Londres - Pelados em Londres

Passeando pelo Hyde Park demos de cara com um cena inusitada, cerca de 300 ciclistas, completamente pelados, cruzaram a nossa frente soprando apitos e tocando buzinas.

  
  

Passeando pelo Hyde Park demos de cara com um cena inusitada, cerca de 300 ciclistas, completamente pelados, cruzaram a nossa frente soprando apitos e tocando buzinas. Chocante? É porque você não estava aqui. Foi interessante!

Tratava-se de um protesto contra o uso de carros e combustível fóssil. Os peladões tentavam chamar a atenção para o uso da bicicleta como veículo alternativo e menos poluente. Alguns patinadores e corredores também se juntaram a manifestação. Muitos desfilaram com o corpo pintado, usando chapéu ou uma máscara engraçada. Outros, usavam acessórios como piercings e apenas seus “acessórios naturais”, enfim uma grande variedade de nus artísticos ou melhor, “protestísticos”. A manifestação foi um grande sucesso, reuniu muita gente, parou o trânsito, mas duvido que alguém tenha prestado atenção em alguma bicicleta.

E protesto é o que não falta por aqui. As ruas londrinas são um campo fértil para as mais variadas opiniões contra ou a favor de alguma coisa. Hoje mesmo em Picadilly Circus havia um grupo de jovens pedindo esclarecimentos sobre a morte de Michael Jackson e protestando contra a falta de justiça. Na praça do Parlamento, próximo ao Big Ben um grupo acampado há vários meses protestava contra a guerra do Iraque e do Afeganistão. Outro acampamento marca presença contra a invasão da Palestina por Israel. E assim por diante. Todo mundo tem alguma coisa para dizer ou protestar. No Speakers Corner’s, em Hyde Park, todos os domingos tem um montão de gente protestando contra um montão de coisa. Outro dia vi um cara com uma placa que dizia “Against Everything” ou seja, sou contra tudo. Viva a liberdade de expressão!

Peter Goldschmidt
Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip, uma agência de viagem especializada em América Latina.
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior
  • Este diário se refere à viagem da Família Goldschmidt a Londres a partir de Maio de 2010.
Protesto londrino
Ninguém olhou a bicicleta
Protesto diferente
Como se destacar na multidão
Todos os tipos
Surpreso
Entrevistado bem a vontade
Protesto em Picadilly
Parlament Square
Justiça para Michael Jackson
  
  

Publicado por em