Descobrindo a nossa história - Ilha da Madeira

Depois de navegarmos durante toda a noite, chegamos na manhã de hoje na ilha da Madeira.

  
  

Depois de navegarmos durante toda a noite, chegamos na manhã de hoje na ilha da Madeira. Esta ilha faz parte de um arquipélago que está sob o dominio de Portugal desde 1419, quando foi descoberto por Tristão Vaz, João Zarco e Bartolomeu Perestrelo.

Desde então a ilha passou a ser porto de parada para quase todo o navegador portugues que viajava em direção a África, Índia ou Brasil. Por aqui passaram nomes como Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Gil Eanes, Pedro Álvaro Cabral e Cristovam Colombo. Este último morou aqui durante muitos anos e casou-se com a filha do governador local. Encontramos no porto, uma réplica da nau Santa Maria pertencente a frota de Colombo na sua viagem de descobrimento da América. Apesar de ter um tamanho menor que original, está réplica navega e leva os turistas diariamente por um passeio pela região do porto.

Quando chegaram aqui no seculo XV os primeiros exploradores se deparam com uma ilha desabitada, quase sem praias e coberta por uma espessa floresta Laurissilva. Para desbravar o interior começaram a incendiar a mata nativa para espantar os animais e abrir caminho. Dizem os históriadores que a ilha queimou durante sete anos seguidos. Hoje, o pouco que resta da mata nativa só pode ser vista nas montanhas do interior.

O clima tropical e o solo de origem vulcanico ajudaram a ilha a se recuperar deste desastre ecológico. Hoje, a ilha da Madeira está novamente coberta de verde. Parte por mata recuperada, parte por milhares de pequenas hortas repletas de verduras, cana de açucar e banana. Como é uma ilha relativamente pequena, as pessoas plantam de tudo em todos os lugares. Vimos horta na beirada de precipícios e em cima de penhascos rochosos. Alguns lugares do interior se parecem com o Peru, pois os madeirenses fizeram suas plantações utilizando terraços de pedra, iguais aos usados pelo antigos Incas.

O relevo da ilha bem acentuado. É muito dificil encontrar uma parte plana. Quase toda a ilha é coberta por montanhas, serras e vales profundos. Para vencer esta geografica dificil, os madeirenses se fizeram valer da engenharia contruindo pontes colossais e uma infinidade de túneis. Segundo me contaram, são mais de 150 túneis, o maior deles com três quilometros de extensão.

O problema do relevo reapareceu quando o governo resolveu ampliar o aeroporto local para receber grande jatos. Não havia terra suficente, pois n a pista terminava em uma grande bahia. Solução? Construir um aeroporto suspenso por pilares. Uma obra de engenharia impressionante! Por cima uma pista de 3 quilômetros de extensão que suporta até jatos 747. Por baixo, entre as imensas pilastras, um complexo esportivo, estacionamento e marinhas.

Ficamos encantados com a ilha assim que chegamos. Fomos recebidos pelo George, um dos proprietários da Madeira-Seekers, um ótimo receptivo local. Ele estava acompanhando pelo Jonh, um guia madeirense de corpo e alma. Junto ele nos preparam um super roteiro para as poucas horas que passariamos na ilha e foram muito competentes. O Jonh em uma sumidade em ilha da Madeira e história. Eu que gosto deste assunto fiquei maravilhado e aprendi muito.

Bem, como voces já viram, nem comecei a contar sobre nosso dia e já escrevi um montão. Vamos fazer o seguinte. Deixo voces com algumas fotos da ilha e amanhã escrevo mais detalhes do nosso passeio e dos principais atrativos deste lugar fantástico lugar que é a Ilha da Madeira. Até lá!

Você poderá acompanhar nossa aventura aqui ou em www.familiagold.com.br

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt.
Aventureiro, palestrante e Consultor de turismo da Gold Trip www.goldtrip.com.br

  • Este diário faz parte de um relato sobre a viagem de travessia de Santos a Lisboa no navio Vision of the Seas em Abril de 2010.
  • Se vier visitar a Ilha da Madeira, use o serviços da Madeira-seekers. Profissionais competentes e excelente preço. Tel: (351) 918 375 661 / 934 026 255

www.madeira-seekers.com // email: madeira.seekers@gmail.com

  • Fotos Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior
Funchal
Agricultura em terraços
Aeroporto da Ilha da Madeira
Aeroporto suspenso
George e John
  
  

Publicado por em