Londres - Londres com cerimônia

Pompa. Creio que esta é a palavra que melhor define toda e qualquer cerimônia londrina.

  
  

Pompa. Creio que esta é a palavra que melhor define toda e qualquer cerimônia londrina. Os ingleses têm um dom especial para transformar qualquer evento em uma cerimônia digna da presença da rainha. E são muitos, distribuídos durante todo o ano, relembrando datas importantes ou marcando mudanças na cidade. Alguns deles nos parecem estranhos como por exemplo o Oak Apple Day, que relembra quando o rei Carlos II teve que se esconder (de Oliver Cromwell) dentro de um carvalho. Em Novembro, durante o Silent Change, o prefeito em término de mandato, entrega as chaves da cidade ao novo prefeito em uma cerimônia quase sem palavras. No dia seguinte o novo mandatário desfila pela cidade em uma carruagem ricamente adornada.

Creio que a mais famosa cerimônia Londrina seja a “Troca da guarda real” em frente ao palácio de Buckingham. Ela acontece todos os dias durante o verão, pontualmente as 11h30 e é realmente impressionante! Os ingleses transformaram a simples troca de turnos dos soldados em uma cerimônia cheia de cor, música e ordem que atrai diariamente centenas de espectadores.

No entanto, o que pouca gente sabe, é que outra cerimônia igualmente importante acontece meia hora antes apenas a poucos metros dali. É a “Troca da guarda da Cavalaria Real” no pátio da Horse Guards. Diariamente às 11hrs (aos domingos às 10hrs) os cavaleiros vindos do Palácio de Buckingham encontram-se com os cavaleiros saindo do quartel e trocam estandartes e ordens. Os cavalos são belíssimos e muito bem disciplinados. Uma banda (montada) faz apresentações enquanto cavaleiros em uniforme de gala conversam com o público.

Se você tiver sorte, sua viagem pode coincidir com outros eventos públicos menos comuns, mas igualmente belos. Um deles é a Saudação Real de canhões. Ele acontece apenas alguns dias por ano para marcar o aniversário da rainha e do seu esposo e o dia da coroação de Elizabeth II. São disparados 42 salvas de tiro no Hyde Park e 62 salvas na Torre de Londres.

Em meados de Junho acontecem duas grandes paradas. Uma é a Trooping the Colors, onde a rainha passa em revista sua tropa e recebe homenagens. Outra é a Beating Retreat, uma apresentação especial da guarda pessoal da rainha. As duas cerimônias acontecem no pátio do Horse Guard, no mesmo lugar onde o rei Henrique VIII (aquele que decapitou sua esposa) organizava os torneios entre cavaleiros medievais.

Enfim, seja qual for à época da sua visita a Londres, procure saber o que esta acontecendo. Quem sabe você não vê algo diferente e acaba até dando um tchauzinho pra rainha.

Peter Goldschmidt

Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip, uma agência de viagem especializada em América Latina.
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior
  • Este diário se refere à viagem da Família Goldschmidt a Londres a partir de Maio de 2010.
Cerimônia com pompas
Carruagem do prefeiro
Em frente do palácio de Buckingham
Breating Retreat
Breating Retreat 2
Banda Militar
Troca de guarda
Pátio de Horse Guards
Soldado em Horse Guards
Sandra muito bem guardada
Horse Guards
Salva de tiro
  
  

Publicado por em

Rita Neris

Rita Neris

04/07/2010 00:07:27
nossa as fotos sao fantasticas. e pensar que eu estive lá exatamente em agosto de l997. e presenciamos o enterro da lindissima princesa.