Lagos Andinos - Lagos, vulcões e Peulla

Este final de semana foi cheio de lindas paisagens e muito aprendizado.

  
  
Lago Todos los Santos

Este final de semana foi cheio de lindas paisagens e muito aprendizado. Fizemos a primeira parte da famosa travessia dos Andes através dos lagos, uma travessia que começa em Puerto Varas no Chile e termina em Bariloche na Argentina. Esta viagem andina normalmente atravessa em catamarãs três grandes lagos: Todos los Santos, Frias e Nahuel Huapi e pode demorar de um a dois dias. Nós viajamos apenas até Peulla, uma pequena vila no meio da cordilheira dos Andes. A viagem é feita primeiro em ônibus e depois de barco. No caminho paramos para ver os saltos de Petrohue, um dos lugares mais lindos da região. Aqui, as águas deste caudaloso rio foram represadas por uma das erupções do vulcão Osorno formando o lago Todos los Santos. Com o tempo, a água achou seu caminho por entre as rochas vulcânicas e formou canais, saltos e cachoeiras. Devido a sua origem glaciar, a água tem uma forte cor verde-esmeralda que realça ainda mais sua beleza. O nome Petrohue quer dizer “Lugar de fumaça” talvez devido as gotas d´água em suspensão.

Há alguns quilômetros dos saltos chegamos ao lago Todos los Santos, batizado por jesuítas que o descobriram em um dia primeiro de Novembro. O lago possui 186 km quadrados e mais de 36 km de extensão. Está dentro do parque Nacional Vicente Perez, o mais antigo dos 32 parques nacionais chilenos. O parque abriga bosques nativos, vários lagos, rios e três grandes vulcões: o Osorno, o Tronador e o Pontiagudo.

O lago Todos los Santos ou Esmeralda (devido a sua cor) é um caminho natural por entre os altos picos da cordilheira dos Andes. Em uma de suas extremidades está a vila de Peulla (broto de Primavera) encravada sobre um vale plano cercada pelo lago e duas grandes cadeias de montanhas. Possui apenas 120 habitantes, quase todos eles trabalhando nos dois únicos hotéis e nos demais serviços oferecidos aos turistas.

É um lugar propício para atividades na natureza, com caminhadas, canopy, caiaque e passeios em 4x4. Apesar do frio e da garoa fina, resolvemos fazer o passeio em 4x4 para conhecer melhor o vale. Durante 2 horas conhecemos uma fazenda local repleta de animais (muito simpáticos), alguns deles nativos e outros introduzidos pelo homem. Depois seguimos por entre os bosques até as margens do rio Peulla. Este rio nasce nos glaciares do vulcão Tronador e tem as águas cor de Esmeralda como as do lago. O 4x4 então atravessou por dentro do rio e nos deixou as margens de um lago, onde fizemos um passeio de barco. Foi uma excelente maneira de conhecer este lindo vale.

No meio da tarde iniciamos nosso retorno a Puerto Varas e tivemos a benção de observar com clareza tanto o vulcão Osorno como o Pontiagudo. Ambos estavam cobertos por nuvens quando fomos a Peulla, mas agora estavam bem visíveis.

Amanhã, começaremos uma nova parte da nossa expedição, viajando por carro por entre os lagos na Argentina e Chile.

Espero vocês aqui para contar esta história

Peter e Erick Goldschmidt

Para saber mais sobre a Expedição lagos Andinos e ver fotos e vídeos, visite o site da Família Goldschmidt: www.familiagold.com.br

Vulcão Osorno visto do Lago Esmeralda
Saltos de Petrohue
Puerto Peulla
Passando frio em Peulla
Hotel Peulla
Escrevendo o diário de bordo
Erick nos Saltos de Petrohue
Cervo Roo e Gamboa
4x4
  
  

Publicado por em

Claudia jurema

Claudia jurema

17/04/2011 20:55:23
Estamos indo agora em junho para os Lagos Andinos, gostaria de saber qual é a temperatura durante o dia, qual o tipo de roupa que devo levar para fazer a travessia... Sou de Joao Pessoa, aqui sempre é muito calor e preciso me preparar para esse tipo de frio. Gostaria de uma dica de vcs. Estamos anciosos para fazermos o passeio. Qual os pontos turistas imperdível...desde já agradeço pelas dicas.

Gal

Gal

07/11/2009 09:33:27
Estamos querendo fazer uma programação para 01 a 16 de fev/09 p os lagos Andinos com um casal de amigos e 3 filhos,vcs acham uma época boa p essa regiao?

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Sim,uma excelente época!
Mirian Mendes

Mirian Mendes

18/10/2009 09:49:31
GOSTEI MUITO .É UM "APERITIVO" PARA QUEM PRETENDE FAZER A MESMA VIAGEM.
VOU FAZER ESSA VIAGEM NO COMEÇO DE DEZEMBRO E QUERIA SABER SE HÁ NECESSIDADE DELEVAR ROUPAS DE INVERNO.
MIRIAN

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Ñão, bsta um agasalho um puco mais leve, porque sempre esfria durante a noite (mínima de 17C)
Luiz Mario de Azevedo Ramos

Luiz Mario de Azevedo Ramos

28/09/2009 16:41:04
Parabéns, pela aventura e desafios que irão enfrentar. Força e perseverança. Aproveito a oportunidade qdo fizerem paragens em alguns lugares como hoteis ou pousadas, informarem os valores das diárias. Obrigado e Boa Viagem.