O Vale Encantado e La Angostura - Bariloche

Apesar do outono haver apenas começado, hoje as montanhas de Bariloche receberam a primeira pincelada de neve. Foi uma nevasca fraca, mas

  
  

Apesar do outono haver apenas começado, hoje as montanhas de Bariloche receberam a primeira pincelada de neve. Foi uma nevasca fraca, mas o suficiente para acrescentar mais um tom a já multicolorida paisagem.

Pesca de Truta

Hoje fomos conhecer a parte leste do lago Nahuel Huapi. Nossa primeira parada foi nas margens do rio Limay formado pelas águas que saem do lago. Ali encontramos vários pescadores dentro do rio, com água até o joelho. Eles estavam pescando a truta, um peixe introduzido nesta região há muitos anos e bem adaptado a baixa temperatura do lago. Mal chegamos e já testemunhamos a pesca de um peixe macho com cerca de 3 quilos. Uma beleza! Se não fosse a água fria, até eu me arriscaria a pescar. Por enquanto, vou ficar só olhando.

Um pouco mais adiante notamos que a vegetação havia mudado pois entramos na Estepe Patagônia. É uma região semi-árida, quase um deserto. Interessante como em poucos quilômetros a geografia, a fauna e a flora podem mudar tanto. Nos Andes, onde esta Puerto Blest chove cerca de 4 mil milímetros por ano. As montanhas tem mais de 3 mil metros de altura e são cobertas por bosques densos e muito úmidos. Apenas 20 kms a leste, na região de Puerto Pañuelo, as montanhas são mais baixas e a vegetação menos densa, pois chove somente 2 mil milímetros ao ano. Mais 20 kms em direção ao nascente e já estamos em Bariloche, cujo índice pluviométrico cai para mil milímetros anuais. Aqui o que predomina é o bosque de transição ou bosque seco. Finalmente chegamos ao ponto que visitamos hoje, 20 kms a leste de Bariloche, onde só chove 500 mm ao ano. Devido a falta de precipitações a vegetação é mais baixa, quase rasteira e muito mais seca.

Avançamos entre a espete e a zona de bosques sempre acompanhando o curso do rio Limay. Em diversos lugares fomos obrigados a parar, não devido ao tráfego, mas por causa da beleza e a exuberância da paisagem. Um lugar mais lindo do que o outro. Uma destas paradas foi no Anfiteatro, onde o rio Limay achou espaço entre duas grandes paredes de rocha e formou um enorme círculo que lembra um teatro de arena. Uma outra parada foi no Vale encantado, onde o vento e a chuva moldaram os picos das montanhas na forma de torres e pontões. Aqui as sombras e a imaginação tem um papel importante definindo cada figura e sua representação. Um lugar de tirar o fôlego que me lembrou um pouco as montanhas rochosas canadenses, embora com muito menos altura.

Para se recuperar desta aventura de imagens e paisagens almoçamos em Confluência, onde o rio Limay recebe as águas vindas do rio e lago Traful. Com a chegada do outono, algumas árvores começam a mudar a cor de suas folhas, tingindo a paisagem de amarelo e vermelho. Um lugar lindo, em qualquer época do ano.

Nossa tarde terminou em Vila La Angostura, uma pequena cidade na margem oposta do lago Nahuel Huapi em relação a Bariloche. Com apenas 15 mil habitantes, Vila La Angostura tem construções no estilo de montanha e está repleta de lojas e cafés. Este é o caminho obrigatório para quem atravessa de carro ao Chile e a única cidade entre Bariloche e Osorno, no país vizinho. É desta vila também que sai um pequeno barco em direção ao Bosque de Arrayales, embora com uma freqüência bem menor do que sai de Puerto Pañuelo. De qualquer modo é um cidade que vale a pena ser visitada e faz parte de um tour chamado Circuito Grande. Este tour sai de Bariloche, visita a estepe passando pelo rio Limay, Vale Encantado e Confluência. Depois segue para o lago Traful, a vila de traful e finalmente Vila La Angostura. Recomendo!

Voltamos a Bariloche onde o dia terminou com sol e pouco vento. Amanhã promete! Nosso plano é subir até um refúgio no alto das montanhas chamado Neumeyer. Ali pretendemos fazer caminhadas e visitar o lago Esmeralda. Quer saber mais? Só amanhã aqui ou no site www.familiagold.com.br

Abraços,
Peter Goldschmidt

A Família tem o apoio das seguintes empresas:
GOLDTRIP Consultoria e Viagens - www.goldtrip.com.br
TIMBERLAND – www.timberland.com.br
PIGMENTUM - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br
BEEPHOTO – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br

CONTABIL ALVINÓPOLIS – Wagner Silva
CLIMED – Hospital Alberto Sabin
Membro da Brazilian Adventure Society - BAS
.
.
* Esta materia se refere ao diário de bordo da Expedição Bariloche e Parque Nahuel Huapi,
feita pela Familia Goldschmidt entre os dias 26/03 e 10/04/09. Para saber mais sobre esta expedição
visite o site:
www.familiagold.com.br
.
.

Vale Encantado
Vale Encantado
Picnic em Confluência
Vila La Angostura
  
  

Publicado por em