VIAJE COMIGO 60 | CHILE | ILHA DE PÁSCOA

A Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile, esta localizada no meio do oceano Pacifico, a mais de 3.700 km do continente.

  
  

A Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile, esta localizada no meio do oceano Pacifico, a mais de 3.700 km do continente. É considerado o local mais isolado do planeta, e seus habitantes originais a chamavam de Te Pito o Henua, que quer dizer, o Umbigo do mundo. A ilha também é conhecida como Rapa Nui, nome da cultura nativa. Sua única cidade é Hanga Roa, onde vive quase a totalidade dos 4.000 habitantes da Ilha, parte deles vindos do continente.

A Ilha de Páscoa tem uma área de 170 km quadrados e pode ser explorada de várias maneiras, desde passeios guiados até como carro, motos e bicicletas alugadas. O clima é quente e agradável, a maior parte do ano com chuvas bem distribuídas por todos os meses.

Os maiores símbolos da Ilha de Páscoa são os Moais, gigantescas estátuas de pedra construídas a centenas de anos e que protegiam as aldeias e os clãs. São quase mil estatuas espalhadas por vários pontos da ilha. Os moais foram construídos a partir do século XII e faziam parte da religião local. Todos eles foram produzidos a partir de uma única pedreira, nas encosta do vulcão Rano Raraku. No final do século XVII, o culto aos Moais foi substituído por outras cerimônias religiosas que aconteciam próximas ao impressionante vulcão Rano Kau.
Ao lado da cratera do vulcão, encontra-se a vila cerimonial de Orongo com mais de 50 casas construídas com pedras. Ela era habitada somente uma vez por ano, durante a realização da cerimônia do Homem Pássaro.
Neste culto era adorado o Deus Make Make que aparece esculpido em várias rochas da região.

A Ilha tem apenas duas praias de areia, ambas na região norte. A mais famosa é a de Anakena, de areia branca, com coqueiros e vários moais “protegendo” a região. A outra é a praia de Ovahe, de areia rosada e suas águas transparentes, bem menos freqüentada pelos turistas, e suas águas transparentes, repletas de corais e ideal para o mergulho.

A cultura da Ilha de Páscoa, também conhecida como Rapa Nui, contem fortes elementos polinésios. Isto pode ser visto principalmente no idioma Rapa Nui e em suas danças. Vários grupos de danças folclóricas se apresentam em restaurantes e bares durante a semana. Os mais conhecidos são Matato’a e kari Kari

Para conhecer bem a Ilha eu recomendo usar os passeios guiados para conhecer seus principais destinos. Se tiver um ou dois dias livres, sugiro alugar um carro ou moto e percorrer as estradas secundárias e visitar as praias com calma. A Ilha está repleta de cavernas, frutos da intensa atividade vulcânica do passado. Uma das mais interessantes é a caverna das duas Ventanas (Janelas em espanhol), que fica na costa oeste da Ilha.

A cultura Rapa Nui permeia todas as atividades da Ilha e junto com a natureza exuberante, sãos os principais atrativos da Ilha de Páscoa. Sua música, sua comida e seu artesanato revelam a história de um povo muito antigo que conseguiu sobreviver a várias ameaças internas e externas. Visite o Umbigo do Mundo, a Ilha de Páscoa. Tenho certeza de que vai gostar.

Peter Goldschmidt

  • Peter Goldschmidt é membro da Família Goldschmidt que desde 1.999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos.

É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br
Fone: (11) 4411-8254
CURIOSIDADES

Tapati
Desde a última semana de janeiro acontece na Ilha de Páscoa sua maior manifestação cultural. Durante 15 dias a população se envolve em varias atividades culturais e esportiva, algumas delas praticadas desde tempos imemoriais. Há interpretações de musicas e danças nativas, pinturas corporais, corridas de cavalo e canoas de totora, bailes folclóricos, comida típica e esporte exóticos como o Haga Pei, onde jovens corajosos se arriscam descendo encosta abruptas deitados sobre troncos de bananeira.

Aeroporto Espacial
Localizado em um lugar estratégico no meio do pacifico, longe de qualquer ilha ou continente, a Ilha de páscoa foi escolhida em 1.980 pela Nasa, agencia espacial americana como local de pouso de emergência dos ônibus espaçais Tem quase quatro quilômetros de extensão.

Uma Brasileira em Rapa Nui
Rosemeire nasceu em Cuiabá e desde 1994 mora na Ilha de Páscoa. É casada com Victor Ika, descendente de um clã Rapa Nui e tem 3 fllhos Wonkunsu, Yu-mi e Itapoá todos nascidos em Hanga Roa. Junto com amigos e parentes organizou há dois anos um dos jantares/show mais autênticos na ilha. No final do show todos seguem para o terreno ao lado onde esta sendo cozido o Curanto. Trata-se uma forma de cozinhar típica da Ilha onde diversos tipos de carne e legumes são cozidos debaixo da terra, envoltos em folhas de bananeira. Uma excelente opção para a noite e uma oportunidade única de conhecer mais fundo esta cultura única. Restaurante étnico Te Ra’ai - Fone: (56+2)255-1460 – restaurant@raairapanui.cl

Fonte:
http://http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-ilha-de-pascoa/

  
  

Publicado por em