Frutillar e vulcão Osorno

Enquanto passeava pela cidade notei que o vulcão Osorno ao fundo começava a aparecer atrás das nuvens.

  
  
vulcão Osorno

Hoje visitamos dois ícones dos lagos andinos, que apesar de ser visitado por milhares de brasileiros todos os anos, são realmente lugares que merecem uma menção especial.
Pela manhã percorri as poucas ruas de Frutillar, um simpático povoado de origem alemã as margens do lago Llanguihue (pronuncia-se: yanquiuê). As casas da cidade são em sua maioria de madeira, cobertas com tejuelas, pequenas taboas de madeira com 20 centímetros de largura e 50 de comprimento que são sobrepostas umas as outras. É um tipo de arquitetura típica do sul do Chile.

Enquanto passeava pela cidade notei que o vulcão Osorno ao fundo começava a aparecer atrás das nuvens. Voltei então para Puerto Varas e contornei o lago até a vila de Ensenado, onde começa a estrada que sobe o vulcão. Este caminho sobe rapidamente as enconstas da montanha, primeiro cercado de bosques nativos, depois com uma paisagem árida composta de pedras e lava vulcânica endurecida, restos de várias erupções.

Por todo a caminho existem mirantes que permitem observar tanto o lago abaixo o cume branco do vulcão. O nome original deste vulcão é Pirepillan, que em Mapuche (língua dos nativos locais) quer dizer: Demônio branco. Este nome me parece propício, pois este vulcão já produziu dezenas de erupções destruidoras na região.

Chegamos de carro até a estação de esqui onde já encontramos pouca neve. Subimos então em dois teleféricos que nos levou a 1.600 metros de altura, pouco abaixo do cume. Apesar das nuvens que cercaram o vulcão, pudemos observar toda a paisagem abaixo e admirar o cume bem perto de nós.

Retornamos tarde e bem cansados a Puerto Varas e por isto vou parar por aqui. Amanhã vamos explorar melhor a parte do lago todos os santos e Peulla e depois atravessaremos de carro a Argentina. Para saber mais noticias sobre a Expedição, visite o site da Família Goldschmidt: www.familiagold.com.br
Grande abraço

Peter e Erick Goldschmidt

Peter no vulcão Osorno
Teleférico para o topo do vulcão
Casa típica de Frutillar
Clube alemão
  
  

Publicado por em

Sérgio

Sérgio

30/03/2012 11:23:07
Também estive em fruttilar é uma cidade muito bonita.