Caldas do Jorro

Saímos de Camaçari para uma viagem de dois dias até Paulo Afonso, no extremo norte da Bahia. Dormimos a primeira noite em uma cidade encravada em um oásis no meio do seco sertão baiano, chamada Caldas do Jorro. Vou contar a história do lug

  
  

Saímos de Camaçari para uma viagem de dois dias até Paulo Afonso, no extremo norte da Bahia.

Dormimos a primeira noite em uma cidade encravada em um oásis no meio do seco sertão baiano, chamada Caldas do Jorro.

Vou contar a história do lugar: há 50 anos a Petrobrás esteve por aqui e perfurou alguns poços a procura de petróleo. Ao invés do óleo, ela achou foi um bolsão de águas quentes há 1.800 metros de profundidade.

A água jorrou abundante em meio a então Fazenda dos Macacos. Devidamente canalizada, a água brotando a 48° começou a atrair turistas e dentro de pouco tempo o distrito de Caldas do Jorro se formou.

Hoje as águas continuam saindo da terra, na mesma quantidade, na mesma temperatura e com valor medicinal comprovado.

Na praça central, nativos e turistas se reúnem todas as tardes para um banho termal que se estende até quase meia noite.

Alguns hotéis locais, como o Pousada do Jorro, também recebem a água por tubulação para poderem oferecer banhos termais um pouco mais reservados.

Nós fomos nestes da foto que se parece com uma gruta.
Dormimos no pátio da Administração local, um local protegido por guardas e cedido graças ao administrador José Carlos e seu filho Uelinton.

Obrigado pelo excelente pouso, um dia eu volto.

  
  

Publicado por em

Dermival dos santos

Dermival dos santos

29/10/2011 20:56:14
caldas do jorro,é e será sempre minha parada obrigatória,qd vou passear em ribeira do pombal,minha terra natal,qd eu era criança ja ir passear no jorro,tomar banho a noite com os amigos,é uma lembrança que eu nunca vou esquecer!recomendo a todos,quem não foi la,faça de tudo para ir!é muito lindo!

Adriana

Adriana

17/04/2011 20:52:12
muito massa essa cidade............. tomei muito banho nas agua do jorro.....

Gilmaby

Gilmaby

12/03/2011 17:22:35
maravihloso, um dia eu vou.

Família Goldschmidt

Família Goldschmidt

Não irá se arrepender!
Joilma almeida de souza

Joilma almeida de souza

06/01/2011 13:05:10
acho linda e marvilhosa uma coisa incrivel sou sus peita para falar pois morei ai quase minha vida inteira beijos joilma