Família Goldschmidt – 10 anos de estrada

Queridos amigos, este ano estamos comemorando os 10 anos de aventuras da Família Goldschmidt com muitas novidades.

  
  
Motohome Pégaso

Em uma tarde quente, durante uma conversa na casa onde moravam em Atibaia, Sandra comunicava seu desejo de mudança. Queria morar em outro bairro da cidade e perguntou: Vamos mudar de casa? Na mesma hora, revelando todos seus sonhos e projetos, Peter respondeu com outra pergunta: Vamos mudar de vida? Vamos comprar um motorhome e viver na estrada, viajando todos juntos? Foi assim, de forma despretensiosa, há 10 anos atrás que a Família Goldschmidt começou uma vida de aventuras. Nascia a expedição Gira Pela América. Desde então, o casal junto com seus filhos Erick e Ingrid, percorreram mais de 110 mil quilômetros pela América do Sul vivendo quase mil dias na estrada. A bordo de diversos veículos a Família viajou desde os extremos da Terra do Fogo até o coração da floresta Amazônica.
Desde as quentes praias nordestinas até as ilhas frias do Pacífico. Uma vida de aventuras e descobertas que tem inspirado admiradores e viajantes de todo o mundo.

Família Goldschmidt - 1999

Logo no inicio forma traçados o objetivo: Descobrir e promover novos destinos turístico. Para isto, Peter pretendia usar os conhecimentos de quem há 13 anos trabalhava com vídeo e fotos. A idéia era passar todo o tempo junto com a Família em uma viagem onde todos fizessem de tudo e desta forma pudessem compartilhar seus conhecimentos e habilidades. Erick, então com 8 anos e Ingrid com 7 concordaram imediatamente com a nova idéia e começaram os preparativos. A primeira grande dificuldade foi a captação de recursos. Em meio a uma crise cambial foi muito difícil conseguir patrocínio, que ficou restrito a alguns apoios com a Bomer (concessionária Lada) e a Pigmentum. Foi então que a Família Goldschmidt tomou outra grande decisão. Sem patrocínio, decidiu investir no próprio sonho e bancar sua aventura. Em menos de um mês venderam sua produtora de vídeo, os carros, os móveis da casa e juntaram o que julgavam o suficiente para um ano na estrada. Este era o tempo previsto para realizar a primeira fase da expedição, que passaria pelo sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Foi assim que em 11 de Novembro de 1999, os Goldschmidt puseram o pé na estrada e partiram em uma aventura que mudaria sua vida e sua maneira de ver o mundo. Depois disto, vieram muitos outros desafios que foram resolvidos com a mesma determinação e empenho que são características dos Goldschmidt. Hoje, tudo o que a Família faz é conseqüência daquela decisão. Peter é consultor de turismo e junto com Sandra dirige a Gold Trip, sua agência de viagens. Erick estuda jornalismo e Ingrid começa a trilhar o mesmo caminho. Além disto, os Goldschmidt realizam palestras motivacionais e recreativas por todo o Brasil, sempre acompanhados por exposições de fotos e vídeos coletados em suas aventuras.

Patagônia Argentina

Desde 1999 a Família Goldschmidt já visitou 7 países e 20 estados brasileiros. Nas primeiras viagens, as mais longas, eles usaram como principal meio de transporte um motorhome (ônibus-casa) batizado carinhosamente de Pégaso. Foi nesta “casa sobre rodas”, com quase 12 metros de comprimento que a Família aprendeu a conviver, dividir tarefas e vencer os desafios com união e determinação. Durante as expedições os filhos Erick e Ingrid foram instruídos pela mãe Sandra, então professora. Com o apoio de seus pais eles puderam aprender não só com os cadernos, mas também com a própria natureza por onde passavam. Peter costuma dizer sobre o motorhome. “Minha casa é pequena, mas meu quintal é do enorme”. Com esta concepção de mundo, os Goldschmidt viajaram mais de 800 dias a bordo do Pégaso conhecendo lugares maravilhosos e principalmente pessoas.

Porém, como é comum dentro de qualquer família, ela se modifica e se adapta a cada dia. Com a Expedição Giro Pela América aconteceu o mesmo.

Nascente do Rio São Francisco

Devido principalmente as exigências relacionadas à escola e ao trabalho, as expedições se tornaram mais curtas e o motorhome deixou de ser o principal meio de transporte dos aventureiros. Hoje as viagens são realizadas usando uma pluralidade de veículos, especialmente os meios de locomoção encontrados em cada país ou região visitados. Desta forma, a Família Goldschmidt está mais perto da população local, descobrindo sua maneira de viver e pensar. Afinal, viajar é isto, descobrir e entender os costumes e hábitos de outros povos. O que não mudou nesta Família foi o espírito de aventura, o amor pela descoberta e a vontade de passarem juntos os melhores momentos de suas vidas, de preferência, na estrada.

Para saber mais sobre esta Família e suas aventuras, visite o site dos Goldschmidt. Ali você encontrará histórias, vídeos, dicas de viagem e muitas, muitas fotos. Site: www.familiagold.com.br

Veja abaixo as expedições realizadas pela Família Goldschmidt nestes 10 anos:

Família Goldschmidt - 2009

ETAPA CONE SUL
Duração: 331 dias. Inicio: Outubro / 1999
Destinos: Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.
Distância percorrida: 31 quilômetros

ETAPA BRASIL
Duração: 434 dias Inicio: Novembro / 2002
Destinos: Brasil – Regiões Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte
Distância percorrida: 60 mil quilômetros

ETAPA PERU
Duração: 46 dias Inicio: Dezembro / 2008
Destinos: 6 regiões do centro e sul do Peru
Distância percorrida: 7 mil quilômetros

ETAPA BARILOCHE
Duração: 10 dias Inicio: Março de 2009
Destinos: Bariloche na Argentina e Parque Nacional Nahuel Huapi
Distância percorrida: 2 mil quilômetros

Próximas expedições planejadas:
Equador e Galápagos
Carretera Austral - Chile
Maranhão - Brasil

  
  

Publicado por em

Valdete Carneiro Guimaraes.

Valdete Carneiro Guimaraes.

02/02/2010 15:14:20
Otimo saber que tem familias se divertindo e vivendo desta maneira. Boommmmmmmmmmmmm neeeeeeeeeeee
Formei em Animistracao Hoteleira na Bahia kakakaaaaaaaaaaaaa e numca atuei na area. Coisas do destino da vida. Hoje nmoro em Aracaju Sergipe.

Juliana

Juliana

22/09/2009 17:05:11
Nossa que vontade de fazer isso.....
Parabéns pela coragem e sigam em frente..

Magda Fernandes

Magda Fernandes

19/09/2009 18:54:26
Acho muito legal essa familia, viajando unida por todo o Brasil, eu faço turismo e gostaria de conhecer pelo menos um pedaço do Brasil, só me falta grana.

CHEF BARBIERI - CURITIBA

CHEF BARBIERI - CURITIBA

17/09/2009 09:51:54
PARABÉNS A ESSA FAMILIA. NINGUÉM É A MESMA PESSOA DEPOIS DE UMA VIAGEM! ENTÃO IMAGINEM ESSA FAMILIA, O QUANTO ELES AMPLIARAM SEUS HORIZONTES, E SE MELHORARAM COMO PESSOAS.
É ISSO AÍ, PARABÉNS MESMO!! SUCESSO SEMPRE! PÉ NA ESTRADA, E UM DIA SEUS NETOS SENTIRÃO ORGULHO DE VOCÊS.

ABRAÇOS

CHEF BARBIERI

Raphael Bueno

Raphael Bueno

17/09/2009 09:48:58
Putz viajo sempre que possivel .. tbm sou de Atibaia SP- meus pais falam que sou maluco mas viajo.,. se não tiver compania vou sozinho, assim a convivência com outrso povos, a cultura eh bem maior..

Sergio Bonagamba

Sergio Bonagamba

17/09/2009 08:58:39
Conhecemos a família Goldschmidt na estrada. São um exemplo não apenas de viajantes ecologicamente corretos, mas também uma família exemplar. Que Deus os abençoe a cada momento e permita-os conhecer e nos mostrar cada vez mais paisagens e culturas tão diferentes. Abraços

CELESTINO MONTEIRO

CELESTINO MONTEIRO

17/09/2009 08:02:32
.....E UM DIA, ALGUÉM MUITO SIMPLES MAS EXTREMAMENTE SÁBIO DISSE:
O QUE SE LEVA DA VIDA É A VIDA QUE SE LEVA.
SEM MAIS COMENTÁRIOS

Francis

Francis

17/09/2009 00:46:15
Um Grande Abraço desde Atibaia!!
Boa Sorte novamente e cuidem da sua RINITE!!

Janete

Janete

09/09/2009 20:23:45
A minha maior satisfação foi ter decidido viajar quando tive minhas primeiras férias,assim confirmei da necessidade de vivenciar experiências com outras pessoas as quais são diferentes pelas características culturais. A maneira de falar, de sorrir, de buscar outros sonhos e outras necessidades mais...Decisões radicais assim, como as de vocês teriam mesmo de buscar objetivos maiores. Parabéns pelo discernimento e oportunidade que tiveram para criar esse espaço de viver e de estruturar serviços as quais necessitamos e que buscamos, cada um, nas profissões que abraçamos. Felicidades!

Normélia

Normélia

09/09/2009 14:40:25
Acho massa essa familia. Deus abençõe todos voces. Tenho certeza que vivem momentos lindos e aventuras tremendas.