VIAJE COMIGO 76 | ISRAEL | COSTA DO MEDITERRÂNEO

Engana-se quem pensa que Israel é composto apenas por desertos e pelas colinas verdejantes da Galiléia.

  
  

Engana-se quem pensa que Israel é composto apenas por desertos e pelas colinas verdejantes da Galiléia. Uma boa parte da sua fronteira ocidental é composta por uma fértil planície banhada pelo quente e azulado mar Mediterrâneo. Esta faixa litorânea, que recebe constantes chuvas, foi povoada a mais de 4 mil anos e nela floresceram várias cidades, algumas das quais permanecem habitadas até hoje.

Existem vários destinos turísticos que valem a pena serem visitados na costa mediterrânea de Israel. O primeiro deles está no extremo norte, a poucos metros da fronteira com o Líbano. O lugar chama-se Rosh Hanikra. Neste recanto do país, o litoral é formando por íngremes encostas rochosas onde o mar escavou grandes cavernas e galerias. Para chegar até elas é preciso descer através de um bondinho e depois caminhar pelas passarelas que levam para dentro das cavernas. A cor da água, as rochas amareladas e o barulho das ondas entrando nas cavernas, aumentam ainda mais a beleza do lugar e a sensação de contato com a natureza.

Seguindo um pouco mais ao sul, encontramos a cidade de Acre (Akko em Árabe), um importante porto natural do norte do país. Habitada desde o século 16 a.c, a cidade foi durante a idade média a capital do reino cruzado de Jerusalém. É desta época a maioria de suas ruínas, especialmente da sua cidadela murada. Esta cidadela foi usada para vários fins, inclusive como prisão britânica no tempo da independência de Israel. Abaixo das antigas muralhas foi descoberta recentemente uma segunda cidade, construída pelos cavaleiros Cruzados Hospitalários e que foi preservada durante séculos pela areia e pela escuridão. Neste labirinto de altas paredes foram descobertos grandes salões, quartos para doentes, refeitório e até restos de uma igreja gótica. Um achado preciso que transporta o visitante direto para os tempos medievais.

Seguindo viagem em direção sul, em poucos quilômetros chegamos a grande cidade de Haifa, a terceira maior cidade de Israel e um dos principais portos do pais. A cidade repousa sobre as encostas do monte Carmelo e seu principal atrativo turístico é o centro mundial da fé Bahá´i que inclui centros administrativos, santuários e os impecáveis jardins que cercam todo o complexo. Outro lugar muito visitado é a igreja de Stella Maris, construída sobre a caverna de Elias nas bases do monte Carmelo.

Quem gosta de história e arqueologia não pode deixar de conhecer Cesárea Marítima, as ruínas de uma cidade construída pelo rei Herodes o Grande, em homenagem a César. Neste grandioso exemplo de arquitetura antiga, foram construídos palácios, templos e um grande hipódromo. Cesárea marítima chegou a ter mais de 120 mil habitantes e foi a principal base dos romanos na antiga Palestina. Um pouco ao norte da cidade, pode-se visitar um grande trecho preservado do aqueduto que trazia água desde o monte Carmelo até a cidade.
A cidade mais importante do litoral de Israel é certamente Tel Aviv, a segunda maior cidade do país e seu principal centro econômico. Ela foi fundada ha pouco mais de cem anos nas proximidades do antigo porto de Jaffa, e cresceu rapidamente. Hoje conta com mais de 400 mil habitantes e recebe anualmente milhares de turistas. Tel Aviv é praticamente plana e uma boa maneira de conhecê-la é caminhando por suas largas ruas ou alugando uma bicicleta. A cidade conta com uma rede com mais de 80 km de ciclovia que levam o visitante para todos os cantos da cidade e seus principais atrativos. Um dos lugares mais visitados é a antiga estação de trem Yafo, hoje transformada em um shopping a céu aberto e o mercado de Pulgas que se estende pelas ruas próximas. Outro lugar que não deve ser deixado par trás é a antiga cidade de Jaffa (Yafo), hoje, incorporada a Tel Aviv. Esta cidade com mais de 4 mil anos, foi construída sobre um promontório de 40 metros e oferece uma linda vista de toda a região. Jaffa é um porto natural e considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Foi visitado por personagem importante como o profeta Jonas e o Pedro apóstolo, e dominada por conquistadores como Napoleão e o imperador Assírio Senaqueribe. Hoje suas ruas revitalizadas foram conquistadas por mercados, cafés, restaurantes e lojas de artesanato. A parte alta e a parte baixa da antiga cidade são ligadas por um labirinto de vielas estreitas e antigas que valem a pena serem exploradas. Na parte baixa, junto ao porto, um moderno mercado oferece uma boa opção de parada para compras e alimentação.

A costa litorânea de Israel é um lugar de surpresas agradáveis. Esta pontilhada de lugares históricos, charmosos e de lindas paisagens. Sugiro conhecer com calma este destino e passar pelo menos um dia inteiro em Tel Aviv. Para saber mais sobre Israel e os destinos nesse lindo país, entre em contato com Gold Trip. Boa Viagem!
Peter Goldschmidt

  • Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip - www.goldtrip.com.br - Fone: (11) 4411-8254

FONTE: http://www.goldtrip.com.br/viaje-comigo-israel-mediterraneo

  
  

Publicado por em