Londres - Diversidade

Hoje, quando sai do trem, encontrei uma mulher que carregava um pênis flutuante. Isto mesmo, era um balão de gás, destes de aniversário, todo brilhante em cores rosa e prateado, no formato de um pênis ereto com bolas e tudo.

  
  

Hoje, quando sai do trem, encontrei uma mulher que carregava um pênis flutuante. Isto mesmo, era um balão de gás, destes de aniversário, todo brilhante em cores rosa e prateado, no formato de um pênis ereto com bolas e tudo. E tem mais... o pênis estava sorrindo. E a mulher também. Este encontro inesperado (e um pouco constrangedor) ilustra bem o que é Londres, um lugar onde todos os tipos, tribos e tendências se encontram, sem que ninguém se incomode uns com os outros. A regra áurea nas ruas londrinas é: Mind your own business (Cuide da sua própria vida).

Tem sido assim há muito tempo e talvez por isto, todos os habitantes do mundo se sintam muito a vontade por aqui. Por ser uma cidade cosmopolita e eclética, Londres recebe de braços abertos pessoas vindas de vários cantos do planeta que trazem consigo seus costumes e crenças, alguns deles difíceis de serem vistos no Brasil. Mulheres usando burca preta, somente de olhinhos de fora, vocês vê as dezenas. Indianos com turbantes ou senhores muçulmanos de longas barbas, as centenas. Africanos com suas roupas típicas e mulheres com grandes turbantes coloridos são comuns aos domingos, enquanto góticos, punks, darks, emos estão representadas todos os dias em todos os lugares, especialmente nas feiras livres.

É lógico que não faltam seres exóticos que caminham bem à vontade pelas ruas. Seres mega-coloridos, descombinantes, ultramodernos, enfim uma fauna alternativa que dificilmente se reuniria em outra parte do mundo. Nos trens, nos ônibus ou no metrô, você encontra gente vestida das formas mais diferentes possíveis. Sexta e sábado são os dias mais incríveis, pois muitos vão a festas a fantasia usando o transporte público. Não é difícil cruzar com um Mickey Mouse ou o conde Drácula lendo jornal ou escutando seu Ipod no metro.

As instituições do governo, apesar do conservadorismo inglês, também estão abertas para empregar as pessoas respeitando o jeito de cada um. Outro dia encontrei um punk na estação de South Kensington. Ele usava um penteado colorido estilo moicano e algumas dezenas de piercings no rosto. O diferente é que ele vestia um uniforme do Cia do Metro e ajudava os passageiros a passarem pela catraca eletrônica. Aqui é muito difícil perder uma vaga de emprego por sua aparência pessoal. O que conta mais é sua competência.

Outro exemplo da diversidade são os cultos religiosos. Religiões de todos os lugares da terra estão representadas aqui, cada uma muito a vontade para expressar suas crenças e costumes. Um exemplo de diversidade e liberdade de expressão é o Speaker’s Corner, dentro do Hyde Park, um dos mais famosos parque de Londres. Neste lugar, devido a uma lei promulgada em 1872, é possível falar de tudo e sobre tudo sem “quase” nenhuma restrição. Só os excessos são contidos. Todos os domingos centenas de pessoa se reúnem ali para discutir temas polêmicos como aborto, religião, política e até futebol. As discussões são calorosas e normalmente terminam bem, mas sem ninguém convencer ninguém.

Enfim, Londres é isto, um ícone da diversidade deste mundo globalizado. Um paraíso de liberdade para quem quer viver da maneira que achar correto. Aqui não existe moda. A única moda que vale é aquela que você acabou de inventar. O que importa é se sentir bem e respeitar o cara que está do seu lado.

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip, uma agência de viagem especializada em América Latina.
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior
  • Este diário se refere a viagem da Família Goldschmidt a Londres a partir de Maio de 2010.
  
  

Publicado por em

Gil Marco Anton io

Gil Marco Anton io

08/06/2010 17:34:16
Achei a reportagem muito pertinente, pois é um boa indicativa para os que se iludem que há democracia no Brasil. Faz-nos pensar o quanto temos de caminhar para haver de verdade, respeito a vasta diversidade sociocultural no nosso país. Somos um povo maravilhoso, porém, o que carece de civilidade; não civilidade anglo-saxônica: fria e calculista, porém com pitadas de calor humano, sem no entanto julgar e invadir a individualidade alheia, pois é bom sempre lembrar que todos têm direito a opinar sem que no entanto, não sejamos dono da verdade.

Clarisa Schmidt

Clarisa Schmidt

08/06/2010 16:37:32
Achei tudo muito legal, sempre ouvi falar que quem conhece Londres jamais esquecerá. E um dia eu quero conhecer este lugar tão fantástico. Foi maravilhoso ler esta matéria, o meu muito obrigada!
Clarisa Schmidt

Juniors

Juniors

08/06/2010 14:07:06
realmente londres é linda e totalmente democratica no vai e vem da vida, estive lá por dois anos eu sou muito , mais muito diferente de tudo que é obvio, detesto "o igual" singularidade é uma voz berrante em londres e respeito claro, valeu pela materia, parabéns.

Renata

Renata

08/06/2010 13:59:24
Adorei o texto!!!
Reflete bem a primeira experiência que tive nesta exótica cidade. Amei Londres e fiquei com gosto de quero mais...
Um lugar fantástico para se visitar!!!
Renata

Jean Martins

Jean Martins

08/06/2010 13:47:56
muito legal, legal mesmo, assim é que se deve ser uma grande cidade, quem dera são paulo ou rio tivesse as mesmas condições de segurança e cultura para que se pudesse viver desta maneira, aqui não dá, não é mesmo.

Edson

Edson

08/06/2010 13:45:56
Não acho muito interessante essa questão de muita diversidade. Quem é nativo da cidade acaba tendo invadida a sua privacidade e maneira de viver, pois sempre quem vem de fora impõe a sua maneira e jeito de viver. Pergunte a quem mora em Santos e Guarujá se eles adoram os invasores. A resposta será não. Nasci em São Paulo, hoje estou em Ribeirão Preto. Tive que deixar São Paulo, pois hoje ela não é mais dos paulistanos. Ao contrário é dos imigrantes que não respeitam os nossos costumes e impõem os seus. Eles deveriam voltar para suas cidades, estados e país de origem. É minha opinião.

Guilherme

Guilherme

08/06/2010 13:41:02
A liberdade é tanta que as pessoas esquecem de se importar com os próximos. É um lugar muito diferente do Brasil, assim como podemos ver que no Brasil existem seus prós, e em Londres seus contras, também. Londres é um lugar lindo e bom de morar, mas só por experiência e só por um tempo.
Obs.: Me lembro desse funcionário de moicano e piercings na Oxford Circus Station. Como Londres é legal!

Antonio Carlos de Almeid Campos

Antonio Carlos de Almeid Campos

08/06/2010 13:31:17
AMO!!!

Mari

Mari

08/06/2010 13:28:50
sensacional! um mundo pra todos , sem exclusão!

Tristonho

Tristonho

08/06/2010 13:18:30
Pena que o "velho mundo" que conhecemos em breve não existirá mais, estão islamizando tudo.
Ai nem diversidade, nem liberdade existirão mais.

Sandra Rodrigues

Sandra Rodrigues

08/06/2010 13:17:19
O maximo, Londres e tuuuuudo de bom, um lugar onde vc encontra de tudo e de todos, onde o estilo de cada um e respeitado ou ate mesmo adimirado.....

Vida

Vida

08/06/2010 13:13:30
Eu acho tudo isso muito fantástico! Vivo em uma cidade do interior da Bahia,aqui se a cor do sapato for diferente já é motivo de olhares e risadas. Estive em Paris a 20 dias atrás e vi um bocado de tudo isso, mas me parece que Londres é muito mais cosmopolita que Paris e em relação ao diário é uma delícia de ler e ver as fotos tão bem ilustradas.

Marco a gonzalez

Marco a gonzalez

08/06/2010 13:04:32
Justamente isso é como o mundo deve ser, respeitar o jeito de viver de cada um, preto, branco, amarelo, etc. Com a globalização ficou assim mais perto de ver essas diferenças fundamentais, "cada um na sua e Deus p todos"

Mary Lambert

Mary Lambert

08/06/2010 12:41:00
Gostei mto do relato da família Goldschmidt pois estive em Londres agora em maio p.p. e senti realmente essa diversidade que eles estão falando. A gente se sente superbem, parece que vc está de bem com o mundo. Adorei Londres e pretendo voltar numa próxima oportunidade.
Bjs
Mary

Hamilton gomes

Hamilton gomes

08/06/2010 12:36:41
acho otimo a diversidade e que cada um faça o que quiser, mas por outro lado, cidades como Londres e Paris, estão perdendo a sua personalidade já que estão sendo criados bairros(guetos) onde essas comunidades so falam sua propria lingua, vestem como se estivessem em seus paises, nao se integrando ao Pais onde vivem.Nao gostaria que isso acontecesse aqui em Sampa. Felizmente temos pessoas do mundo inteiro que vivem aqui, mas que acabam se integrando à cidade e ao Pais.Isso é bom, trazendo novas culturas, hábitos e costumes, que se integram a nossa vida comum.

Maria Minilde Vieira Alves

Maria Minilde Vieira Alves

08/06/2010 12:30:43
Londres, amo-a em todos os sentidos, gostaria que todos
tivessem oportunidade de conhecer essa maravilhosa cida-
de, ja visitei algunmas vezes e sempre tenho vontade de
voltar.

Ricardo

Ricardo

08/06/2010 12:27:10
Cara londres e tudo isso e mais um pouco...quanta saudades dessa cidades q morei por 2 anos

Daisy

Daisy

08/06/2010 12:22:35
Acho yudo isso, pois vivo aqui, e o povo e super gentil.
Bonita materia

JARDEL LUIZ

JARDEL LUIZ

08/06/2010 12:21:24
Que viagem, muito loucos, muito ilários.

Antonio ximendes

Antonio ximendes

08/06/2010 12:16:43
olha adorei este documentario , muito bom tenho um sonho de um dia conhecer lodres

Thiago

Thiago

08/06/2010 12:12:39
Voce nunca esteve em NY ne Judas? La e' assim, dez vezes mais...

Daniel

Daniel

08/06/2010 12:10:15
Mind the Gap, between the train and the plataform!

Wagner

Wagner

08/06/2010 12:07:36
As coisas por lá não são nada disto. Há muito preconceito, sim. Além do mais, as pessoas são muito egoístas. Textos assim deveriam ser melhor analisados antes de serem publicados. Temos que ver as coisas de forma contextualizadas. Só para citar um exemplo: Jean Charles de Menezes. O que você me diz sobre isto?

Célio Magno

Célio Magno

08/06/2010 11:59:05
Esse é o meu lugar no mundo...

CLAUMIR

CLAUMIR

08/06/2010 11:53:27
MUITO LEGAL A NOTÍCIA, MAS AQUI NO BRASIL TAMBÉM TEM UM POUCO DISTO, PELO MENOS EM RELAÇÃO A UM GRANDE NÚMERO DE ETNIAS VIVENDO EM HARMONIA NO MESMO LOCAL, POIS ONDE MORO EM FOZ DO IGUAÇU - PR, COABITAM INÚMEROS POVOS DISTINTOS, É CLARO QUE NÃO ESTOU COMPARANDO FOZ A LONDRES, MAS É UMA BOA ANALOGIA, E PARA QUEM QUISER CONHECER SAI BEM MAIS BARATO QUE IR A LONDRES.

Luana

Luana

08/06/2010 11:41:43
Viver a vida sempre....

Yria

Yria

08/06/2010 11:39:32
Eu achei o máximo, se no Brasil cada um cuidasse de sua vida como eles fazem lá, ia ser um paraíso!!!

Valci Gonçalves de Oliveira

Valci Gonçalves de Oliveira

08/06/2010 11:30:28
A diversidade das pessoas e suas modas, trejeitos, formas e despreendimentos é a lembrança da Inglaterra que teve a sua presença expandida sobre todo o planeta terra, onde o "sol brilhava" em todos os quadrantes do mundo, como prova de seu dominante Império, e por isso, acabou recebendo esses "cidadãos do mundo" que com seus usos e costumes desfilam suas tradições em Londres - Não podia ser diferente!!! Não é verdade!!!.

Sergio de jesus moreira

Sergio de jesus moreira

08/06/2010 11:25:48
realmente londres e fantastico, passei 6 meses e pude ter o prazer de constatar os fatos citados

Adriano Oliveira/Curitiba-Paraná-Brasil..

Adriano Oliveira/Curitiba-Paraná-Brasil..

08/06/2010 11:13:37
Acho ótimo está diversidade!!!! e o melhor cada um cuidando da sua própria vida, e é claro respeitando o que quem está ao seu redor...

Cristina

Cristina

08/06/2010 11:10:12
Adorei aa reportagem sobre a minha cidade favorita....Londres! Maravilhosa, cosmopolita, e o que é mais importante: o respeito pelo cidadão, seja ele branco, negro, azul, seja qual for sua religiosidade, ou o seu time de futebol! Bem diferente do Brasil, cada dia mais mal educado....
Deu para matar as saudades dessa cidade para sempre Coroada, literalmente...
Cristina

Vania

Vania

08/06/2010 11:08:38
Tive a oportunidade de passa 45 dias em Londres, num frio de 10 graus negativos, mas foi maravilhoso. Me senti como se tivesse nascido naquele país. Senti muito desgosto quando preciso retornar ao Brasil. Mas logo, logo, me mudo de vez pra lá....

LEIDE

LEIDE

08/06/2010 11:03:48
Morei em londres capital 2anos,e foi uma experiencia que vou levar por toda minha vida.A cidade londrina é maravilhosa,deslumbrante,e a mistura de culturas, pessoas de varios lugares do mundo é fantastico.EU RECOMENDO VALE A PENA CONHECE..............................

London Boy

London Boy

08/06/2010 11:02:35
Tudo a ver! Eu morei na Inglaterra durante os anos 90, e mais especificamente em Londres durante mais ou menos um ano.

Cassio Tadeu.

Cassio Tadeu.

08/06/2010 11:01:48
A Inglaterra esta seguindo o exemplo dos EUA, excluindo o eurocentrismo que é exclusivista e mesquinho e adotando o multiculturalismo que é uma nova e inevitável ordem mundial. E é bom lembrar que o multiculturalismo é uma preparação para o uniculturalismo que é a plenitude da globalização e o aperfeiçoamento das relações entre os povos.

Jameson fernandes chaves

Jameson fernandes chaves

08/06/2010 11:00:21
acho impotante essa diversidade cultural, isso é importante para o desenvolvimento de uma nação.Isso é cultura.

Eny

Eny

08/06/2010 10:59:56
Londres é tudo isso e muito mais.....morei lá por seis meses e nunca me senti tão livre justamente por essa diversidade e pelo acesso irrestrito à cultura e aos parques maravilhosos. Foi uma experiência incrível.

Adriana Barboza

Adriana Barboza

08/06/2010 10:59:31
É isso mmesmo sem tirar e nem por ,morei em Londres por 3 anos fazem 3 anos que cheguei no Brasil,isso sim é um paraiso!!!que saudades tenho....se tdos lugares do mudo fossem igual a Londres concerteza teriamos pessoas melhores de espírito.

Ana Carolina Santander

Ana Carolina Santander

08/06/2010 10:59:02
Amei. É o tipo de cidade que eu moraria com maior facilidade. Sair na rua e não ser reconhecido é uma delicia. Ser como qualquer outro, amo isso. Amo diversidade. Diversidade é respeitar o alheio.

Cris

Cris

08/06/2010 10:32:02
Londres...atualmente parece mas uma cidade muçulmana do que a capital do reino unido.O islamabad está em peso,com força total...logo logo no lugar da rainha uk tera um ayatola no poder...insolito

Rogerio Antonio

Rogerio Antonio

08/06/2010 10:11:29
Ola meu nome e Rogerio e vivi 3 anos em londres , se morrer e nao conheceu londres entao nao valeu a pena ter vivido ...londres e demais ,a unica coisa que me incomodava e que londres esta perdendo sua identidade assim como todo Reino Unido, pois povos vindo dos 4 cantos do mundo querem difundir rua religiosidade e crença num pais cristao, e logo vao dominar...va difundir sua religiosidade num pais muçulmano para ver o que acontece com vc....fora isso VIVA LONDRES

Eloína

Eloína

08/06/2010 10:11:08
Legal, tal caldeirão cultural. Pode-se afirmar que em Londres se respeita o mandamento católico que impõe o amor ao próximo. Viva a diversidade!

Deborah

Deborah

08/06/2010 10:10:30
Londres é isso mesmo!
Estive por lá e adoro esta diversidade!
Adoooorroo www.bailarinaviajante.blogspot.com

Letícia M.

Letícia M.

08/06/2010 10:09:01
Quem dera se no Brasil fosse assim. Aqui se passa alguém vestido um pouquinho diferente já é olhado de cima a baixo com um ar de desaprovação.

EDUARDO SILVEIRA

EDUARDO SILVEIRA

08/06/2010 09:51:41
ACHO OTIMO DEVERIA SER ASSIM EM TODO O CONTINENTE,SEM BRIGAS,SEM ARMAS,MUITA UNIAO ,AMOR,MAS O CAMINHO ATUAL LEVA AO INDIVIDUALISMO,ATRAPALHA O QUE SE PODE TER DE MELHOR A LIBERDADE DE EXPRESSAO,A LIBERDADE DE IR E VIR,ALIBERDADE DE OPÇAO SEXUAL E UNIAO DO MESMO SEXO,QUEM SABE MAIS 100 ANOS PARA CHEGARMOS Á ISTO.

Júlia

Júlia

08/06/2010 09:44:21
pelo visto o mais exótico em Londres são os ingleses.

Kleyton - Londres

Kleyton - Londres

08/06/2010 09:43:47
É exatamente o que vejo todos os dias quando saio de Fulham para ir ao centro ou parques...
Bom relato!

Rosa Pillon

Rosa Pillon

08/06/2010 09:42:34
Adorei a Materia .. Vou indo para Londres Domingo ...
E esse tipo de informação me ajuda muito ... A ter um olhar diferente do meu ...Brasil ...Rosa Pillon

Patricia

Patricia

08/06/2010 09:24:00
Londres é assim mesmo! Morei lá há 15 anos e pelo jeito, tudo continua da mesma maneira. Isso é democracia e respeito pelo semelhante.

Denise

Denise

08/06/2010 09:09:45
Sim,concordo com o relato acima. Realmente, Londres é um exemplo inquestionável quanto a diversidade de culturas, religiões, crenças, povos, etnias... mas quando se vai para o interior da Inglaterra a realidade é outra. O conservadorismo extremo isola aqueles que vem de outro país. É difícil a integração e a participação na vida da comunidade de uma cidade do interior da Inglaterra. Acho que o equilíbrio seria o ideal, nem tanto Londres ser de tudo e todos, nem tanto o interior da Inglaterra ser tão reservada.
Mas nem tudo é perfeito, não é??

Maria Alice

Maria Alice

08/06/2010 09:00:42
Acho genial um lugar assim;Londres incendeia a minha mente há muito tempo e é onde eu gostaria de viver.
Um lugar onde cada um cuida da própria vida, e não é a aparência que conta.

Jorger

Jorger

08/06/2010 08:52:44
Isso que é 1 Mundo. Até o Brasil chegar a este ponto vai levar mais um século,que etha povinho que gosta da vida alheia. Jorge

Eliane

Eliane

08/06/2010 08:49:50
Realmente Londres é a capital da diversidade...Minha irmã mora lá e se apaixonou pela cidade, exatamente porque não existe preconceito, ninguém cuida da vida de ninguém, se vc estiver afim de usar uma roupa show hoje bom, se estiver afim de sair de casa de pijama pra comprar café, show tbm, ninguém fica te olhando com espanto...rsrs Um dia eu vou conferir tudo isso de perto, o meu medo é tbm me apaixonar por esta cidade e não querer mais voltar rsrs...

Fran

Fran

08/06/2010 08:41:10
Quero ir linda pra Londres.Fato!

Elder Valadares

Elder Valadares

08/06/2010 08:40:23
Característica muito comun de grandes capitais do mundo, a diversidade cultural ;Londres não seria diferente.

Cirino

Cirino

08/06/2010 08:30:17
Meu filho mora em Londres, ano passado estivemos lá para visitá-lo durante um mês e pudemos conferir tudo o que vc escreve e muito mais, como a variedade de comidas e religiões, mas respeitando-se mutuamente.

Emanuel

Emanuel

08/06/2010 08:21:41
Achei que esta materia deveria ser exibida na TV em horário nobre. Sou brasileiro, nordestino, moro a poucos quilometros da metrople nacional,São Paulo, mas convivo com uma suposta aceitação, uma suposta democracia, uma suposta tolerância que é risivel para quem conhece uma cidade como Londres no minimo risivel, algo com este "frios e distantes ingleses e estas pessoas de todos os lugares que lá convivem, precisam os arrogates e "abertos" brasileiros das provicias do sudeste se aprender e perceber. Há algo aqui que está por evoluir, e muito.

Que o provicianismo "eurocentrico" dos vilarejos da " velha bota" ou de um " reino prussiano" que nem mais existe é usado por alguns pra "construir" um suposto status de primeiro mundo, um suposto status de gente de bem, um suposto status de civilidade.

Ediane

Ediane

08/06/2010 08:19:25
Olá Família Goldschmidt! Por a caso achei esse diário de viagem de vocês e achei o máximo, muito interessante mesmo! Adorei ler sobre Londres e Lisboa morro de vontade de conhecer! Simplesmente perfeito ler tudo que vocês escrevem aqui! Boa viagem! Beijos!

Corleone

Corleone

08/06/2010 08:13:51
Na verdade isso e londres.Cada 1 tem seu jeito de ser.Aqui o brega e vc ser brega.pois nimguem se preocupa com o outro igual no brasil que vc so e alguem se andar com 1 calca da forum,zoomp e por ai vai.Enfim,nao importa que raca eo religiao vc seja,seja somente vc!