Artesões de Carrapicho

Hoje atravessamos o rio São Francisco e fomos conhecer a cidade de Carrapicho. Na verdade, desde que o local se emancipou, o nome da cidade virou Santana do São Francisco, mas todos, inclusive a população, continua chamando-a de Carrapicho. Acho que é mai

  
  

Hoje atravessamos o rio São Francisco e fomos conhecer a cidade de Carrapicho. Na verdade, desde que o local se emancipou, o nome da cidade virou Santana do São Francisco, mas todos, inclusive a população, continua chamando-a de Carrapicho. Acho que é mais simpático.

A economia local é quase que totalmente movimentada pela produção e comércio de artesanato feito em barro. São dezenas de oficinas escondidas em casas caindo aos pedaços, produzindo lindas peças a todo vapor.

Visitei uma delas onde trabalham 10 artesãos da mesma família. Cada um faz um tipo de arte. Um faz enormes jarros usando um torno primitivo movido “a pé”. Outro faz bonecos com pés gigantescos e desproporcionais (talvez inspirado nós pés do primo que movem o torno). Outro molda as decorações e as aplica nos vasos e panelas. Tudo numa zona total.

A Ingrid se animou e pediu para os artesãos um pouco de barro para poder fazer algumas pecinhas em casa. Ganhou quase 3 quilos de massa. Vamos ver no que dá!

O que me impressionou além da beleza das peças foi o preço baixíssimo. Uma panela ricamente decorada e pintada, sai por menos de 8 reais. É lógico que estou levando algumas lembranças, apesar de não saber como elas estarão depois de mais um ano de viagem.

Por falar nisto, faltam apenas 12 meses para voltarmos para casa. Quase nada né?

  
  

Publicado por em

Cristiane

Cristiane

04/11/2011 14:30:50
Eu acho muito bonitos os artesanatos de carapicho gostaria que tivese mais imagens dos artesanatos e da cidade

ANALU FELICIANO

ANALU FELICIANO

24/04/2011 13:18:59
FAVOR DIVULGAS MAIS FOTOS DO TRABALHO ARTESANAL; CAQUEIROS VASOS,E PANELAS DE BARRO.

Zequinha

Zequinha

07/09/2010 10:37:30
essa é minha cidade da qual mim orgulho, sei que falta muita coisa para melhorar e receber-mos os turistas com mas zelo e satisfação, a nossa cidade não oferece ainda restaurantes e pousada de qualidade mas vamos melhorar, voltem sempre e nos ajude a melhorar a nossa cidade obrigado, e parabéns.