VIAJE COMIGO 10 | ÁFRICA - JOHANNESBURG

A cidade de Johanesburgo foi porta de entrada para nossa visita a África do Sul e aos países da África Austral .

  
  

Johanesburgo
A cidade de Johanesburgo foi porta de entrada para nossa visita a África do Sul e aos países da África Austral .
Você vai se surpreender com um capital rica, organizada e repleta de atrativos turísticos.
Bem vindo a África!

África – Johannesburg

África do Sul - Johanesburgo

Siyanamukela!
Esta foi a primeira palavra que li (ou tentei ler) ao chegar ao aeroporto de Johanesburgo, na África do Sul. Quer dizer, "Seja bem-vindo". Esta é minha primeira visita a porção continental da África e tenho a nítida sensação que estou entrando em um mundo novo, fascinante e complexo. Minha viagem terá 22 dias de duração e pretendo visitar várias regiões e países da África Austral e conhecer seus principais pontos turísticos.

A África do sul é um país relativamente jovem, pois conseguiu sua independência da Inglaterra e se tornou uma república apenas em 1961. É um dos países mais desenvolvidos do continente e conta com uma população de aproximadamente 48 milhões de pessoas. Como disse, é um país complexo. A frase que citei no inicio está no idioma Zulu, apenas um dos onze idiomas oficiais, para as quais existem mais uma de uma dezenas de idiomas não oficiais. Não bastasse a complexidade das línguas, a África do Sul tem também três capitas: A Cidade do Cabo é a capital legislativa, Pretória a executiva e Bloemfounteim a capital judiciária. O país é banhado por dois oceanos, o Índico e o Atlântico e apesar de seu pequeno tamanho tem um clima variado que vai do desértico ou mediterrâneo. A temperatura pode variar de 50 graus positivos no extremo norte a 15 graus negativos nas montanhas Drakensberg.

Comecei minha viagem por Johanesburgo, a maior, mais rica e mais importante cidade do país. Só ela é responsável por 33% do produto interno bruto da África do Sul e 11% de todo continente. Foi fundada a pouco mais de cem anos durante a grande corrida do ouro. Muitas das minas surgidas naqueles tempos continuam produzindo até hoje. Mas Johanesburgo ficou conhecida não só pelo ouro, mas principalmente pela sua luta contra o Apartheid, a política de segregação racial que separou negros e brancos por mais de 40 anos. A luta contra o regime surgiu na cidade satélite de Soweto, uma região de classe pobre e trabalhadora de onde saíram lideres como Nelson Mandela e o bispo Desmon Tutu. Na verdade os dois eram quase vizinhos na famosa rua Vilakazi, a única rua do mundo onde moraram dois prêmios Nobel da Paz. A cidade ainda sente os reflexos de tantos anos de separação e desigualdade social. A parte sul, onde estão às minas e a classe trabalhadora é mais pobre e nitidamente decadente. A parte norte é mais próspera com bairros nobres e grandes centros fechados com hotéis, cassinos, lojas de grife e restaurantes badalados. Os centros comerciais mais importantes são os de Sandton, Melrose e Rosebank.

Ao visitar a cidade, além de visitar Soweto, os shoppings e o estádio de Soccer City inaugurado na última Copa do Mundo, separe algumas horas para conhecer o fantástico museu do Apartheid. Ele conta toda a história deste importante momento político e nos ajuda a entender melhor as lutas e problemas que a África do Sul enfrenta hoje. Em frente ao museu, você também pode visitar o Gold Reef City, um parque temático sobre a corrida do ouro ocorrida no final do século XIX. No parque, além dos tradicionais brinquedos e de peças de mineração expostas ao ar livre, você pode descer por 220 metros até o interior de uma antiga mina e descobrir como viviam os mineiros daquela época. O passeio dura cerca de duas horas e termina com uma demonstração do derretimento e separação deste precioso metal. Recomendo, é muito interessante.

Com você pode ver, Johanesburgo foi uma surpresa para mim, pois se revelou mais atrativa do que imaginava. Foi um bom começo de viagem e uma boa introdução a África. Tenho certeza de que será uma viagem surpreendente. Você é meu convidado, viaje comigo e descubra este lindo país.

  • Assista o vídeo sobre este destino no canal VIAJE COMIGO

Acesse: www.youtube.com/viajecomigo

Peter Goldschmidt
Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
  • Este diário se refere a viagem da Família Goldschmidt a África do Sul em Setembro de 2010.

Fonte: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-africa-johannesburg/

  
  

Publicado por em