VIAJE COMIGO 69 | ISLÂNDIA PARTE 1

A Islândia é um país insular, localizado no extremo norte do oceano Atlântico.

  
  

A Islândia é um país insular, localizado no extremo norte do oceano Atlântico. Foi colonizada a partir do sétimo século da nossa era por noruegueses, celtas e dinamarqueses. Sua cultura e língua são fortemente influenciadas por estes povos nórdicos.

A Islândia tem hoje cerca de 400 mil habitantes, dois terços dos quais vivem nos arredores da sua capital, Reikjavik. A cidade é o centro econômico e turístico do país, de onde parte a maioria dos passeios e excursões. O restante da população esta espalhada pela zona rural, vivendo em pequenas cidades espalhadas pelas zonas costeiras. O interior do país é praticamente desabitado, principalmente devido as altas montanhas e o clima severo durante o inverno.

Apesar de estar localizada a poucos quilômetros do Círculo Polar Ártico, a Islândia tem um clima ameno para a sua latitude, devido principalmente as águas quentes e temperadas da corrente do golfo que banha sua costa. Toda a costa do país pode ser acessada através de boas estradas. Um dos programas turísticos mais comuns é dar a volta na ilha em um percurso que pode durar de 5 a 10 dias.

Apesar de receber visitantes durante todo o ano, a melhor época para se visitar a Islândia é certamente o verão. Nesta época, os campos estão verdes, o clima é ameno e todas as estradas podem ser percorridas sem problemas. No inverno, apenas os atrativos mais próximos a capital são visitados pelas excursões. No entanto, a falta de mobilidade é compensada pelo espetáculo da Aurora Boreal, que pode ser visto com facilidade entre os meses de Outubro a Março.

A parte mais visitada do país é sua costa sul, desde a capital Reikijavik até os campos de gelo no sudeste. A Islândia é um país ainda em formação geológica, onde as forças da natureza estão ativas e presentes no dia a dia da população. Ela esta localizada sobre uma cordilheira submarina que divide o oceano Atlântico ao meio, bem no encontro entre duas placas tectônicas. Isto faz com que parte do seu território esteja no continente americano e parte no continente europeu. Na região que fica a nordeste da capital, as forças naturais que moldam a Islândia estão bem aparentes.

A região de Haukadalur é conhecida como um dos maiores campo de gêiseres do planeta. Os gêiseres são um fenômeno raro que acontece quando a água é elevada das profundezas da terra tanto por aquecimento, como por pressão. Nos campos de Haukadalur existem vários deles que jorram em diferentes períodos e alturas. Um dos mais regulares é o gêiser de Strokuer, que expele suas águas a cada 8 minutos a uma altura de até 20 metros.

Perto deste vale está o Parque Nacional de Thinkvellir. Aqui, a divisão da ilha é notória pois formou um imenso vale cercado de altos penhascos. Thinkvellir também é um lugar de grande importância histórica para os Islandeses. Aqui funcionou desde o ano 930 um parlamento a céu aberto, onde anualmente eram lidas as leis e realizados os principais julgamentos. Neste lugar também foi declarada em independência da Islândia em 1944.

Além dos movimentos tectônicos, a água é outro fator de transformação da Islândia. Ela esta presente em todos os cantos da Ilha, seja na forma de jatos de gás, campos de gelo ou de rios e quedas d´água. Existem várias cachoeiras de grande porte e uma das mais impressionantes é a de Gullfoss, onde o rio Hvita sofre uma queda de mais de 30 metros de altura. Outro lugar emblemático da Islândia é a lagoa Azul, perto da capital Reikjavik. Neste local afloram águas termais a grandes temperaturas, formando piscinas naturais por entre as rochas vulcânicas. Elementos químicos presentes na água a tornam extremamente azul e muito benéfica a saúde. Neste local foi instalado o Spa Lagoa Azul, onde todos os dias centenas de pessoas se reúnem para se divertir e para receber tratamentos terapêuticos.

A região onde está a Lago Azul chama-se Península de Reykjanes. Toda esta região ainda se encontra em constante atividade vulcânica, como se pode observar pelas inúmeras chaminés de vapor que encontramos pelo caminho. Aqui a terra está em constante ebulição. Em um lugar chamado Seltun, o calor aflora da terra na forma de lama borbulhante. Esta lama forma grandes piscinas escuras temperadas com elementos químicos. Um deles é o ácido sulfúrico que colore a superfície e deixa seu cheiro característico no ar.

Devido a sua formação vulcânica, a Islândia tem um solo fértil, coberto por uma grossa camada de cinzas. Por isto, por toda parte surgem fazendas cobertas de verde e cortadas por lindos rios e cachoeiras. As lindas paisagens, associadas as boas estradas fazem de qualquer viagem um passeio muito agradável. A ação dos elementos criaram na Islândia uma série de lindos lugares. Um deles esta perto da cidade de Vik e chama-se Dyrholaey. Estes penhascos esculpidos pelos ventos e pela chuva, oferecem uma vista impressionante. Eles também são o lar de várias espécies de aves, inclusive os coloridos e simpáticos Papagaios do Mar.

No extremo sudeste da Ilha, a água continuam sendo a atração principal, só que agora na forma de gelo. As montanhas desta região abrigam um enorme campo de gelo do qual descem centenas de glaciares. Alguns deles chegam bem perto da estrada e podem ser visitados com facilidade. Parte desta região é protegida pelo Parque Nacional de Skaftafell, um dos maiores do país. Aqui, um dos lugares mais visitados pelos turistas é o lago Jökulsárlón que se formou as margens de um imenso glaciar. Nas suas águas, ficam represados centenas de icebergs, como se fosse uma parque de esculturas de gelo. Um serviço local, permite navegar em entre eles e admirar toda a sua beleza.

A Islândia é assim. Um pequeno e belo pedaço de terra onde vive um povo simpático e hospitaleiro. Um lugar em constante transformação que nos ajudam a entender as forças que criaram o maravilhoso mundo em que vivemos. Para saber mais sobre a Islândia e como visitá-la, entre no site da GoldTrip e planeje suas próximas férias.

Peter Goldschmidt

  • Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip – www.goldtrip.com.br - Fone: (11) 4411-8254

Conheça nossos pacotes para Islândia.

  
  

Publicado por em