Castelo de Rio Tinto

Ontem eu falei um pouco sobre a história da cidade. O que não falei é que visitei o famoso palacete de Rio Tinto. Uma visita rara, pois nos últimos 50 anos ele só foi aberto para visitantes duas vezes, e a segunda foi ontem. É um lugar int

  
  

Ontem eu falei um pouco sobre a história da cidade. O que não falei é que visitei o famoso palacete de Rio Tinto.

Uma visita rara, pois nos últimos 50 anos ele só foi aberto para visitantes duas vezes, e a segunda foi ontem.

É um lugar interessante, além de muito bonito. Não sei por qual razão (talvez economia) os proprietários da fábrica construíram o palacete usando as mesmas técnicas e matérias que no resto das construções, ou seja, os famosos tijolinhos.

Por dentro, no entanto, as coisas mudam. Lustres em madeira trabalhada, grades ricamente ornamentadas, escadas em mármore e enormes quartos com vistas para os 4 cantos do município. Fantástico!

Na cozinha tinha até uma geladeira rústica (quando ele foi construído ainda não havia este bem de consumo) e na piscina, um sistema artesanal de tratamento da água e aquecimento.

O único detalhe triste é que este imenso patrimônio está abandonado e fechado aos olhos do público.

Daria um ótimo centro de artes e exposições, ou até um conservatório ou algo do gênero.

Outra visita marcante foi a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, uma igreja simples com quase 300 anos.

Ela fica em um bairro chamado Montemor, e apesar de não estar muito bem cuidada, não deixa de revelar a beleza da sua simplicidade.

O cruzeiro em frente à igreja dá o toque ideal para uma boa foto.

Confiram!

  
  

Publicado por em

Joao paulo soares

Joao paulo soares

18/12/2010 18:25:29
sim,sim apesar de também morar aqui na cidade de RIO TINTO,acho tudo isso verdade..mas agora o palacete esta aberto,onde agora funciona uma escola.com quase tudo preservado,eles nao conceguem ainda fazer nada para que este monumento tao genuino de RIO TINTO seja preservado.Deveriam restaurar todo canto daquele palacete.
obrigado por vizitar a nossa cidade e venha mais vezes!!!