VIAJE COMIGO 11 | ÁFRICA - ROTA PANORÂMICA

Entre Johanesburgo e o Parque Nacional Kruger encontramos a cadeia montanhosa de Drakensberg.

  
  

Entre Johanesburgo e o Parque Nacional Kruger encontramos a cadeia montanhosa de Drakensberg. A estrada 532, que atravessa estas montanhas de norte a sul, é conhecida como Rota Panorâmica e oferece ao visitante paisagens cinematográficas. Vamos conhecê-la?

África do Sul – Rota Panorâmica

Quem, como eu, chega á África do Sul pela primeira vez, surpreende-se com a estrutura do país. Por todos os lugares que passamos encontramos boas estradas, sempre bem sinalizada e em excelente estado de conservação. As cidades rurais são pequenas, porém muito limpas e organizadas. Não é preciso procurar muito para encontrar centros de compras e franquias internacionais de fast-food. Nada que lembre aquela África que estamos acostumados a ver na televisão. O povo em geral é bem educado e solícito. Algumas estradas têm pedágios, mas os valores são pequenos. Em geral os preços cobrados por alimento e serviços são bem inferiores aos cobrados no Brasil, favorecendo quem viaja por aqui. No entanto, apesar de tantas boas impressões deve-se manter um cuidado especial com a segurança. É sempre bom saber quais bairros devem ser evitados. Evite também viajar durante a noite, já que há pouco apoio nas estradas, especialmente depois do pôr do sol. Em geral o comércio e os serviços encerram suas atividades bem cedo, entre as 16 e 18 horas. À noite, os restaurantes abrem até as 21 ou 22 horas. Aqui o dia começa e termina cedo. Coisas da África.

Em nosso caminho entre Johanesburgo e o Parque Nacional Kruger, encontramos a cadeia montanhosa de Drakensberg, cortando a paisagem de sul ao norte. A estrada 532 atravessa estas montanhas e é conhecida como Rota Panorâmica. Ela oferece ao visitante paisagens cinematográficas. Das muitas vilas cortadas por este caminho, nenhuma é tão pitoresca como a Pilgrim’s Rest. Fundada há mais de cem anos, esta pequena comunidade nasceu com a grande corrida do ouro e permaneceu quase inalterada até os dias de hoje. Suas casas construídas em madeira e estanho resistiram ao tempo e tornaram Pilgrim’s Rest um museu a céu aberto. Pare um pouquinho na cidade, entre em algumas lojas e coma uma torta caseira na Pilgrim’s Pantry. Você não vai se arrepender.

Entre as cidades de Sabie e Graskop, faça uma parada em algumas das inúmeras e belas cachoeiras da região. As mais bonitas são as Mac-Mac, Lisbon e Berlin falls. Após Graskop, a estrada segue margeando o cânion do rio Blyde, oferecendo ao visitante paisagens amplas e imponentes. Planeje paradas em God’s Window e Pinacle, dois mirantes onde os penhascos descem abruptamente por centenas de metros, permitindo uma visão privilegiada de todo o vale. Mais adiante o rio Blyde continua escavando cânions cada vez mais profundos. Um bom lugar para conhecê-los é em Bourke’s Luck. Ali, várias passarelas permitem um passeio sobre as rochas esculpidas pela água. Na minha opinião, a mais bela vista de rota está alguns quilômetros adiante, em um mirante chamado de Three Rondavels. Ali, três montanhas gêmeas marcam a paisagem e pode-se ter uma visão de 180 graus do imenso vale formado pelo rio Blyde. Você pode terminar de conhecer a região de duas maneiras: Voltando pelo mesmo caminho em direção a White River e o Kruger, ou seguindo adiante e descendo as montanhas através do paço Abel Erasmus. Nesta direção, a estrada abre caminho por entre imensas paredes de rocha sedimentar cobertas por líquen. As diferentes camadas rochosas, a vegetação e o contraste com o vale abaixo formam uma paisagem colorida e quase indescritível. Enfim, seja qual for o caminho que escolher, reserve pelo menos um dia para conhecer a este lugar incrível. Você terá a certeza de que Deus existe e que passou por aqui.

Peter Goldschmidt
Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
  • Este diário se refere à viagem da Família Goldschmidt a África do Sul em Setembro de 2010.

Fonte: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-africa-rota-panoramica/


Assista outros vídeos no VIAJE COMIGO - Menu Principal

Conheça mais aventura da Família Goldschmidt - www.familiagold.com.br

  
  

Publicado por em