VIAJE COMIGO 02 | LONDRES - CAMDEN TOWN

Um dos maiores e mais ecléticos mercados londrinos. Um exemplo de diversidade cultural.

  
  

Mercado de Camden Town
Um dos maiores e mais ecléticos mercados londrinos. Um exemplo de diversidade cultural.

Londres – Camdem Town

Londres – Camden Town

No domingo passado fomos a Camden Town, um dos melhores lugares de Londres para se comprar roupas, antiguidades, artesanato, móveis, coisas usadas e itens que não se encaixam em nenhuma das categorias citadas acima. Camden, está na região norte de Londres e com fácil acesso através do metro (northem line) ou de ônibus. Você pode visitá-la em qualquer dia da semana, mas é nos finais de semana que ela fica mais cheia. Nestes dias, basta sair da estação para encontrar um verdadeiro mar de gente de todas as origens e tribos. Os mais chamativos são os Punks, que elegeram Camden como seu reduto a mais de 20 anos. Seus cabelos coloridos no estilo moicano, suas tatuagens e piercings sempre atraem nossa atenção. Não os fotografe sem permissão, pois eles não gostam.

Camden não é apenas um mercado, são muitos. Cada um com uma variedade incrível de ofertas. Você encontra lojas de discos de vinil, uniformes autênticos da segunda guerra mundial, cerâmica, arte alternativa, roupas usadas, roupas novas, decoração e artigos esportivos, além de roupas especialmente feitas para Darks, Góticos, Emos e outras tribos e tendências. Estar em Candem é como voltar no tempo e sentir-se no meio de um mercado da antiga Babilônia, tamanha a quantidade de línguas faladas e países representados ali. As barracas de comida são as que melhor expressam esta variedade. Você pode escolher entre especialidades argentinas, nepalesas, jamaicanas, japonesas, chinesas, polonesas, paquistanesas, turcas, alemãs, indianas, mongol, africanas, polinésias, enfim, sabores e temperos de quase todos os lugares do mundo, inclusive autênticos churros e cocadas feitos por brasileiros.

Dentre os vários mercados, o meu preferido é o Stable, que como o nome já diz, foi construído usando a estrutura de um antigo estábulo. É ricamente decorado com estátuas de ferro e bronze representando cavalos e carroceiros. Este centro de comprar é um verdadeiro labirinto, composto de vários pisos e túneis, onde cada cocheira foi transformada em uma loja. O lugar é fascinante!

Outro passeio imperdível é conhecer o Camden Lock, uma das dezenas de eclusas de cidade. Londres é cortada por vários canais que correm em todas as direções. Por eles, passam barco de turismo que levam o visitante para conhecer a cidade desde uma perspectiva diferente. Por causa do relevo da cidade, estes canais possuem centenas de eclusas que servem para subir ou descer as embarcações aos diferentes níveis de água. Uma delas é a Camden Lock, bem perto da estação do metro (tube). Nos finais de semana, você pode vê-la em funcionamento com a passagem de vários barcos. A partir de Camden Lock você pode fazer um passeio de barco para o zoológico ou a Little Venice por apenas 5 ou 6 Libras. Vale à pena! Outra opção é caminhar pela margem do canal e desfrutar de lindas paisagens e de muita paz. Apesar de estar no meio da cidade, o silêncio é impressionante. Enfim, se estiver na cidade, não vá embora sem passar por Camden, este pedaço diferente da alma londrina.

Peter Goldschmidt

Membro da Família Goldschmidt e consultor de turismo da Gold Trip, uma agência de viagem especializada em América Latina.
www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e Eduardo Bovo Junior
  • Este diário se refere à viagem da Família Goldschmidt a Londres a partir de Maio de 2010.

  
  

Publicado por em