Blogs > Família Goldschmidt > Dicas de Viagens > 

Glaciar Perito Moreno – Patagônia Argentina

Um dos glaciares mais lindos do mundo pode ser visitado na Patagônia Argentina. Você poderá apenas observar a queda dos seus blocos de gelo ou literalmente caminha sobre ele.

30 de Julho de 2008.
Publicado por Família Goldschmidt  

Familia Goldschmidt

Familia Goldschmidt

Glaciar Perito Moreno

Um dos lugares mais fantásticos do planeta está localizado na cidade de El Calafate na Patagônia Argentina. Eu sei, existem muitos outros glaciares espalhados pelo planeta, mas o que torna o glaciar Perito Moreno único pela união de fatores como beleza, grandiosidade, atividade constante e acessibilidade. Perito Moreno é um dos glaciares do Parque Nacional los Glaciares, pertencente ao banco de gelo continental sul, uma das maiores reservas de água doce do planeta.

Gelo "vivo"

Lingüa de gelo

Lingüa de gelo
Foto: Família Goldschmidt

Trata-se de uma “língüa” de gelo que desce das altas montanhas escavando no seu caminho um vale de 36 quilômetros de extensão. Ao visitá-lo você poderá observar a sua frente, o ponto onde a massa de gelo com mais de 80 metros de altura encontra um dos braços do lago Argentino. Através de passarelas de madeira, é possível chegar, com segurança, a pouca centenas de metros das suas majestosas paredes de tom azulado e escutar seu rugido. Isto mesmo, o glaciar ruge. Enquanto avança a uma velocidade de 2 metros/dia, os imensos blocos de gelos chocam-se entre sim, racham e erosionam as pedras do solo provocando barulhos monstruosos que nos dão a impressão que o glaciar está vivo. E de certo modo esta! Comparado a outros glaciares que estão em franco retrocesso, o Perito Moreno continua em equilíbrio, produzindo gelos na mesma proporção que o perde. Por isto, qualquer visitante poderá observar a quebra e queda de imensos blocos de gelo, que se desprendem de suas paredes. É um espetáculo único! Uma demonstração de poder e majestade da natureza.

Observando o glaciar

As passarelas

As passarelas
Foto: Familia Goldschmidt

Para quem visita o glaciar o êxtase é ficar horas fio diante daquela massa gelada tentando descobrir onde cairá o próximo bloco. O enorme estrondo provocado pelo impacto do gelo com a água, em contraste com o silêncio que reina no local, faz o coração bater mais forte. Mas o gelo é perigoso e deve ser admirado de uma distância segura. Até 1988 já haviam morrido 32 pessoas ali, vítimas de pedaços de gelo ou das ondas de quase 3 metros formadas pela queda. Hoje as passarelas protegem os visitantes e delimitam o perímetro. Este espetáculo ocorre todos os dias, em todas as horas e pode ser admirado tanto no verão como no inverno. Para quem visita o glaciar, sugiro levar abrigo para o frio e chuva pois a proximidade com a cordilheira do Andes faz com que o tempo mude com freqüência. Voce só pdoerá absorver toda a magia do glaciar se estiver abrigado.

Caminhando sobre o gelo

Mini trekking

Mini trekking
Foto: Família Goldschmidt

Uma outra maneira de conhecer o glaciar, é realizando um passeio chamado de Mini-trekking. Trata-se de uma caminhada por cima do gelo usando sandálias com ponta de ferro, chamadas “grampones” por sobre o calçado. É lógico que este passeio ocorre em uma zona do glaciar muito estável onde não há riscos de desabamentos. É uma aventura única caminhar por sobre esta massa gelada. A trilha tem cerca de 2 horas e ocorre em um ritmo tranqüilo sempre em companhia dos guias. Durante o passeio pode-se observar pequenos riachos, caverna de gelo de cores variadas, profundas gretas e pequenas paredes geladas que podem ser escaladas. Para os mais aventureiros há um versão dês passeio chamada de Big Ice que oferece uma caminhada de 6 horas até o corações do glaciar.

Rompimento - Um espetáculo único

Em algumas ocasiões o próprio glaciar Perito Moreno se supera. Quando a produção de gelo é maior do que a perda, o glaciar avança até tocar na terra e represa o lago que passa na sua frente. Conforme passam os dias, a massa de gelo cresce e com ela o nível do lago bloqueado. Acontece então uma luta silenciosa entre o gelo e a água. Uma queda de braço silenciosa que pode durar meses. Quando a pressão da água consegue furar a resistência do gelo, ocorre o fenômeno conhecido como “rompimento do glaciar”. Primeiro um pequeno túnel se forma, jorrando água cada vez mais forte através do gelo. Com o atrito da água, o túnel vai aumentando e enormes blocos de gelo vão caindo. Tudo isto em rápida seqüência. Em determinado momento, forma-se uma gigantesca ponte de gelo que finalmente acaba colapsando com enorme estrondo e atirando pedaços de gelo para todos os lados. É um privilégio (e muita sorte) ver este espetáculo.

Seja qual for a maneira que você escolher para visita Perito Moreno, pode ter certeza que ficará encantado diante de tanta beleza criada por Deus.

Peter Goldschmidt – Família Goldschmidt

Assista o vídeo com o Rompimento de 2006

Veja mais fotos do glaciar

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição
Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Elaine

 postado: 11/12/2008 19:54:38editar

Quanto pago para entrar no parque?

são 14 dólares para estrangeiros

Ary Freitas

 postado: 8/2/2009 15:38:31editar

Fui e vale à pena o passeio, hospede-se em El Calafate AR que é uma atração à parte, eu e minha esposa gostamos muito, pena que foi por pouco tempo.

Estão convidados a voltar e conhecer mais.
Sempre vale a pena voltar.
Abraços

adriana

 postado: 5/3/2009 19:34:42editar

olá, gostaria de saber, qual a cidade que fico hospedada como referencia, para conhecer os glaciares (arredores) e ushuaia...pra não ter que fazer bate/volta...por terra, saindo de bariloche! El Chaten, El Calafate...
obrigada!

As distancia na Patagonia são grandes. Ou voce dispoe de muito tempo ou o melhor é ir de avião. Para ver o glaciar Perito Moreno fique me El Calafate. Em Bariloche também existem glaciares.
visite o site www.goldtrip.com.br e veja os roteiros para a Patagonia Argentina

Abraços

Peter

maria da gloria graça melo cõrtes

 postado: 2/4/2009 19:31:37editar

Impactante, deslumbrante, pode ser considerado, mesmo, a oitava maravilha do mundo. Senti uma emoção única e olhe que não tive a sorte de presenciar a ruptura, apenas vi cair do glaciar um bloco de gelo. Mesmo assim, a emoção é enorme. Imperdível.

 

fabiana

 postado: 3/6/2009 14:49:41editar

Estou programando minha viagem... O passeio para ver os glaciais pode ser feito de barco tb? Obrigada

Existem cruzeiros de um ou dois dias em El Calafate no lago Argentino
E cruzeiros de 4 dias entre Ushuaia e P. Arenas.
Veja no site: www.goldtrip.com.br

Raissa

 postado: 27/8/2009 00:31:34editar

quanto é o onibus de el calfate para perito moreo mais ou menos? (alguma cmpanhia p sugerir?), e então durmo em el calfate e passo o dia no parque perito moreno? ou é longe tem que dormir por lá

Minha sugestão é que passe pelo menos dois dias em El Calafate (perito Moreno) e depois siga para Ushuaia - São mais de 12 hrs de onibus. Compra passagem no local.

Erick

 postado: 9/11/2009 19:36:40editar

Sou estudante e estarei em Buenos Aires em Fevereiro, e tenho muita vontade de conhecer esse lugar. Existe onibus de Buenos Aires até la ? voces poderiam me dar algumas dicas de onde conseguir informação sobre como chegar la e onde se hospedar ? ....desde ja , agradeço

Ter, tem, mas são mais de 3.000km, é muito melhor ir de avião. Veja roteiros no site www.goldtrip.com.br

Antonio

 postado: 1/12/2009 09:42:01editar

Fui com minha esposa e fizemos o mini trekking... é sensacional... uma visão espetacular!
A cidade de Calafate é bem agradável e tem muitas lojas e restaurantes... No hotel onde ficamos tínhamos uma linda vista para o lago argentino.
Adoramos Calafate!

 

Jaqueline

 postado: 27/12/2009 14:13:31editar

Olá. Estou planejando um mochilão Argentina e Chile em 2010, tenho 30 dias pra mta aventura e a região da Patagônia não pode ficar de fora!
Queria saber onde encontro informações das cidades, os melhores lugares pra conhecer, imagino inicialmente Ushuaia, El Calafate e tem algo mais? Quanto tempo preciso ficar pra conhecer bem e sem pressa esses lugares? Estarei em Bariloche, qual o tempo de viagem até El Calafate ou Ushuaia? E daí pra Buenos Aires?

Grata desde já

os principais destinos da patagonia são: El Calfate, Ushuaia, El Chalten, Porto Natales e Torres del Paine (Chile)
Se puder conheça também Porto Madre. O tempo de onibus entre Bariloche e Calafate não sei ao certo, mas deve ser em torno de 20 horas.
abraços

Jaqueline

 postado: 17/3/2010 19:34:54editar

Já fui e já voltei, mas valeu pela resposta!!!

 

Deise

 postado: 20/6/2010 18:33:59editar

soube que o glaciar perito moreno fica fechado p visitação em alguns períodos do ano, isso é verdade? Estou indo p lá e não quero perder a viagem.
Obrigada

 

DALVA

 postado: 31/10/2010 00:11:45editar

Pretendo ir no final de novembro p a Patagonia, até Ushuaya. Os hoteis de categora turismo, são confortáveis?

 

Karina Ferrari

 postado: 21/1/2011 12:40:27editar

Tenho apenas 5 dias na patagonia. Estava pensando em conhecer El Calafate primeiramente.O que acha que deveria conhecer depois(dado o tempo curto que possuo)visando aproveitar o máximo possível da viagem e conhecer o maior numero possivel de lugares.Por favor me ajudem.. estou meio perdida! desde já agradeço.

 

João José Péres

 postado: 18/3/2011 22:13:21editar

Não conheco nada. Gostaria de saber qual o melhor roteiro saindo de Santa Catarina, Blumenau, uma viagem de 20 dias de carro. Gostaria que alguém que já fez este trajeto desse uma diga para visitar os melhores lugares e não perder tempo.
Muito lindo, lindíssima, estas fotos, fiquei encantado com tanta beleaza. Pretendo ir em março de 2011. Outra dúvida, é uma época boa para se fazer esta viagem?
Descupem, não estou fazendo um comentário, mas sim uma pergunta

 

Natália

 postado: 7/9/2011 01:14:09editar

Quero levar um adolescente de 13 e uma criança de 08 anos. É uma viagem possível com crianças dessa idade?

 

Edicleia Fernanda

 postado: 11/5/2012 08:35:24editar

Olá...Pretendemos fazer um tour pela Patagônia em novembro/2012, saindo de Buenos Aires, sem pressa, conhecendo os principais pontos...Tenho algumas perguntas: Aproximadamente, quanto é a diária do aluguel de um carro em Buenos Aires, se em novembro ainda há muito gelo nos picos, e qual é o melhor roteiro (para passar pelos melhores pontos, porem mais rápido e seguro)Desde já, Obrigada!!!

 

Maria Clélia

 postado: 17/5/2012 19:47:06editar

Verdadeiramente é um espetáculo maravilhoso.....
Fui agora no início de abril, dias lindos com um friozinho bem gostoso. Aproveitem e cheguem até Ushuaia.

 

Fabrício Nunes

 postado: 21/5/2012 18:07:58editar

Quero muito ver a Perito Moreno, mas eu e minha esposa dispomos de pouca grana. Estamos estudando ficar 3 dias em El Calafate no inicio de Dezembro. Nosso unico receio é que durante esses dias não aconteça o desgelo e não possamos presencia-lo. Existe esse risco?

 

SANDRA ANTUNES

 postado: 6/8/2012 09:57:46editar

Olá
Eu e meu marido pretendemos ir para Perito Moreno no final de outubro e gostariamos de saber:
- essa é uma boa época?
- qual a cidade mais próxima que posso chegar de avião, considerando que terei poucos dias para a viagerm? a partir de que cidade/ país ( Argentina/Chile)??
Desde já, obrigada

Vôo para El Calafate com escala em Buenos Aires.

Gustavo Gaucho

 postado: 1/1/2013 16:46:29editar

Olá, estou indo para o Ushuaia, mas queremos conhecer perito moreno, em el calafate. Será 10 dias de férias, sendo que praticamente dois serão apenas de voo em POA-Ushuaia. Meu maior problema é qual o melhor jeito de chegar em Perito Moreno, e se vale a pena fazer isso em 10 no caso, 8 dias de férias dividido entre Ushuaia e P.Moreno. Obrigado desde já, muito bons seus videos no youtube.

 

 

Últimos boletins

  • 27/Mai/14 VIAJE COMIGO 89 | CHILE - ATACAMA O que tem pra fazer no deserto do Atacama?
  • 25/Fev/14 VIAJE COMIGO 88 | EQUADOR - GALÁPAGOS Agora entendo porque os antigos navegantes chamavam as Ilhas Galápagos desta maneira.
  • 20/Jan/14 VIAJE COMIGO 87 | EQUADOR - QUITO Quito, a capital do Equador, uma centenária dama que está assentada a quase três mil metros, sobre a cordilheira dos Andes.
  • 2/Dez/13 VIAJE COMIGO 86 | BRASIL - BONITO É como se Deus tivesse esquecido aqui um pedaço do Jardim do Éden.
  • 13/Nov/13 VIAJE COMIGO 59 | BRASIL - CHAPADA DIAMANTINA A Bahia é um estado privilegiado. Além das lindas praias e de uma história riquíssima, possui alguns recantos com paisagens de extrema beleza e que tem atraído visitantes do mundo inteiro.
  • 30/Out/13 VIAJE COMIGO 85 | BRASIL - PANTANAL Em meio ao cacarejar das galinhas e ao canto dos pássaros, homens e mulheres tiram leite das vacas, dão ração aos animais, escovam o pelo dos cavalos e cuidam para que tudo esteja em ordem antes que os hóspedes acordem.
  • 2/Out/13 VIAJE COMIGO 84 | HAVAÍ - KAUAI Das quatro ilhas principais do arquipélago do Havaí, a menos conhecida é certamente Kauai. Apesar disto, ela é que reúne as melhores praias e as paisagens mais impressionantes.
  • 12/Set/13 VIAJE COMIGO 83 | HAVAÍ - MAUI Das mais de trezentas ilhas que compõem o arquipélago do Havaí, a Ilha de Maui é a segunda em tamanho e população.
  • 5/Set/13 VIAJE COMIGO 82 | HAVAÍ - BIG ISLAND Em uma tarde de Janeiro 1779, o experiente e renomado capitão inglês James Cook, aportou em uma ilha tropical cercada de rochas negras e de onde se erguiam fumegantes montanhas.
  • 22/Ago/13 VIAJE COMIGO 81 | HAVAÍ - OAHU Seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí, aconteceu perto dali uma das maiores batalhas marítimas da Segunda Guerra Mundial.

Veja também

Deserto do AtacamaBariloche no Verão

 

editar    editar    editar    7.804 visitas    20 comentários