Laguna San Rafael - Chile

O dia mal havia amanhecido quando os alto falantes do Evangelista, o navio no qual viajávamos, tocou a todo volume o hino Chileno. Logo após, o comandante anunciou a todos pulmões: “Bienvenidos al glaciar y laguna San Rafael, un orgullo de la nacion

  
  

O dia mal havia amanhecido quando os alto falantes do Evangelista, o navio no qual viajávamos, tocou a todo volume o hino Chileno. Logo após, o comandante anunciou a todos pulmões: “Bienvenidos al glaciar y laguna San Rafael, un orgullo de la nacion chilena.”. Imediatamente descemos até o convés e a visão que tive, sugeriu que eu ainda estivesse sonhando. Sob a luz do sol nascente, o Evangelista abria caminho por um canal repleto de icebergs. Ao fundo, cercado por altas e verdejantes montanhas, um rio congelado de dezenas de quilômetros descia pelo vale até desembocar estático num enorme lago azul coberto por pedaços de gelo. O capitão estava certo, havíamos chegado num dos lugares mais lindos do planeta.
A laguna San Rafael está localizada em meio as centenas de ilhas que formam os canais chileno. Aqui só se chega de barco ou avião. Para chegar até aqui, deixamos nosso motorhome em Coyhaique, embarcamos em Puerto Chacabuco e viajamos toda a noite pelos canais escuros.
Após o café da manhã, que foi servido em meio aos comentários entusiasmados dos passageiros, fomos transferidos para pequenos barcos que nos levaram mais perto do glaciar. Conforme nos aproximávamos da parede branca com quase 80 metros de altura, o gelo e os icebergs que boiavam sobre as águas iam aumentando de tamanho, o que dificultava a passagem do nosso barco. O hábil piloto ora desviava dos maiores blocos, ora, literalmente, atropelava outros blocos de gelo menores que se partiam em nossa frente. Era um misto de medo e emoção. Era fantástico estar em contato tão direto com gelos milenares e uma natureza praticamente intocada pelo homem. É, San Rafael é um destes lugares que vão ficar para sempre vivos em minha memória.

Laguna San Rafael com glaciar ao fundo

Laguna San Rafael com glaciar ao fundo
Foto: PPG

Gelos cobrindo a superficie do lago

Gelos cobrindo a superficie do lago
Foto: PPG

Família pronta para embarcar no Evangelista em P. Chacabuco

Família pronta para embarcar no Evangelista em P. Chacabuco
Foto: PPG

Ingrid medita após visitar o glaciar

Ingrid medita após visitar o glaciar
Foto: PPG

Emoção e medo em meio ao gelo

Emoção e medo em meio ao gelo
Foto: PPG

  
  

Publicado por em