VIAJE COMIGO 87 | EQUADOR - QUITO

Quito, a capital do Equador, uma centenária dama que está assentada a quase três mil metros, sobre a cordilheira dos Andes.

  
  

Quito - A dama do Equador

Chegamos bem no dia em que esta bela senhora completava mais um aniversário. Neste dia, 06 de dezembro, ela comemorava quase cinco séculos do seu nascimento, em 1534. Todos estavam na rua para festejá-la, empunhando bandeiras e batendo palmas para o desfile que acontecia na avenida principal. Esta senhora é Quito, a capital do Equador, uma centenária dama que está assentada a quase três mil metros, sobre a cordilheira dos Andes. Mas esta dama, como muitas mulheres, também esconde a sua idade. Na verdade, ela é mais antiga do que anuncia. O vale onde foi construída, já era habitado muito antes de sua fundação oficial. Segundo os arqueólogos, vários milênios antes. A sua história se confunde com a história do país e com a do próprio continente americano. Quito, apesar de idosa, é vaidosa e muito bem conservada para a sua idade. O seu centro histórico, repleto de palácios, igrejas e casas coloniais, ocupa uma área de quase 4 km². Ele é o maior, mais importante e mais bem preservado completo arquitetônico colonial do continente, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Um orgulho para os quitenhos e para o povo equatoriano.
A cidade foi construída sobre um vale, em um ponto onde a cordilheira dos Andes se divide em duas. Este lugar chama-se Avenida dos Vulcões, pois é literalmente rodeada por eles. A própria Quito é cercada de quatro vulcões, sendo o mais próximo o vulcão Pechincha. Um lindo passeio é subir por suas encostas a bordo de um teleférico, que chega a incríveis 4.050 metros de altura. Do seu topo, é possível observar não só a cidade, mas todas as montanhas e vales que compõem a sua linda paisagem. Outro vulcão importante está um pouco mais distante, a cerca de 90 km da cidade. É o vulcão Cotopaxi, que na língua indígena quer dizer: Pescoço da Lua. O Cotapaxi é um cone perfeito, coberto de neve e glaciares que escorrem por suas encostas. É considerado a segunda maior montanha do país, com 5.897 metros de altura. Seu entorno é protegido por um parque nacional, e é um dos lugares mais visitados pelo turismo no Equador.

Outro passeio interessante é visitar o lugar batizado como Meio do Mundo, localizado a 30 km do centro da cidade. Este complexo turístico marca o local onde passa a Equador, a linha imaginária que divide o mundo em dois hemisférios, norte e sul. Esta linha foi a razão para a escolha do nome do país, República do Equador. No local há um museu, restaurantes, lojas, e é claro, a linha do Equador pintada no chão, para que todos os turistas possam tirar uma foto com um pé no hemisfério norte e outro no sul.

Quito recebe muito bem seus visitantes, que encontram várias passeios tanto na cidade, como em seus arredores. Para quem dispõem de mais dias, uma boa opção é visitar a região de Otavalo, a cerca de 100 km ao norte. No caminho, as excursões costumam fazer várias paradas para conhecer pequenas vilas e mirantes com vistas de tirar o fôlego. Otavalo é a principal cidade de uma das etnias mais importantes do país. Os Otavalenhos são conhecidos por serem bons comerciantes e principalmente, pela feira de artesanato que acontece todos os dias na praça principal da cidade. Ali se encontra um pouco tudo, de cerâmica a tapetes de pele de lhama. De camisetas turísticas a finos vasos entalhados em madeira. A regra aqui é pechinchar e conseguir o que você deseja pelo melhor preço.

Quito é assim, uma delicada senhora que recebe muito bem quem a visita. Todos que chegam são acolhidos com um clima agradável que pouco varia durante o ano. A temperatura está sempre próxima aos 20°C, e suas estações se resumem a chuvosa e seca. Talvez isto explique seus muitos parques, sempre verdes e cheios de gente. Se você pretende visitar este país, recomendo ficar de 2 a 3 dias em Quito, antes de seguir para outros destinos como Cuenca ou as ilhas Galápagos. Para saber mais, assista ao vídeo e descubra mais sobre Quito e também sobre Guayaquil, a maior cidade do Equador. Tenho certeza de que você vai gostar. Boa viagem!
Peter Goldschmidt

  • Peter é membro da Família Goldschmidt que desde 1999 viaja pelo mundo descobrindo e divulgando novos roteiros turísticos. É também diretor da agência de turismo Gold Trip - www.goldtrip.com.br - Fone: (11) 4411-8254

Conheça nossos pacotes para o Equador!

  
  

Publicado por em