Uma lenda da Patagônia - Como surgiu o Calafate

A cidade de El Calafate na Argentina é conhecida principalmente por ficar próxima ao Glaciar Perito Moreno. O nome da cidade porém teve origem ligada a uma planta de fruto escuro muito comum na região. Conta a lenda que quando uma tribo de tehuelches, s

  
  

A cidade de El Calafate na Argentina é conhecida principalmente por ficar próxima ao Glaciar Perito Moreno. O nome da cidade porém teve origem ligada a uma planta de fruto escuro muito comum na região. Conta a lenda que quando uma tribo de tehuelches, saiu em busca de melhores pastagem, deixaram para trás uma velha curandeira de nome Koonex. Como não podia caminhar mais, as mulheres da tribo lhe montaram uma tenda e deixaram alimento e lenha suficiente para o passar o inverno. Com a chegada do frio, todos os seres vivos se foram e a pobre Koonex atravessou sozinha toda a estação. Quando a primavera chegou, os pássaros começaram a cantar em cima da tenda de Koonex que os repreendeu por a terem abandonado durantes os meses gelados. Um dos pássaros respondeu a velha curandeira: “Nós partimos porque no inverno não há nenhum fruto para nos alimentar”.
A velha índia pensou um pouco e disse: “Isto não vai mais acontecer. A partir de agora vocês terão alimento no outono e abrigo no inverno e eu nunca mais vou ficar só. ”
A velha feiticeira entrou na sua tenda e nunca mais saiu. Quando a tribo voltou, encontrou dentro da tenda uma nova planta, que chamaram de Calafate. Desde então, nunca mais os pássaros migraram, pois os frutos do Calafate amadurecem no outono dando alimento a todos eles.

Fruto maduro no Outono

Fruto maduro no Outono
Foto: PPG

Flores amarelas e perfumadas no verão

Flores amarelas e perfumadas no verão
Foto: PPG

  
  

Publicado por em