Travessia dos sonhos

Em tempo de gripe Suína, os destinos do nordeste do Brasil e das regiões mais quentes a América Latina tem se tornado uma boa opção de viagem.

  
  

De Parnaíba aos Lençóis Maranhenses

Em tempo de gripe Suína, os destinos do nordeste do Brasil e das regiões mais quentes a América Latina tem se tornado uma boa opção de viagem. Isto é bom porque lugares até então poucos desconhecidos pelos brasileiros acabam sendo descobertos e valorizados como excelentes destinos turísticos.

Delta do Parnaiba

No Brasil não são poucos os destinos que receberam uma atenção especial do Criador, abençoados com uma natureza rica e paisagens exuberantes, lugares realmente de tirar o fôlego. Um destes destinos é sem dúvida a região entre Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Situados respectivamente no Piauí e Maranhão este trecho do litoral brasileiro reúne como nenhum outro um ecossistema rico e diverso coberto por dunas, mangues, lagoas translúcidas, veredas de Buritis e ilhas virgens.

Parnaíba
Nossa viagem começa em Parnaíba a segunda mais importante cidade do Piauí com 160 mil habitantes. Fundada no século XVIII tem ganhado destaque com importante destino turístico do nordeste e é conhecida como a “Capital do Delta”. Este nome refere-se ao Delta do rio Parnaíba o único delta em mar aberto das Américas e localizado a poucas dezenas de quilômetros da cidade. Composto por mais de 70 ilhas, grande parte delas ainda em estado virgem, o Delta é um das regiões mais lindas do nosso litoral. Possui trechos de mangues, onde uma fauna lacustre e marinha florecem em abundancia, assim como grandes praias de areia branca e fina. Devido a dificuldade de acesso, boa parte destas praias permanecem intocadas. Para conhecer o delta existem duas opções: Por ar, utilizando pequenos aviões que sobrevoam toda a costa e através de passeios diários de barco que viajam até a foz, divisa natural entre dois estados. O avião tem a vantagem de oferecer uma visão mais ampla da região, sobrevoando a baixa altitude lugares únicos como uma ilha de areia coberta por piscinas naturais de água salgada. Mas, se você pretende tocar areia e banhar-se nas águas quentes desta região é preciso tomar um barco desde Parnaíba e fazer a viagem através do rio.

Além do Delta, Parnaíba também oferece uma séria de atrativos que a tornam muito convidativa ao visitante. Dentre vários, podemos citar histórico Porto das Barcas, a lagoa do Portinho, a praia da Pedra do Sal, o morro do Urubu, onde se pratica Sand Board entre outros.

Farol Preguiças

Travessia
Um dos passeios que recomendo é a travessia terrestre entre Parnaíba e Barreirinhas, onde estão os Lençóis Maranhenses. A viagem é feita em 4x4, primeiro por estradas pavimentadas e depois por trilhas cobertas de areia. No caminho cruzam-se várias vilas de pescadores, uma mais pitoresca que a outra. A primeira parada importantes é na região batizada de Pequenos Lençóis. Ali, dunas de areia abrem espaço por entre o verde da mata nativa formando um contraste impressionante. Do alto delas pode-se ter uma visão de toda a região e de boa parte do litoral maranhense. Seguindo viagem, a travessia segue por um trecho de uma praia virgem, isolada e castigada pelo vento que sopra constante. Pedaços de troncos mortos no meio da areia testemunham que a região já foi um mangue que se estendia por dezenas de quilômetros. O mangue foi destruído pelas dunas já cobriram a região. As dunas não são estruturas fixas, elas literalmente caminham levadas pelo vento. Isto faz com que a paisagem esteja em constante mutação. No final da praia chegamos a pequena vila de Caburé onde algumas pousadas e restaurante fornecem suporte ao visitante.
Perto dali, o Farol Preguiças é um marco da colonização do litoral. Além de bonito, oferece um mirante privilegiado em uma região com pouco relevo.

Apartir da vila de Caburé, deixamos o 4x4 e seguimos viagem de barco pelo rio Preguiças. O rio tem águas tranqüilas e é cercado por mata nativa. Em alguns pontos as dunas começam a estrangular o rio, formando grandes montanhas de areia em suas margens. Este é o local ideal para uma parada e um mergulho refrescante. Depois de duas horas de viagem, chegamos a cidade de Barreirinhas, ponto de apoio para quem deseja conhecer os Grandes Lençóis.

Barreirinhas e Lençóis Maranhenses
Barreirinhas tem hoje 50 mil habitantes e uma estrutura bem razoável para receber o turista.
Desde a cidade partem caminhões adaptados, tipo jardineira, que levam os turistas através de estradas de terra até o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. A região tem este nome por duas razões: Primeiro porque toda área do parque é coberta por enormes dunas de areia branca que lembram um grande lençol. A segunda é porque entre as dunas, afloram as águas limpas e puras do lençol freático que corre sob a areia. Estas águas formam piscinas naturais, translúcidas, que cobrem uma área de 270 quilômetros quadrados. Um verdadeiro parque aquático natural onde o visitante é convidado a relaxar e revigorar suas energias em contato direto com a natureza. Normalmente os passeios turísticos visitam somente as lagoas mais próximas a estrada, mas existem passeios, inclusive usando quadriciclos, que atravessam as dunas até o litoral percorrendo mais de 100 quilômetros de lagoas naturais.

Esta travessia pode ser estendida também para ambos os lados. Como Parnaíba e Barreirinhas não recebem grande jatos, a viagem pode começar em fortaleza e passar por Jericoacoara ante de chegar em Parnaíba. Também pode terminar (ou começar) em São Luis, capital do Maranhão e incluir também Alcântara e Santo Amaro.

É possível e recomendável visitar a região em qualquer época do ano, pois mesmo na época da seca (Junho a Dezembro), há muitas lagoas perenes que encantam os visitantes. Normalmente começa a chover em Janeiro e as lagoas atingem seu nível máximo em Abril. Depois vão se esvaziando aos pouco, mas até Agosto ainda estão bem cheias. Mesmo depois desta época ainda há muito o que ver.

Visitar Parnaíba, Lençóis Maranhenses ou fazer a travessia entre ambas é uma oportunidade única de conhecer um dos paraísos escondidos dentro do nosso Brasil. Uma viagem impressionante que oferece agradáveis surpresas. Para saber mais sobre a região e como chegar até ela, visite o site da Gold Trip, onde também há
um vídeo disponível sobre esta travessia. www.goldtrip.com.br. A Família Goldschmidt visitou a região durante uma das etapas da Expedição Giro Pela América. Mais informações no site: www.familiagold.com.br

Assista aos vídeos:
Delta do Parnaíba
Travessia Parnaíba – Lençóis Maranhenses

Por
Peter Goldschmidt - Família Goldschmidt
info@familiagold.com.br

Parnaiba
Visão aérea Delta do Parnaiba
Rio Preguiças
Arvore penteada pelo vento
Vida tranquila
Pedra de sal
Grandes Lençois
Lagoa do Portinho
  
  

Publicado por em

Dinah

Dinah

30/08/2009 18:47:47
quero ir, só falta uma companhia...

Norma

Norma

26/08/2009 22:43:27
Eu já fui, mas de barco pelo delta. é maravilhoso!!!!!

Lauro henrique

Lauro henrique

22/08/2009 01:08:14
sim é muito lindo , no entanto vocês devem conhecer a ilha algodoal no estado do Pará.

Pedrox

Pedrox

19/08/2009 13:27:03
Poderia haver detalhes sobre como chegar o mais próximo possível de avião e os modos de locomoção oferecidos ao turista no piauí. grato!!!!!!!!!!

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Sugiro começar a travessia em Fortaleza ou em São Luiz. Pare pelo menos 1 dia em Parnaiba e se puder conheça Santo Amaro.
Evelton seraphim

Evelton seraphim

17/08/2009 17:22:27
ola,
gostaria de conhecer detalhes(inicio, meio e fim) sobre a travessia de parnaiba aos lencois, tambem saber qual o melhor periodo do ano. possuo landrover/defender(veiculo 4x4) e tenho curiosidade e conhecer essa regiao.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

sugiro entrar em contanto com um receptivo de lá para ter mais detalhes Eu fiz o caminho somente uma vez e não fui dirigindo Eco Adventure Tour www.ecoadventure.tur.br +55 86 3323 9595
Janete

Janete

17/08/2009 15:11:07
meninos. vcs viram! meu piauí é lindo, não?

RAIMUNDO NONATO PASCOAL DA SILVA

RAIMUNDO NONATO PASCOAL DA SILVA

17/08/2009 13:30:30
NOSSA, MUITO LINDO, CONHEÇO ESTA ÁRVORE DEMAIS.JÁ ESTIVE POR VÁRIAS VEZES DEBAIXO DESTA ÁRVORE. O PIAUÍ TEM UM LITORAL FANTÁSTICO.

MARCIA DARBILLY

MARCIA DARBILLY

17/08/2009 13:11:01
JÁ ESTIVE LÁ. É MUITO LINDO, A SENSAÇÃO É INDESCRITÍVEL...
QUANDO PUDER VOLTO LÁ!

Damaris

Damaris

16/08/2009 21:08:12
Maravilhoso,valeu as dicas!

Ivonia duarte

Ivonia duarte

14/08/2009 19:18:30
Lençois Maranhenses realmente é um pedaço do paraiso, acho que é um dos lugares mais explêndidos deste nosso Brasil.....vale a pena!!!!!

Jairo

Jairo

13/08/2009 21:56:54
Este lugar é encantator, lindo , simplesmente maravilhoso.

Rejane

Rejane

13/08/2009 18:00:46
fui aos lençois e é mesmo incrivel. a viagem entre parnaiba e lençois deve ser no minimo um sonho.

Gil Fonseca

Gil Fonseca

13/08/2009 13:35:13
Unindo as duas mais bonitas, preservadas e exóticas regiões do Brasil esse passeio é o top de linha do ecoturismo

Jandarc Alcaide

Jandarc Alcaide

09/08/2009 21:53:52
É e seria um grande sonho para mim e m inha esposa irmos a lugares tão belos como os descritos e mostrados nas fotos, mas aí entra algumas perguntas: I - Sendo idosos (61cardiopata operado e hipertenso/60 hipertensa) "aguentaríamos a viagem e as instalações?" Qual seria a melhor opção de ir-se já que são mencionados "terminais Iniciais" diferenciados?
Quanto nós iríamos gastar numa viagem dessas? Têm idéia aproximada?
Agradeço!!!!!!!!!!!!!!!

Iusonae Perkins

Iusonae Perkins

07/08/2009 22:07:49
simplesmente maravilhosos são esses lugares!

um dia visitar eu vou!

com ternura e gratidão agradeço-lhes por mostrar um futuro lugar onde estar eu vou.

rsrsrs

fora as brincadeiras, o que tenho a dizer é:
por mais que eu já tenha caminhado pelo litoral nordestino, ainda me surpreendo com as maravilhas que o nosso tão belo Brasil tem a nos mostrar.
continuem nos mandado mais imagens, quem sabe um dia não nos encontramos por lá?