VIAJE COMIGO 15 | ÁFRICA - ROTA JARDIM

A Rota Jardim é uma das mais lindas e famosas rotas turísticas da África do Sul.

  
  

A Rota Jardim é uma das mais lindas e famosas rotas turísticas da África do Sul. Uma mistura de paisagens grandiosas, esportes de aventura e vida selvagem. Viaje comigo por esta estrada repleta de aventuras.

Esta talvez seja a rota turística mais conhecida da África do Sul, batizada como Rota Jardim. Seu nome se inspira na vegetação luxuriante presente nesta região, mas poderia muito bem ser batizada de Rota das praias, das montanhas ou da vida selvagem, tão grande e variado são os atrativos no seu caminho.

Este caminho turístico inicia-se oficialmente na cidade de Mossel Bay, um balneário com lindas praias de areia branca e um porto bem ativo. Depois, segue próximo ao litoral em direção a Port Elizabeth, a 370 quilômetros na direção leste. O coração deste lindo caminho é a cidade de Knysna (pronuncia-se Náisna), uma ótima base para quem deseja conhecer os atrativos desta região. O lugar mais turístico da cidade é a marina, conhecida como Waterfront. Ali, em um misto entre porto e shopping podem-se fazer cruzeiros pelo lago Knysna, comprar artesanatos ou comer em um dos diversos e bons restaurantes. O lago que empresta o nome a cidade deságua, perto dali, no Oceano Índico. Este ponto, conhecido como Knysna Heads, vale uma visita. Existem ali dois mirantes, um ao nível do mar e outro no alto dos rochedos, ambos com vistas imperdíveis.

No trecho de estrada entre Knysna e o Parque Nacional de Tsitsikamma existem vários santuários de proteção a vida animal. Cada um deles dedicados a uma espécie ameaçada como lobos, águias ou Guepardo. Um dos lugares mais impressionante é o Knysna Elephant Sanctuary (Santuário de elefantes de Knysna). Trata-se de um centro de reabilitação cujo objetivo é reintroduzir os elefantes nas florestas locais. Com a caça predatória no começo do século XX, os elefantes de Knysna foram quase dizimados. Hoje, devido ao trabalho de preservação a população de elefantes selvagens voltou a crescer e a habitar as florestas da região. Neste centro de reabilitação é possível alimentar os elefantes, tocá-los e até andar ao lado deles. Mesmo os grandes elefantes, com quase 3 metros de altura, são acostumados ao ser humano. A visita é sempre acompanhada de tratadores que cuidam da segurança das pessoas e dos animais. É uma experiência emocionante! Todas as noites eles voltam para um grande galpão e dorme em baias, protegidos de predadores. O interessante é que ao lado das baias foi construído um pequeno lodge (apenas 6 quartos) que tem uma sala de observação aberta para o galpão. Quem se hospeda ali, pode literalmente dormir com os elefantes e acompanhar toda sua rotina.

A Rota Jardim segue seu caminho pela costa e atravessa vários cânions que descem das montanhas Tsitsikamma. Dentro deste parque nacional, existem diversas trilhas e oportunidades para praticar vários esportes de natureza e aventura. Para os mais ousados, sugiro uma parada no Bloukrans cânion. Ali, desde o alto da ponte, se pratica o maior salto de Bungee Jump do mundo, com 216 metros de queda. Coisa para gente corajosa.

A rota termina oficialmente no canion de Storm River. Alguns quilômetros antes, sugiro desviar em direção ao mar e para dentro do parque nacional. Siga as placas que levam a foz do rio (Storm River Mouth). Um lugar maravilhoso, com lindas paisagens e uma ponte pênsil que atravessa sobre o rio.

Para quem quer passear um pouco mais, sugiro esticar a viagem até Port Elizabeth, cerca de 200 quilômetros depois de Storm River. De lá, pode-se embarcar para qualquer lugar do país. No caminho, faça uma parada em Jeffreys Bay, a Meca do surf sul africano. Um lugar de gente animada e lindas praias. Outra opção é fazer a Rota Jardim no sentido inverso, começando em Knysna (ou Port Elizabeth) e terminando sua viagem na cidade do Cabo. Seja qual for a sua escolha, tenha uma certeza: Você vai adorar!

www.goldtrip.com.br/consultoria/viaje-comigo/africa/viaje-comigo-14-africa-rota-jardim/

Peter Goldschmidt
Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

  • Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
  • Este diário se refere à viagem da Família Goldschmidt a África do Sul em Setembro/2010.

Fonte: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-africa-rota-jardim/

  
  

Publicado por em

Nilda c. g.

Nilda c. g.

10/05/2011 00:16:30
Perfeita,linda e quantos outros adjetivos necessários para expressar a beleza deste planeta!

Augusto

Augusto

27/04/2011 09:49:01
Gostei bastante dos relatos e visões sobre esse diversificado continente africano. Quando puderem, deem uma olhada no meu blog, onde publico reflexões e impressões sobre viagens a diversos cantos do Brasil e do mundo. Leiam, comentem, indiquem: http://viajantesustentavel.blogspot.com/