Descobrindo a nossa história - Tenerife - Ilhas Canárias

Depois de seis dias de navegação chegamos as Ilhas Canárias, uma província espanhola na costa da África, a 1.300 km da península Ibérica

  
  

Depois de seis dias de navegação chegamos as Ilhas Canárias, uma província espanhola na costa da África, a 1.300 km da península Ibérica. Desembarcamos na ilha de Tenerife, a capital do arquipélago. A ilha foi tomada pela Espanha em 1495 e desde então passaram por ela vários personagens históricos como o Almirante Nelson (inglês) e o naturalista Alexander Von Humboldt e Cristovam Colombo, que se abasteceu aqui antes de sua viagem de descobrimento da América. A ilha também é conhecida por ser a terra natal do Padre José de Anchieta, um dos personagens de nossa história.

Desembarcamos cedo em Santa Cruz de Tenerife, a capital do arquipélago e também a cidade mais populosa. A cidade não é muito grande, mas bastante moderna. Um exemplo disto é o gigantesco auditório construido com arquiterura de vanguarda. A cidade conserva ainda um pequeno forte e alguns edifios históricos da época da colonização.

Não paramos muito na cidade. No porto mesmo, contratamos um táxi e saimos para conhecer o interior. Vou dizer uma coisa, ficamos surpresos com a beleza da ilha. Logo que deixamos a capital, começamos a subir em meio a um bosque de pinheiros que parecia não ter fim. Subimos até um mirante a 1.800 metros de altitude. Infelizmente não vimos nada, pois uma neblina densa cobriu a montanha e a temperatura caiu para 4 graus. E eu de camiseta. Quase morri de frio. No porto, estava 23 graus.

Seguimos viagem montanha acima até que a neblina se abriu, e um enorme vulcão se descotinou a nossa frente. Era o vulcão Teide, o ponto alto da ilha e de toda Espanha com 3718 metros. Ele não é mais um vulcão ativo, embora a região seja afetada por terremotos com alguma frequencia. Sua última erupção foi em 1909. O nome Teide veio do povo original da ilha, os Guanches que também ajudaram a nomear a ilha. Em guanche “Tene” que dizer montanha e “ife” branco, referente a neve que cobre sempre o cume.

Antes do vulcão paramos em um bem organizado (e gratuito) centro de informações e museus. Este contava a historia das erupções e da formação da ilha. Seguimos então ao redor do vulcão. A paisagem de floresta havia sumido e em seu lugar surgiu um cenário repleto de rochas coloridas e corridas de lava. As formações rochosas eram maravilhosas e a paisagem estranhamente bela.

Depois de passarmos mais um pouco de frio, começamos a descer a montanha pelo outro lado (norte). Atravessamos novamente o bosque de pinheiros e pequenas vilas.
Pudemos observar vários vinhedos e plantações de bananas na beira da estrada.
Depois de descer a montanha por quase uma hora, chegamos a encantadora cidade de Puerto La Cruz. Fomos recebidos por um mar azul que mudava de tonalidade de acordo com a sua profundidade. A cidade lembrou um pouco ao principado de Monaco, com tuneis, belos edificios e muita gente bonita. Caminhamos pelo Malecon, uma via pedestre a beira mar por várias quadras.

Puerto de La Cruz é uma Zona Franca livre de impostos e por isto os produtos aqui são bem mais baratos que na Europa e mesmo que na vizinha cidade de Santa Cruz de Tenerife. Mas atenção, é costume por aqui observar a Siesta, por isto as principais lojas fecham das 13 as 16 hrs.

Fascinados com tanta beleza, quase perdemos a hora de embarcar novamente no navio.
Saimos correndo com o táxi e chegamos a tempo no porto. Estamos cansados, é verdade, mas pronto para nossa próxima parada. Amanhã cedo, chegaremos a Funchal, na Ilha da Madeira. Outro destino que promete. Até lá!

Você poderá acompanhar nossa aventura aqui ou em www.familiagold.com.br

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt.
Aventureiro, palestrante e Consultor de turismo da Gold Trip www.goldtrip.com.br

  • Este diário faz parte de um relato sobre a viagem de travessia de Santos a Lisboa no navio Vision of the Seas em Abril de 2010.
  • Fotos Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior.
Santa Cruz del Tenerife
Auditório de Tenerife
Puerto de La Cruz
Peter e Sandra no puerto de La Cruz
Vulcão Teide
Dedo de Deus
Bandeiras
  
  

Publicado por em

Tere Ferreira

Tere Ferreira

30/01/2012 12:17:24
Amei o relato e as fotos...estarei indo prá lá em março...obrigada pelas dicas!!!

Márcia Lippi

Márcia Lippi

14/02/2011 14:40:09
Fala sério... eu estava procurando informações especificas no google sobre tenerife pois esse ano o navio pára lá novamente e encontro voces aqui comentando... affff muita coincidencia mesmo!!!E aí familia? Vão escrever agora sobre o Chile?

Filomena buanga

Filomena buanga

17/07/2010 10:07:02
eu vivo em angola o que necessario fazer pra conhecer as ilhas canarias? onde eu pego o visto?
achei tudo muito lindo um espeyaculo de lugar eu pretendo passar as minhas proximas ferias la