Deus quiser um dia irei visitar essa cidade maravilhosa....

 

Botelho

 postado: 19/7/2010 19:25:13editar

conheci a colonia e fiquei encantada com a beleza e paz do lugar, vale a pena visitar e se deixar encantar.As pessoas também nos recebem com sorrisos e alegria.

 

Argeu

 postado: 21/7/2010 11:50:07editar

Ola aqui é o Argeu de Montenegro Rio Grande do sul, gostaria de saber qual o melhor caminho melhor para chegar a cidade de Colonia,e volores de Hotel. Desde já grato pela atenção.

 

Gleide

 postado: 4/8/2010 14:37:43editar

Eu viajei pra Colônia de Sacramento por um barco de 1 mundo ..existem 2 empresas que fazem esse passeio ...Buquebus e Colônia Express..eu fuí pela colônia express pq o preço estava melhor...de Colônia de Sacramento vc pode pegar um ônibus e chegar a rodoviária de Montivideo chegando lá procure uma agência de viajem e faça um city tour pela cidade é maravilhoso ..se quizer ir a pun del este tb vale a pena pra isso vc tem q ficar pelo menos 2 dias em Montivideo

 

Maria Isabel Azedo

 postado: 14/12/2010 21:08:55editar

Colônia do Sacramento é um passeio imperdível, tanto para quem está em Buenos Aires (3 horas de buquebus ou 50 minutos em embarcação rápida) ou em Montevideo. Sensação indescritível.

 

 

Últimos boletins

  • 27/Mai/14 VIAJE COMIGO 89 | CHILE - ATACAMA O que tem pra fazer no deserto do Atacama?
  • 25/Fev/14 VIAJE COMIGO 88 | EQUADOR - GALÁPAGOS Agora entendo porque os antigos navegantes chamavam as Ilhas Galápagos desta maneira.
  • 20/Jan/14 VIAJE COMIGO 87 | EQUADOR - QUITO Quito, a capital do Equador, uma centenária dama que está assentada a quase três mil metros, sobre a cordilheira dos Andes.
  • 2/Dez/13 VIAJE COMIGO 86 | BRASIL - BONITO É como se Deus tivesse esquecido aqui um pedaço do Jardim do Éden.
  • 13/Nov/13 VIAJE COMIGO 59 | BRASIL - CHAPADA DIAMANTINA A Bahia é um estado privilegiado. Além das lindas praias e de uma história riquíssima, possui alguns recantos com paisagens de extrema beleza e que tem atraído visitantes do mundo inteiro.
  • 30/Out/13 VIAJE COMIGO 85 | BRASIL - PANTANAL Em meio ao cacarejar das galinhas e ao canto dos pássaros, homens e mulheres tiram leite das vacas, dão ração aos animais, escovam o pelo dos cavalos e cuidam para que tudo esteja em ordem antes que os hóspedes acordem.
  • 2/Out/13 VIAJE COMIGO 84 | HAVAÍ - KAUAI Das quatro ilhas principais do arquipélago do Havaí, a menos conhecida é certamente Kauai. Apesar disto, ela é que reúne as melhores praias e as paisagens mais impressionantes.
  • 12/Set/13 VIAJE COMIGO 83 | HAVAÍ - MAUI Das mais de trezentas ilhas que compõem o arquipélago do Havaí, a Ilha de Maui é a segunda em tamanho e população.
  • 5/Set/13 VIAJE COMIGO 82 | HAVAÍ - BIG ISLAND Em uma tarde de Janeiro 1779, o experiente e renomado capitão inglês James Cook, aportou em uma ilha tropical cercada de rochas negras e de onde se erguiam fumegantes montanhas.
  • 22/Ago/13 VIAJE COMIGO 81 | HAVAÍ - OAHU Seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí, aconteceu perto dali uma das maiores batalhas marítimas da Segunda Guerra Mundial.

Veja também

Chegando a BarilocheUshuaia, o Fim do Mundo é aqui

 

editar    editar    editar    6.733 visitas    12 comentários