VIAJE COMIGO 83 | HAVAÍ - MAUI

Das mais de trezentas ilhas que compõem o arquipélago do Havaí, a Ilha de Maui é a segunda em tamanho e população.

  
  

Havaí – Ilha de Maui

Das mais de trezentas ilhas que compõem o arquipélago do Havaí, a Ilha de Maui é a segunda em tamanho e população. São cerca de 140 mil habitantes e 1883 km². A ilha foi formada durante milhares de anos pela erupção de dois grandes vulcões, ambos extintos a séculos. Maui é conhecida pela sua beleza natural, especialmente por suas praias de areias douradas, ótimas para o mergulho e para a prática do surf.

Há quem pense que as ilhas do Havaí são todas iguais. Não poderia haver engano maior. As quatro principais ilhas deste arquipélago revelam paisagens distintas, com fauna e flora únicas. Maui, por exemplo, têm uma paisagem composta por altas montanhas, vales íngremes e muito verde. Seu litoral intercala trechos rochosos, com altos penhascos e praias de areia dourada. A costa oeste da ilha é mais úmida e é recortada por cânions. A parte leste, onde estão as melhores praias, é mais quente e ensolarada. Os principais hotéis estão localizados na costa sudoeste, conhecida como Makena e também na costa noroeste batizada de Kaanapali. Nestes lugares existem hotéis e resorts de várias categorias com muitas atividades a beira mar. Um lugar muito visitado é o porto de Maalaea, onde está o oceanário de Maui. Nele é possível mergulhar nas águas do Havaí sem molhar os pés. Em seus tanques estão expostos animais raros que habitam as águas do Pacífico. No gigantesco tanque principal, onde é possível andar por um túnel de vidro, é fácil chegar pertinho de arraias, tubarões e outros grandes animais da região. Por aqui, não é muito difícil encontrar grande animais. As águas quentes e tranqüilas no leste da ilha são um dos lugares preferidos das baleias corcundas, também conhecidas como Jubarte. Todos os anos, centenas delas descem do Ártico para se reproduzir e amamentar seus filhotes nestas águas. Entre os meses de Dezembro e Maio, partem do porto de Maalaea dezenas de embarcações com o objetivo de levar os turistas e estudiosos mais pertos destes gigantes marinhos. Não é difícil observá-las, pois elas se espalham por toda a costa.

As cidades de Maui são pequenas e o principal centro turístico da ilha é a vila de Lahaina, no litoral noroeste. Aqui se reúnem todos os dias milhares de pessoas que circulam pelas muitas lojas, restaurantes e galerias de arte. A avenida a beira mar é um ótimo lugar para se passar o final de tarde, fazer compras e encontrar com os amigos. Ali perto, todos os dias, acontece uma festa bem típica do Havaí, o Lual. Nesta celebração ao ar livre, são apresentadas antigas músicas e danças trazidas pelos seus ancestrais polinésios. O show é dividido em várias partes, cada uma apresentando os costumes de uma ilha Polinésia. Enquanto você assiste às apresentações, pode provar dos pratos típicos de cada região. Uma delícia!

Um dos lugares mais visitados da ilha é o vulcão Haleakala, o ponto mais alto de Maui. A estrada que nos leva até o cume começa ao nível do mar e sobe até 3 mil metros de altura. A viagem demora cerca de 2 horas e é cercada de lindas paisagens. No topo, existem alguns mirantes que permitem observar toda ilha, e principalmente, a extinta cratera do vulcão. Ela é, na verdade, composta por várias crateras menores e esta recoberta por coloridos minerais expelidos a milhares de anos do centro da terra.
Outro passeio muito popular na lha é percorrer de carro a Hana Highway. Esta estrada liga a cidade de Kahului à baía de Hana e é conhecida pela sua beleza. Seus pouco mais de 100 quilômetros, atravessam cânions e muitos vales. Por ser mais úmida, esta parte da ilha é recoberta por uma floresta tropical e é pontilhada de cachoeiras. A estrada é conhecida por suas curvas, são mais de 360 e também pelas pontes de mão única. Um passeio imperdível!

A ilha de Maui, com suas praias de areia dourada, baleias, vulcões e estradas sinuosas fazem dela um dos destinos preferidos de quem visita o Havaí. Se escolher visitá-la, recomendo alugar um carro e conhecer todos os seus encantos. Valem a pena! Sugiro ficar de 2 a 4 dias inteiros na ilha, o mínimo necessário para conhecê-la e desfrutar de seus atrativos. Só assim você vai comprovar a fama de Maui, como um dos lugares mais lindos do Havaí.
Peter Goldschmidt
Para saber mais entre em contato conosco através do site da Gold Trip – www.goldtrip.com.br

  • Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip - www.goldtrip.com.br - Fone: (11) 4411-8254

Conheça nossos pacotes para o Havaí!

  
  

Publicado por em