Pucon e o vulcão Villarica

Nossa viagem nos trouxe ao norte da região dos lagos Andinos até Pucon, uma simpática cidade as margens do lago Villarica.

  
  
vulcão Villarica

Nossa viagem nos trouxe ao norte da região dos lagos Andinos até Pucon, uma simpática cidade as margens do lago Villarica. Pucon tem vocação turística incontestável, atraindo visitantes tanto do estrangeiro como do próprio Chile. Durante o verão, as diversas praias ao redor do lago o transformam em um lindo balneário. É evidente que águas a 12 graus centígrados não atraem muitos brasileiros, mas funcionam bem para os chilenos. Os nossos conterrâneos chegam aqui por outros motivos, especialmente para praticar esportes de aventura ou esquiar no inverno.

Pucon é dotada de uma natureza privilegiada que inclui a cordilheira dos Andes, glaciares, rios caudalosos, bosques nativos, banhos termais e um belo vulcão. Isto mesmo, dos mais de 2 mil vulcões do Chile, um dos mais conhecidos está aqui, o Villarica. Com 2.847m metros de altitude, este vulcão tem a forma de um cone perfeito e está presente em quase todas as fotografias que tiramos. Não é só lindo, mas tem uma cratera aberta por onde a fumaça sai constantemente. É impressionante! No verão, uma caminhada de apenas 4 horas leva qualquer pessoa a borda de uma cratera de onde se pode enxergar a lava fervente.

Passamos apenas um dia em Pucon, mas o suficiente para visitar alguns dos seus atrativos. Além das encostas do vulcão Villarica, visitamos as Covas Vulcânicas, dutos laterais por onde sai a lava durante a erupções. Depois de uma pequena aula de vulcanologia, descemos por esta caverna por cerca de 500 metros conhecendo formações rochosas e minerais.

A cidade de Pucon é muito simpática, com várias construções em madeira, típica de montanha. É tranqüila, com muitas lojas de artesanato e agencias de turismo que fazem passeios locais. A rede hoteleira é muito boa com opções para todos os gostos e orçamentos.

Perto da cidade existem cachoeiras, rios para prática de rafting, várias trilhas para caminhadas e muitos lagos. Um deles é o lago Caburga, cujas águas foram represadas por uma erupção vulcânica. O lago não tem vertente aparente, mas dele nasce um rio subterrâneo. Este rio aflora 3 quilômetros abaixo na forma de várias cachoeiras. São os Ojos (olhos) de Caburga, um parque que merece ser visitado.

Uma coisa é certa, independente da atividade que você praticar em Pucon, ela sempre termina da mesma maneira: em uma das dezenas de termas espalhadas pela região. Para nós não foi diferente, terminamos nosso “corrido dia” nas termas de Huife, onde ficamos cozinhando, a 40 graus, até as 10 da noite.

Amanha seguimos para o destino final de nossa viagem, a cidade de Valdiva. Espero vocês por aqui. Grande abraço!

Peter e Erick Goldschmidt

Para saber mais sobre a expedição Lagos Andinos visite o site da Família Goldschmidt: www.familiagold.com.br

Peter e Erick
Lago Caburga
Passarelas pelas Covas
Vulcão Villarica Soltando Fumaça
Erick nas Covas Vulcânicas
Pucon
Termas de Pucon
  
  

Publicado por em

Roberto antunes

Roberto antunes

03/11/2009 16:28:27
peter, t. bem? fiz um contato para viagem ao chile contigo. acabamos por decidir em uma viagem mais econômica e investimos no aluguel de um carro em vina del mar e fomos até port montt. fomos em três pessoas e não tivemos a mesmas sorte com o tempo que vc teve aí em pucom, chegamos em pucom no dia 22 e ficamos até 25, choveu muito e o tempo ficou fechado, fizemos três tentativas de subir até a estação base de carro mas não conseguimos, tivemos que voltar a poucoucos metros, talvez em outra oportunidade teremos mais sorte, grato pelas dicas que deu,
Roberto Antunes

Vanda

Vanda

21/10/2009 15:21:52
Achei muito lindo,gostaria de poder fazer essas viagens,conhecer lugares novos.

Simone

Simone

05/10/2009 11:24:40
Muito legal! Uma opção para as férias de 2011!

Paula Colin

Paula Colin

05/10/2009 09:51:40
Bom dia ,Conheci Pucón, e adorei essa cidade acolhedora ,
Adorei essa passagem da Familia Goldschmidt
eu mesma nao cheguei a conhecer as covas vulcânicas mas achei o máximo eles mencionarem aqui.. com certeza ainda vou voltar à Pucon pra conhecer , beijossssssss a todos e um bom dia ..
Paula Colin