Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

Blogs > Família Goldschmidt > Dicas de Viagens > 

Pucon e Vulcão Villarica

Imagine um lugar cercado de verdes florestas, altas montanhas e pontilhada por lagos, que além de imensos, tem uma tonalidade azul celeste.

18 de Fevereiro de 2010.
Publicado por Família Goldschmidt  

Pucon e Vulcão Villarica

Vulcão Villarica

Vulcão Villarica - Foto: Família Goldschmidt

Imagine um lugar cercado de verdes florestas, altas montanhas e pontilhada por lagos, que além de imensos, tem uma tonalidade azul celeste. Imagine um vulcão na forma de cone perfeito, com seu topo sempre nevado e cuja cratera expele continuamente uma fumaça branca que se confunde com as nuvens. Imagine uma região que permite praticar em um só lugar vários esportes de aventura como rafting, caminhadas e escaladas. Imagine um lugar onde a água brota do chão já aquecida, criando dezenas de piscinas termais. Imagine uma cidade de ruas planas, casas de madeira e repleta de bons restaurantes e hotéis. Imaginou? Então, bem-vindo a Pucon!

Pucon está localizada no Chile, na parte norte da região dos Lagos Andinos, as margens do gigantesco e maravilhoso lago Villarica. A cidade tem vocação turística incontestável, atraindo visitantes tanto do Chile, como do mundo inteiro. Durante o verão suas praias de água doce transformam-se em um lindo e colorido balneário repleto de famílias e jovens. É evidente que águas a 12 graus centígrados não atraem muitos brasileiros, mas funcionam bem para os chilenos e europeus que elegeram este destino um dos seus preferidos das suas férias. Os nossos conterrâneos, no entanto, chegam aqui por outros motivos, especialmente para praticar esportes de aventura ou esquiar no inverno.

Pucon é dotada de uma natureza privilegiada que inclui a cordilheira dos Andes, glaciares, rios caudalosos, bosques nativos, banhos termais e um belo vulcão ativo. Isto mesmo, dos mais de 2 mil vulcões do Chile, um dos mais ativos esta aqui, é o Villarica. Com 2.840 metros de altitude, sua cratera expele fumaça branca continuamente e está presente em quase todas as fotografias que tiramos. Não é só lindo, é impressionante! No verão, uma caminhada de apenas 5 horas leva qualquer pessoa, com boa condição física a borda de sua cratera de onde é possível enxergar a lava fervente. No inverno, suas encostas viram uma concorrida estação de esqui com pistas para todos os níveis.

O vulcão Villarica não está presente apenas na paisagem, mas suas erupções foram responsáveis pela criação de muitos dos atrativos turísticos atuais. Logo abaixo da pista de esqui encontramos as Cavernas Vulcânicas, antigos dutos de lava hoje vazios. Através deles pode-se conhecer um pouco da história geológica da região e descer quase 500 metros para dentro da terra, observando formações rochosas, aflorações minerais e bolhas de lava solidificadas. Através de pontes suspensas, pode-se atravessas alguns dos impressionantes cânions formados por avalanches e erupções.

Outros destinos formados pela força da natureza são as cachoeiras, rios e lagos que encontramos na região Um bom exemplo é o lago Caburga, cujas águas foram represadas por uma erupção vulcânica. Do lago nasce um rio subterrâneo que aflora 3 quilômetros adiante na forma de várias cachoeiras que brotam do chão. São os Ojos (olhos) de Caburga, um parque que merece ser visitado.

Outro agradável resultado das atividades vulcânicas são as águas termais que afloram ao redor de Pucon. Elas são represadas e formam dezenas de piscinas termais para todos os gostos e bolsos. Algumas termas são bem rústicas, outras mais sofisticadas, mas todas são uma excelente opção para relaxar no final do dia.

Além das paisagens e termas, Pucon é um excelente destino para a prática de esportes de natureza como rafting, caminhadas, bike e canopy. Sua proximidade dos Andes, seus generosos rios e lagos e uma natureza sempre verde é um destino ideal tanto para o verão como para o inverno. A cidade é muito simpática, com varias construções em madeira e ruas planas. Há uma boa rede hoteleira e bons restaurantes. Um dos melhores hotéis é o Park Lake, localizado nas margens do lago e dono de uma impressionante vista.

A partir de Pucon é possível conhecer também outros destinos igualmente importantes. Um deles é o Salto de Huillo-huillo, situado a 120 quilômetros de distância de Pucon, na base do vulcão Mocho-Choschenco. Este impressionante salto está inserido em uma reserva florestal e próximo do cinematográfico lago Panguipulli. Para quem deseja pernoitar no local, dois pitorescos hotéis dão suporte para quem visita este salto. São eles Baobá e o Montanha Mágica.

Para que viaja de carro na região, vale a pena fazer uma parada na cidade de Valdívia, uma cidade histórica que foi muito importante na colonização do sul do país. Mas não foi por isto que a cidade ficou conhecida mundialmente. Em 22 de maio de 1960, um grande terremoto seguido de Tsunami atingiu a região, destruindo boa parte das casas e edifícios.
A cidade, no entanto, ressurgiu das cinzas e hoje é um centro universitário de excelência, além de um importante pólo turístico do sul do país. Um simpático mercado de frutos do mar funciona diariamente as margens do rio e atrai muitos visitantes. Além dos peixes e frutos do mar, pode-se observar a margem do rio muitos lobos marinhos, cormoranes e pelicanos que vem se alimentar das sobras do mercado.

Como você pode ver, a região de Pucon é rica em paisagens, atividades e história. Uma boa opção para todas as épocas do ano. Com certeza você vai gostar.

Peter Goldschmidt - Família Goldschmidt
__________________

A Família Goldschmidt realizou a expedição Lagos Andinos entre Setembro e Outubro de 2009. Os diários de bordo, informações e fotos podem ser encontrados no site: www.familiagold.com.br

Esta expedição teve o apoio da Lan Chile e da Gold Trip, a agência de viagens da Família Goldschmidt. Roteiro e informações ligue (11) 4411-8254 ou acesse: www.goldtrip.com.br

Pucon

Pucon
Foto: Família Goldschmidt

Caminho ao Vulcão Villarica

Caminho ao Vulcão Villarica
Foto: Família Goldschmidt

Caverna Vulcânica

Caverna Vulcânica
Foto: Família Goldschmidt

Salto de Huilo-Huilo

Salto de Huilo-Huilo
Foto: Família Goldschmidt

Lago Villarica

Lago Villarica
Foto: Família Goldschmidt

Termas de Huife

Termas de Huife
Foto: Família Goldschmidt

Ponte Suspensa

Ponte Suspensa
Foto: Família Goldschmidt

Porto de Valdívia

Porto de Valdívia
Foto: Família Goldschmidt

Parque Nacional

Parque Nacional
Foto: Família Goldschmidt

Peter e Erick Goldschmidt

Peter e Erick Goldschmidt
Foto: Família Goldschmidt

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

ivana

 postado: 22/2/2010 09:39:27editar

estive em pucon 2 vezes. é maravilhoso, tranquilo,agradavel. super lindo. fiquei no grande hotel de pucon, as margens de um lago. lindo demais!!!!

 

guilherme

 postado: 22/2/2010 09:45:08editar

Realmente Pucon é fantástico, vale a pena conhecer

 

Alfredo Rocco

 postado: 22/2/2010 11:10:27editar

o chile realmente é um pais maravilhoso

 

Ethel

 postado: 22/2/2010 12:19:00editar

Parabens pela materia, porém Pucon e muito mais do que isso.

 

Marcão

 postado: 22/2/2010 14:39:27editar

Fico com a frase : Uma boa opção para todas as épocas do ano. Com certeza você vai gostar. Estive em Pucon há 3 semanas e realmente é um lugar belíssimo com muitos atrativos. Também escalei o Villarrica, porém, aconselho quem estiver nessa empreitada a estar com um bom condicionamento físico, pois além de cansativo dá um medo absurdo . hehe. Abço aos mochileiros.

 

Juliano B. Correia

 postado: 24/2/2010 09:08:09editar

Pucon é realmente incrível por suas belezas naturais.
Quem for vistá-la, não deixe de fazer o rafting no rio Trancura e canopy de 3 km, o único da America latina, o que é inesquecível.
Boa viagem.

 

Sérgio

 postado: 27/2/2010 18:28:31editar

Concordo com a família Goldschmidt. Pucón é maravilhoso. Estive no Chile no ano passado, fui de carro. Foi um ótimo passeio.

 

moncar@sol.com.py

 postado: 1/3/2010 07:24:50editar

realmente es una maravilla la tierra del brasil siempre dije que es un pueblo vendecido por Dios, sigan teniendo esa amabilidad que el turismo internacional siempre habitara su tierra sigan adelante !viva la tierra brasileña!!!

 

lenice

 postado: 2/3/2010 09:45:23editar

suas viagens são de tirar o folego.Parabens.

 

Vilson Correia

 postado: 2/3/2010 11:58:24editar

Estivi em pucon a tres anos atras e uma das mais lindas cidade que ja visitei. vendo de longe parece que o vulcão foi feito a pinceu de tão lindo

 

Vera Nunes

 postado: 2/3/2010 22:01:19editar

Eu adorei Pucón, estive em agosto de 2009 para esquiar, nevou bastante foi lindo. Fizemos cavalgada na neve (com nevasca), o Rodolfo é o criador de cavalos crioulos e proprietário da fazenda foi incrivel !!!
E o hotel em que ficamos Antumalal é maravilhoso, de frente para lago e no alto nas montanhas nevadas ...
Vale a pena .... beijos Vera Nunes

 

Carlos Alberto

 postado: 6/3/2010 12:27:00editar

Pronto, já sei onde irei nas próximas férias. A dica valeu mesmo.

 

angela maria bermudes

 postado: 17/3/2010 20:32:53editar

Faltou vocês falarem do inigualável Parque Huerquehue, a pouco mais de 30 km. de Pucón, um local lindo, totalmente preservado, com araucárias centenárias, lagos e lagunas de águas cristalinas, cachoeiras e de onde se tem vistas deslumbrantes tanto do Vulcão VillaRica, quanto do Mocho-Choshuenco. Para quem gosta de trekking, é perfeito para passar um dia inteiro. Você escolhe o quanto quer caminhar e até onde quer conhecer, mas para ver todas as suas belezas, é bom caminhar o dia todo. Não deixem de levar comida e bebida, pois não há nada no local.

 

JOÃO

 postado: 22/3/2010 13:36:46editar

Conheci Pucon pela primeira vez em 2003 e retornei outras duas vezes, a última em setembro de 2009. É incrível a sensação que tenho de não ter desbravado 10% da região, que é uma síntese da natureza. Pretendo voltar lá ainda e ficar um mês, tendo a certeza de voltar mais saudável. Afinal, pedalando, cavalgando, canoando, trekkando, nadando, banhando em termas, esquiando, subindo e descendo montanhas é impossível não voltar com preparo físico em dia. Aliás, sugiro setembro como mês apropriado pois não é tão frio e a neve está lá inteirinha além de preços convidativos por ser mês de baixa temporada. Não deixem de frequenta este verdadeiro Spa ao céu aberto chileno.

 

Cleiton e Marília Lima

 postado: 3/12/2010 22:17:00editar

Conheci Pucón na minha lua de mel em julho de 2010. Eu e minha esposa queríamos conhecer algo diferente e resolvemos ir para Pucón, sem conhecer nada pensavamos que era apenas uma cidadizinha de interior, mas quando chegamos lá não havia o que falar, é mesmo tudo maravilhoso e fascinante tanto da parte da natureza como da engenharia humana, sem contar que os habitantes são muito educados e receptivos e sem dúvida você será muito bem atendido em todos os lugares. Se você realmente quer conhecer um lugar que deixe saudades e promessas para voltar, conheça Pucón, te garanto que não irá se arrepender. Nós voltaremos em breve.

 

Arlete Pereira da Fonseca

 postado: 8/9/2011 20:52:58editar

Estive em Pucón,com minha filha, em junho do ano passado(2010) Não foi possível avistar o Villa Rica por causa da nebulosidade.Quase chorei. Estavmos no "pé" dele, no Gran Hotel Pucón. Ficamos apenas dois dias e seguimos ao sul do Chile, lá vimos os vulcões em Puerto Varas e Frutillar, foram logo três, um junto do outro. De tirar o fôlego as paisagens que vimos por todo o Chile. Ainda voltaremos a Pucón pra encarar o Villa Rica de frente.Não vejo a hora!!!

 

 

Últimos boletins

  • 27/Mai/14 VIAJE COMIGO 89 | CHILE - ATACAMA O que tem pra fazer no deserto do Atacama?
  • 25/Fev/14 VIAJE COMIGO 88 | EQUADOR - GALÁPAGOS Agora entendo porque os antigos navegantes chamavam as Ilhas Galápagos desta maneira.
  • 20/Jan/14 VIAJE COMIGO 87 | EQUADOR - QUITO Quito, a capital do Equador, uma centenária dama que está assentada a quase três mil metros, sobre a cordilheira dos Andes.
  • 2/Dez/13 VIAJE COMIGO 86 | BRASIL - BONITO É como se Deus tivesse esquecido aqui um pedaço do Jardim do Éden.
  • 13/Nov/13 VIAJE COMIGO 59 | BRASIL - CHAPADA DIAMANTINA A Bahia é um estado privilegiado. Além das lindas praias e de uma história riquíssima, possui alguns recantos com paisagens de extrema beleza e que tem atraído visitantes do mundo inteiro.
  • 30/Out/13 VIAJE COMIGO 85 | BRASIL - PANTANAL Em meio ao cacarejar das galinhas e ao canto dos pássaros, homens e mulheres tiram leite das vacas, dão ração aos animais, escovam o pelo dos cavalos e cuidam para que tudo esteja em ordem antes que os hóspedes acordem.
  • 2/Out/13 VIAJE COMIGO 84 | HAVAÍ - KAUAI Das quatro ilhas principais do arquipélago do Havaí, a menos conhecida é certamente Kauai. Apesar disto, ela é que reúne as melhores praias e as paisagens mais impressionantes.
  • 12/Set/13 VIAJE COMIGO 83 | HAVAÍ - MAUI Das mais de trezentas ilhas que compõem o arquipélago do Havaí, a Ilha de Maui é a segunda em tamanho e população.
  • 5/Set/13 VIAJE COMIGO 82 | HAVAÍ - BIG ISLAND Em uma tarde de Janeiro 1779, o experiente e renomado capitão inglês James Cook, aportou em uma ilha tropical cercada de rochas negras e de onde se erguiam fumegantes montanhas.
  • 22/Ago/13 VIAJE COMIGO 81 | HAVAÍ - OAHU Seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí, aconteceu perto dali uma das maiores batalhas marítimas da Segunda Guerra Mundial.

Veja também

O turismo no Chile depois do TerremotoChuvas em Machu Picchu

 

editar    editar    editar    7.454 visitas    16 comentários