Família Goldschmidt – 10 anos de aventuras

Em uma tarde de 1998, durante uma conversa na casa onde moravam, em Atibaia (SP), Sandra comunicava a Peter seu desejo de mudança.

  
  
Família Goldschmidt 10 Anos

Em uma tarde de 1998, durante uma conversa na casa onde moravam, em Atibaia (SP), Sandra comunicava a Peter seu desejo de mudança. Queria morar em outro bairro e perguntou: Vamos mudar de casa? Na mesma hora, em tom de brincadeira Peter respondeu com outra pergunta: Vamos mudar de vida? Vamos comprar um motorhome e viver na estrada, viajando, todos juntos? Foi assim, de forma despretensiosa, quase por brincadeira, que a Família Goldschmidt iniciou a expedição Giro Pela América. A Família não mudou de casa, mas mudou de vida. Compraram o sonhado motorhome e desde então o casal, junto com seus filhos Erick e Ingrid, percorreu mais de 110 mil quilômetros de estradas através da América do Sul acumulando quase mil dias de viagens. A bordo, não só do motorhome, como também de diversos veículos a Família viajou desde os extremos da Terra do Fogo até o coração da floresta Amazônica. Desde as quentes praias nordestinas até as ilhas frias do Pacífico. Uma vida de aventuras e descobertas que tem inspirado admiradores e viajantes de todo o mundo.

No começo foram traçados os objetivos: Descobrir e promover novos destinos turístico. Para isto, Peter pretendia usar os conhecimentos de quem há 10 anos trabalhava com vídeo e documentários. A idéia era passar todo o tempo junto com a Família, em uma viagem onde todos trabalhassem juntos compartilhando conhecimentos e habilidades. Erick, então com 8 anos e Ingrid com apenas 6 concordaram imediatamente com a idéia e começaram os preparativos. A primeira grande dificuldade foi a captação de recursos. Em meio a uma crise cambial foi muito difícil conseguir patrocínio, que ficou restrito a alguns apoios com o da Bomer (concessionária Lada) e da Pigmentum. Foi então que a Família Goldschmidt tomou outra grande decisão. Sem patrocínio, decidiu investir no sonho e bancar a própria aventura. Em menos de um mês venderam sua produtora de vídeo, os carros, os móveis e juntaram o que julgavam o suficiente para comprar um ônibus, transformá-lo em uma casa e sair para viajar.

Um ano na estrada.
Este era o tempo previsto para realizar a primeira fase da expedição, que passaria pelo sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Foi assim que em 11 de Novembro de 1999, os Goldschmidt puseram o pé na estrada e partiram em uma aventura que mudaria sua vida e sua maneira de ver o mundo. Depois disto, vieram muitos outros desafios que foram resolvidos com a mesma determinação e empenho que são característicos da Família Goldschmidt.

Hoje, tudo o que a Família faz é conseqüência daquela decisão. Peter é consultor de turismo e junto com Sandra dirige a Gold Trip, sua agência de viagens. Erick estuda jornalismo e Ingrid começa a trilhar o mesmo caminho. Além disto, os Goldschmidt realizam palestras motivacionais e recreativas por todo o Brasil, sempre acompanhados por exposições de fotos e vídeos coletados em suas aventuras.

Desde 1999 a Família Goldschmidt já visitou 7 países e 20 estados brasileiros. Nas primeiras viagens, as mais longas, eles usaram como principal meio de transporte o motorhome (ônibus-casa). Foi nesta “casa sobre rodas”, com quase 12 metros de comprimento que a Família aprendeu a conviver, dividir tarefas e vencer os desafios com união e determinação. Durante as expedições os filhos Erick e Ingrid foram instruídos pela mãe Sandra, então professora. Com o apoio de seus pais eles puderam aprender não só com os cadernos, mas também com a própria natureza por onde passavam. Peter costuma dizer: “Minha casa na estrada é pequena, mas meu quintal é enorme, do tamanho do mundo”. Com esta concepção e mente, os Goldschmidt viajaram mais de 800 dias a bordo do Pégaso conhecendo lugares maravilhosos e pessoas incríveis.

Porém, como é comum dentro de qualquer família, ela se modifica e se adapta a cada dia. Com a Expedição Giro Pela América aconteceu o mesmo.

Devido principalmente as exigências relacionadas à escola e trabalho, as expedições se tornaram mais curtas e o motorhome deixou de ser o principal meio de transporte dos aventureiros. Hoje as viagens são realizadas usando uma pluralidade de veículos, especialmente os meios de locomoção encontrados em cada país ou região visitados. Desta forma, a Família Goldschmidt está mais perto da população local, descobrindo sua maneira de viver e pensar. Afinal, viajar é isto, descobrir e entender os costumes e hábitos de outros povos. O que não mudou nesta Família foi o espírito de aventura, o amor pela descoberta e a vontade de passarem juntos os melhores momentos de suas vidas, de preferência, na estrada.

Para saber mais sobre esta Família e suas aventuras, visite o site dos Goldschmidt. Ali você encontrará histórias, vídeos, dicas de viagem e muitas, muitas fotos.

Site: www.familiagold.com.br

Veja abaixo as expedições realizadas pela Família Goldschmidt nestes 10 anos:

ETAPA CONE SUL

Duração: 331 dias. Inicio: Outubro / 1999

Destinos: Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

Distância percorrida: 31 mil quilômetros

ETAPA BRASIL

Duração: 434 dias Inicio: Novembro / 2002
Destinos: Brasil – Regiões Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte
Distância percorrida: 60 mil quilômetros

ETAPA PERU

Duração: 46 dias Inicio: Dezembro / 2008
Destinos: 6 regiões do centro e sul do Peru
Distância percorrida: 7 mil quilômetros

ETAPA BARILOCHE

Duração: 10 dias Inicio: Março de 2009
Destinos: Bariloche na Argentina e Parque Nacional Nahuel Huapi
Distância percorrida: 2 mil quilômetros

ETAPA LAGOS ANDINOS

Duração: 11 dias Inicio: Outubro de 2009
Destinos: Região dos lagos – Chile e Argentina
Distância percorrida: 1 mil quilômetros

Próximas expedições planejadas:
Pantanal e Bonito – MS
Equador e Galápagos
Carretera Austral - Chile

Ingrid e Erick
Sandra
Motorhome Pégaso
Família Goldschmidt 2004
Fronteira com o Chile - 2000
Patagônia Argentina
Família Goldschmidt 2006
Família Goldschmidt 2009
Nascente do Rio São Francisco
Ilhas Uros - Peru
Etapa Cone Sul
Família Goldschmidt Etapa Brasil
Serra do Cipó
Família Goldschmidt Etapa Peru
Glaciar Pastouri - Peru
  
  

Publicado por em

Edgar treichel

Edgar treichel

27/12/2011 20:48:23
muito bom .eu tenho un motohome americano todo equipado e nao sei para aonde ir moro no paraguay,presiso conhecer pesoas como voces,

Antonio donizete

Antonio donizete

03/03/2011 11:34:03
agradeso muito a voces de ter tomado esta emiciativa porque mim emsemtiva muito porque hoji eu tanbem sou um amanti da estrado e vivo em um motorhome

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Poxa que legal que temos servido de incentivo para voce...SUCESSO!!!
Iraci Félix Honório

Iraci Félix Honório

10/12/2009 22:20:38
=D

João Vitor Marçal

João Vitor Marçal

10/12/2009 12:32:41
Euuu queriaa era viajar com eles ;D

Esther J, Buchholz

Esther J, Buchholz

04/12/2009 12:13:55
Adorei me encanto saber de ustedes.Soy Esther de Buenos Aires y me encanta el turismo aventura. Visite y visito con un grupo mi pais que es maravilloso. Si tenes alguna excursion de treking por alli: avisame. Vivi cuatro años en Brasil y adoro . Beijinhos y espero respuesta.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

no, yo no lo sé, pero si descubres avisote Abraços!