VIAJE COMIGO 53 | ARGENTINA | Ushuaia Verão

Ela é a cidade mais austral do planeta e conhecida como a Cidade do Fim do Mundo.

  
  

Ela é a cidade mais austral do planeta e conhecida como a Cidade do Fim do Mundo. Está mais perto da Península Antártida, do que da capital do seu próprio país. Apesar do isolamento e da distância, recebe milhares de turistas que chegam atraídos pelas lindas paisagens, pela vida selvagem abundante e pelas diversas atividades de aventuras. Estou falando de Ushuaia, localizada no sul da Patagônia Argentina.

Fundada em 1.894 e colonizada por missionários anglicanos, Ushuaia tem hoje mais de 60 mil habitantes e é um dos principais destinos turísticos da América do Sul. A cidade floresceu nas encostas da cordilheira dos Andes, defronte ao canal de Beagle, uma importante ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Durante o verão, partem do seu porto, navios de cruzeiros com destino aos canais chilenos, ao Cabo Horn e a Antártida. Para quem visita a cidade, o porto é também uma boa oportunidade para fazer um passeio pelo canal de Beagle. Nele, além da paisagem exuberante, você poderá visitar colônias de lobos marinhos e de pingüins de Magalhães.

Um dos lugares mais visitados de Ushuaia é o Parque Nacional Terra do Fogo, uma região protegida com mais de 63 mil hectares. Dentro do parque, mais precisamente na baía de Lapataia, termina a famosa Rota 3, uma estrada que atravessa toda a Argentina e que se liga a rodovia Pan-americana, a mais longa das Américas. O parque é coberto de bosques Magalhanicos, cujas principais espécies são a Lenga, Ñirre e o Notro. Para quem gosta de caminhar, o parque oferece várias trilhas com diferentes dificuldades e durações, além de passeios de canoas pelos seus rios e lagos. Um passeio imperdível é embarcar no Trem do Fim do Mundo, uma composição turística com mais de 100 anos. Este trem era usado antigamente como transporte de prisioneiros que iam cortar madeira nas florestas locais. Hoje, totalmente remodelado, leva turistas por um passeio de sete quilômetros, atravessando algumas das paisagens mais lindas da região.

Devido a sua localização, relevo e flora Ushuaia oferece várias opções de atividade durante todo o ano. Você poderá fazer passeios em 4×4, canoagem nos lagos, caminhadas pelos vales e glaciares, visitar as estâncias turísticas, pilotar quadricíclos e sobrevoar a região em helicópteros, inclusive pousando sobre algumas montanhas. Devido a esta variedade de atividades, Ushuaia é um destinos onde se pode passar de 2 a 5 dias, sempre com muito o que fazer. Para saber mais sobre a cidade do Fim do Mundo, entre no site da Gold Trip e veja os roteiros e dicas de viagem.

Peter Goldschmidt

  • Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1.999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos.

É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br
Fone: (11) 4411-8254.

http://www.goldtrip.com.br/vc-ushuaia-verao/

  
  

Publicado por em

Alcilene Amorim

Alcilene Amorim

12/09/2012 19:43:15
Olá Peter, linda reportagem, viajei nos vales glaciares. Que lugar apaixonante.