VIAJE COMIGO 27 | CANADA - AURORA BOREAL

Em minha última viagem para o Canadá, visitei um lugar muito diferente, pelo menos para mim que vivo no Brasil.

  
  

Fui para Whitehorse, uma cidadezinha no norte do Canadá, no estado de Yukon, perto do Alaska. Fui lá para ver o fenômeno da Aurora Boreal. Foi incrível. Durante três noites ficamos observando as luzes se movendo no céu, como uma dança de fantasmas verdes. Na primeira noite o fenômeno foi muito fraco, quase não vi nada e estava muito frio (22 graus negativos). Aluguei uma roupa apropriada, então fiquei quentinho. Na segunda noite a “manifestação” foi maior, mas a lua cheia atrapalhou um pouco. O terceiro dia amanheceu nublado, mas a noite o céu abriu e assisti a um espetáculo incrível. As luzes dançavam no céu como bailarinas.

A Aurora Boreal é um fenômeno magnético que acontece em ambos os pólos, embora no Pólo Norte o fenômeno seja mais forte. No Pólo Sul as luzes chamam-se Aurora Austral. A Aurora Boreal acontece durante todo o ano, mas ela é mais visível entre Setembro e Abril devido aos dias mais curtos e noites mais escuras. Recomendo ficar em Whitehorse de 3 a 4 noites, para ter mais chances de ver as luzes.
A região de Whitehorse é muito procurada não só pela Aurora Boreal, mas também pelas muitas atividades que oferece, tanto no verão como no inverno. A cidade é muito linda, pequena, nas margens do rio Yukon (que estava congelado). O clima é sossegado. Aprendemos um pouco da história da região no museu local e visitamos um barco que foi usado durante a corrida do ouro. Aproveitamos a neve e fomos andar de trenó puxado por cães. Um barato! Os cachorros são da raça Alaskean, uma mistura de raças que resultou em animais fortes e dóceis. Seis deles são mais do que o suficiente para puxar um trenó com duas pessoas. Fizemos o passeio em um rio congelado. Um silêncio! Uma paz! Só o barulho do trenó sobre o gelo. Eu não queria ir embora. No outro dia fomos a uma reserva observar os animais típicos desta região. Vimos linces, alces, bisões e muitos outros animais adaptados a uma região tão extrema. A reserva chama-se Yukon Wildlife Preserve.
Se planejar uma viagem para lá, aproveite e conheça também Vancouver e Whistler, ambas boas opções para esquiar (no inverno), passeios e comprar.
Mais dicas, visite o site da Gold Trip – www.goldtrip.com.br – (11) 4411-8254

Peter Goldschmidt

  • Peter Goldschmidt é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também é diretor da agência de turismo Gold Trip.

Fonte: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-canada-aurora-boreal/

  
  

Publicado por em

Iara

Iara

23/12/2012 13:28:20
Olá Peter, tudo bem? Sua viagem aconteceu em qual mês? Estou indo para Whitehorse no inicio de abril do próximo ano, justamente para observar a aurora boreal. Sua dicas no video foram ótimas! Abraços