VIAJE COMIGO 17 | ÁFRICA - ZÂMBIA E BOTSUANA

Nossa viagem a África Austral termina com a visita a dois países Zâmbia e Botsuana.

  
  

Nossa viagem a África Austral termina com a visita a dois países Zâmbia e Botsuana. Na Zâmbia tivemos a oportunidade de visitar um vilarejo com mais de 700 anos e de admirar as Cataratas de Victoria de um ângulo diferente. Em Botsuana fizemos dois safáris em um impressionante mergulho na natureza selvagem do Parque Nacional Chobe. Viaje comigo e viva esta aventura!

A nossa primeira viagem pela África termina com a visita a dois países da África Austral: Zâmbia e Botsuana. Ambos podem ser visitados de forma independente ou como extensões de uma viagem a África do Sul, pois existem vôos diários desde Johanesburgo.

A principal cidade turística da Zâmbia é Livingstone, localizada a cerca de 30 minutos da fronteira com o Zimbabue e das Cataratas de Victoria. As Cataratas são sem dúvida o maior atrativo da região e visitá-la é quase obrigatório, mesmo para quem já o fez a partir do Zimbábue. A visão que se tem desta maravilha natural deste lado da fronteira é única e impressionante. Mas atenção com os babuínos, eles estão em toda parte e são famosos por roubar comida e pequenos objetos.

Próximo das cataratas, nas margens do rio Zambezi fica o mais luxuoso hotel da região o Royal Livingstone. Sua decoração de influência inglesa e motivos africanos, combina muito bem com a paisagem ao redor e com os animais que circulam dentro de seus limites, como zebras e girafas. O serviço é de primeira qualidade e assistir ao pôr do sol sobre o Zambezi desde a varanda do seu bangalô é um experiência inesquecível.

Mas caminhar até as cataratas não é o único passeio da região. Aqui é possível fazer sobrevôo de helicóptero, andar com os leões em um centro de reabilitação ou ver elefantes selvagens. Um passeio interessante é visitar a vila de Mukuni. Com apenas sete mil habitantes, este vilarejo foi preparado para receber os turistas que desejam conhecer o dia a dia de uma comunidade na Zâmbia. As pessoas vivem e trabalham na vila normalmente, mas foram treinadas para receber bem os visitantes e responder a todas as suas perguntas. As visitas são acompanhadas de um guia local que conta sobre como vivem seus amigos e familiares. Além do seu valor cultural é importante mencionar que parte do valor pago pelo visitante fica para beneficio da própria comunidade. Um lindo exemplo de ecoturismo.

As região de Livinstone e Victoria Falls fica a apenas duas horas da fronteira com Botsuana, para onde é possível fazer um passeio de dia inteiro. Neste país, vale a pena visitar o Parque Nacional Chobe, as margens do rio que lhe empresta o nome. O passeio inclui dois safáris, um em jipe e outro de barco pelo rio Chobe. Ambos podem ser descritos com uma só palavra: Grandiosidade. Em nenhum lugar de minha visita a África Austral pude ver tantos animais juntos. Não se vê um hipopótamo, mas vários. Não se vê um crocodilo, mas dezenas. Não se vê um elefante, mas centenas. É impressionante o número e a proximidade de grandes animais. Vimos girafas passeando em grupos, centenas de búfalos e manadas de elefantes cruzando o rio a nado. Isto sem falar nas centenas de aves e crocodilos que parecem estar por toda parte. Imagens impressionantes que não veria em outro lugar.

A Zâmbia e Botsuana são lugares impressionantes, onde pode-se conhecer natureza e cultura em uma só viagem. Planeje suas férias e venha descobrir a África.

Peter Goldschmidt
Peter é membro da Família Goldschmidt e diretor-consultor de turismo da agência Gold Trip. www.familiagold.com.br // www.goldtrip.com.br

Acompanhe o blog da Família Goldschmidt em:
http://www.goldtrip.com.br/portal/blog-da-familia

  • Fotos: Família Goldschmidt e André Pereira
  • Este texto refere-se a viagem da Família Goldschmidt a África do Sul em Setembro de Maio de 2010.

Fonte:http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-africa-zambia-e-botsuana/

  
  

Publicado por em